Ebook Guia do Negócio Online:

Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais Usando Vídeos

Compartilhe

Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

O vídeo não é o futuro do marketing de conteúdo: é o presente! As mudanças no consumo de informações na internet já estão acontecendo. As pessoas estão assistindo mais vídeos na internet, do que consumindo qualquer outro tipo de informação. O vídeo é o formato que mais gera engajamento nos conteúdos postados atualmente. Criar vídeos para aumentar o engajamento no Facebook, Instagram e outras redes sociais se tornou praticamente uma obrigação em qualquer estratégia de Marketing Digital.

Se você achou essa introdução um pouco exagerada, deixa eu te apresentar alguns dados:

Estatísticas Sobre Vídeos na Internet

  • O Youtube prevê que o consumo de vídeo na web vai ultrapassar a TV até 2020.
  • Segundo um relatório da Cisco, 82% do tráfego de dados no mundo será no formato de vídeo em 2021. De acordo com o mesmo estudo, a cada segundo um milhão de minutos de conteúdo em vídeo circulará pela internet em 2021. Fazendo as contas, uma única pessoa levaria mais de 5 milhões de anos para assistir todo o conteúdo em vídeo trafegado na rede em cada mês.
  • O Twitter constatou que os conteúdos em vídeo geram mais do que o dobro de engajamento dos tweets apenas com textos ou imagens.
  • A Buzzsumo comprovou que conteúdos em vídeo geram mais engajamento do que outros posts apenas com textos, imagens e links no Facebook. Por este mesmo motivo, o Facebook está dando cada vez mais destaque e relevância para os conteúdos em vídeo.
    Vídeos Geram Mais Engajamento
  • A maioria das pessoas prefere conteúdos audiovisuais do que textos. A PageWiz revelou que 60% das pessoas, quando encontram um vídeo em uma página da internet, clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra.
  • 85% das pessoas que assistem vídeos explicativos sobre um produto ficam mais propensas a comprarem o produto, de acordo com a Media Button.

Top Ferramentas Online Para Vídeos

“Eu tenho vergonha de aparecer nos meus vídeos.”

“Eu não sei nada sobre criação de vídeos, ferramentas de edição e essas coisas.”

Essas desculpas não funcionam mais!

Hoje em dia existe uma boa quantidade de ferramentas grátis para você criar vídeos com muita facilidade, sem necessariamente ter que expor a sua imagem.

Você não precisa ter conhecimentos técnicos para usar a maioria das ferramentas de criação de vídeos disponíveis na internet. Com elas você será capaz de criar vídeos com qualidade profissional.

Segue abaixo as descrições de alguns serviços online para criação de vídeos que eu tenho usado.

Lumen5 – Crie Vídeos Para Aumentar o Engajamento Nas Redes Sociais

Aumentar o Engajamento com Vídeos

O Lumen5 permite você criar um vídeo do tipo “apresentação”, como um slideshow.

Para você criar um vídeo, você adiciona textos, define as imagens e vídeos de fundo em cada “slide”, insere a trilha sonora e personaliza o vídeo com a sua logo.

Se você não quiser usar as imagens e vídeos grátis da biblioteca de mídia do Lumen5, você pode fazer upload de outras imagens e vídeos da sua escolha para utilizar no conteúdo.

Um recurso muito legal é poder transformar rapidamente uma página do seu blog em vídeo. No Lumen5 você tem a opção de informar uma URL do seu site, para ele automaticamente criar um projeto usando os textos da sua página.

Quando o Lumen5 cria o vídeo automaticamente, são inseridas no projeto algumas imagens aleatórias que dificilmente você irá querer no seu vídeo final. Isso não chega a ser um problema, pois você poderá alterar facilmente tanto as imagens usadas, quanto os textos que ele importou automaticamente.

Quando o seu vídeo estiver pronto, você terá a opção de publicá-lo diretamente no facebook ou baixá-lo para o seu computador (e publicar no Youtube, LinkedIn, Instagram etc.)

O Lumen5 é um serviço que oferece uma versão GRÁTIS – Não é trial, é versão grátis mesmo!

Prós

  • Muito intuitivo. É bem fácil criar vídeos com essa ferramenta.
  • Excelente funcionalidade para importação de textos do seu blog.
  • Você pode criar e exportar vídeos em quantidade ilimitada.
  • Oferece milhões de fotos, vídeos e trilhas sonoras em sua biblioteca.
  • Permite upload de imagens e vídeos do seu computador.
  • Personalização do seu vídeo com a sua logomarca.

