Backlinks: Criando Uma Máquina de Tráfego Para o Seu Site

Guia Completo Sobre Backlinks

Os backlinks são fatores que influenciam demais no posicionamento de um site no Google. Quanto mais backlinks um site recebe, maiores são as suas chances de rankear nas primeiras posições dos motores de buscas e receber mais visitas.

Quanto mais tráfego o seu site receber, mais negócios poderão ser gerados a partir dele.

No final das contas, esse é o seu objetivo, certo?

Por isso, conquistar backlinks de qualidade é uma estratégia fundamental de SEO Off Page.

Neste guia completo você vai aprender tudo sobre Backlinks e como montar uma poderosa “máquina de tráfego” para o seu site.

O que você vai ver neste post?

O Que São Backlinks?

Os backlinks são links de outros sites que apontam para uma página do seu site.

Como Funcionam os Backlinks

Os backlinks servem para expandir o conhecimento do leitor, oferecendo mais informações sobre o assunto da página de origem, ou servem como simples indicações externas sobre algo que foi mencionado no conteúdo.

Para ambos os casos, esses links acabam gerando mais tráfego de qualidade para o blog de destino, afinal direcionam pessoas interessadas em entender melhor sobre o assunto abordado no site “linkado”.

Por isso, quando um site publica um link para outro site, os algoritmos dos buscadores entendem que o primeiro site considera o conteúdo do segundo como uma boa referência