Contras

  • Na versão grátis os vídeos são exportados na resolução de 480p SD
  • Logo Lumen5 é apresentado na cena final de créditos

A versão paga custa US$ 49 por mês. Essa versão remove a logo Lumen5 do final do seu vídeo e permite a criação de vídeos com resolução de até 1080p HD.

Veja, como referência, o vídeo de divulgação do artigo  Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos criado no Lumen5.

Rocketium – Recursos Mais Avançados

Criar Vídeos para Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

O Rocketium segue a mesma linha do Lumen5, criando vídeos quadro a quadro, com inserção de textos, imagens e vídeos de fundo.

Porém, ele oferece alguns recursos mais avançados do que o Lumen5, como:

  • Opção de aplicar efeito nos textos, vídeos e imagens.
  • Alterar o ponto inicial e final dos vídeos de fundo usados no projeto.
  • Possibilidade de inserir locução em cada quadro.

Usando o editor do Rocketium no navegador, você pode criar vídeos em três passos simples.

  1. Adicione o conteúdo e as legendas. Selecione imagens e vídeos livres de direitos autorais da galeria disponível na ferramenta ou carregue as suas próprias imagens e vídeos.
  2. Escolha um tema. Você pode escolher dentre os temas pré-prontos ou construir o seu próprio.
  3. Personalize seu vídeo com filtros, animações, fontes e mais.

Um excelente recurso do Rocketium é que você pode publicar seus vídeos em diferentes formatos (retrato, paisagem e quadrado) e ele irá automaticamente redimensionar suas legendas! Você não precisará ajeitar os textos, ele irá entregar o vídeo funcionando perfeitamente.

Com a versão gratuita, você poderá criar até 10 vídeos por mês e os seus projetos apresentarão a logo do Rocketium.

Adobe Spark – Vídeos Sofisticados Criados Com Facilidade

Aumentar o Engajamento no Facebook com Vídeos

Com o Adobe Spark, você pode criar vídeos animados e sofisticados em minutos.

Como usar:

  1. No editor do Adobe Spark, você pode escolher entre as opções criar imagens, histórias online e vídeos. Escolha vídeos para começar o seu projeto de vídeo.
  2. Você pode escolher um template ou começar seu vídeo do zero. As duas formas são bem intuitivas.
  3. Para a criação dos vídeos, você pode inserir ícones, fotos e as músicas da biblioteca de mídia. Para adicionar vídeos ao seu projeto, você precisará fazer upload dos arquivos do seu computador. Se precisar, baixe vídeos grátis de outros sites, como Pixabay, e faça o upload para o seu projeto.

O Adobe Spark oferece uma versão gratuita e nela você poderá criar quantos vídeos quiser. Porém nessa versão os seus vídeos terão uma marca d’água e a logo da Adobe Spark na parte final do vídeo.

Veja, como referência, o vídeo de divulgação deste post que eu criei no Adobe Spark:

Biteable – Recursos Para Atrair Atenção e Aumentar o Engajamento

Aumentar o Engajamento no Facebook

Biteable é um serviço bem simples de usar. De um modo geral, ele funciona como os outros listados acima: você escolhe o template de cada quadro do seu vídeo, insere os textos e define uma trilha sonora.

Mas o Biteable oferece uns recursos bem legais. Nele você tem a opção de escolher efeitos visuais e animações para os textos apresentados no vídeo, que destacam bastante o seu conteúdo. Na minha opinião os efeitos são um bom diferencial desta ferramenta em relação às demais listadas aqui.

A sua versão gratuita tem alguns contras significativos: a marca d’água e a logo no vídeo não são nada discretas e a biblioteca de mídia é bem reduzida, não oferecendo muita variedade de fotos e vídeos. Já a sua versão paga (US$ 99 por ano) oferece o máximo de recursos.

Veja, como referência, o vídeo abaixo que eu criei no Biteable:

Alguns Dados Para Melhorar o Engajamento nos Vídeos

Agora que você já se convenceu sobre a importância dos vídeos e que está com a faca e o queijo na mão para criar seu vídeos, vou te apresentar algumas dicas extras sobre produção de vídeos que aumentam o engajamento nas redes sociais.

Qual a melhor duração para um vídeo?

De acordo com a Buzzsumo, no Facebook os vídeos que possuem entre 60 e 90 segundos geram mais interação em média do que os demais. Em segundo lugar aparecem os vídeos com até 120 segundos e em terceiro lugar os vídeos com até 60 segundos.Aumentar o Engajamento no Facebook

A Hubspot realizou um estudo, em que levantou dados dos seus próprios vídeos e os de outras pesquisas realizadas, e identificou os tempos dos vídeos com mais engajamento:

  • Instagram – 30 segundos
  • Twitter – 45 segundos
  • Facebook – 1 minuto (mesmo tempo identificado pela Buzzsumo)
  • Youtube – 2 minutos

Como reter as pessoas que assistem os seus vídeos no Facebook?

De acordo com o Facebook, 65% das pessoas que assistem os primeiros 3 segundos do vídeo vai ver assistir pelo menos 10 segundos. E apenas 45% vai continuar assistindo por 30 segundos. É é fundamental que o seu vídeo conecte com a sua audiência e capture a sua atenção logo.

Outros dados a serem considerados para aumentar as visualizações nos seus vídeos

  • O Buzzsumo analisou os 10.000 vídeos mais envolventes do Facebook entre junho de 2016 e junho de 2017 e descobriu que, para esses vídeos de alto desempenho, o texto de introdução tinha em média 84 caracteres.
  • 90% dos vídeos com melhores desempenho no Youtube têm miniaturas personalizadas.
  • Faça o upload dos seus vídeos dentro do Facebook. Quando você posta links do YouTube, por exemplo, o Facebook entende que se trata apenas de um link e não um vídeo. Isso faz com que o seu vídeo tenha um alcance ainda mais baixo, já que você está “induzindo” as pessoas a saírem do Facebook, mesmo sem querer.

Conclusão

Publicar vídeos é fundamental para você atrair mais pessoas para o seu negócio.

Use as ferramentas que você conheceu neste artigo para criar seus vídeos com agilidade e qualidade. Faça testes em cada ferramenta (todas oferecem versões gratuitas) e veja qual é a melhor para você.

Não limite a sua criação ao uso de vídeos e imagens disponíveis nas bibliotecas de mídia das ferramentas. No artigo Bancos de Imagens e Fotos Grátis, eu indiquei vários sites que oferecem imagens profissionais (e vídeos também) que você poderá baixar para usar na produção dos seus vídeos.

E não se esqueça: durante a produção do seu vídeo, tenha em mente os dados sobre os vídeos com melhores desempenhos divulgados neste artigo.








GOSTOU DESTE ARTIGO?
Então inscreva-se para receber dicas e artigos do Marketing Objetivo no seu email! Ao se inscrever, você receberá o link para download grátis do Ebook Guia do Negócio Online. Nele eu explico passo a passo como criar um negócio lucrativo na internet.

Seu email estará seguro! Você não receberá spams e poderá cancelar o seu cadastro a qualquer momento.

 

Resumo
Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais Usando Vídeos
Artigo
Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais Usando Vídeos
Descrição
Veja como aumentar o engajamento nas redes sociais usando dicas e insights revelados pelo Facebook, Youtube, Twitter, Hubspot, Buzzsumo...
Autor
Editor
Marketing Objetivo
Logo do Editor
Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais Usando Vídeos
4.9 (98.18%) 11 votes

Artigos Relacionados

Bancos de Imagens e Fotos Grátis Lista dos melhores bancos de imagens e de fotos grátis. Faça dowload grátis de fotos em alta resolução para fim pessoal ou comercial.
Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos Veja como aumentar as visitas do seu blog em 3 passos. Conheça os 3 passos usados em um blog que recebe mais de 150 mil visitas únicas por mês!!
SEO em 2018: conheça as 10 Principais Tendências Conheça 10 principais tendências em SEO para 2018. Saia na frente dos seus concorrentes, usando as melhores táticas de SEO em 2018!

Compartilhe

3 Resultados

  1. Felipe Cerrado disse:

    Eu sugiro acrescentar outros dois serviços à lista. Powtown (https://www.powtoon.com/) e o Animaker (https://www.animaker.co/). Ótimo blog, parabéns pelo trabalho.

    • Olá Felipe, eu conheço estes dois sites, porém eu não listei eles no artigo porque eu não costumo usá-los e quis recomendar apenas aqueles com os quais estou familiarizado. Acredito que os dois são as melhores ferramentas para quem quer criar animações e tutoriais usando recursos gráficos mais avançados ou no estilo cartoon. Fica a dica, pessoal! Felipe, muito obrigado por enviar as suas sugestões.

  1. 27 de novembro de 2017

    […] frente das câmeras? Isso não deveria ser um problema. Neste artigo eu apresento algumas excelentes ferramentas para você criar vídeos rapidamente, de forma profissional e sem precisar estrelar nas suas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *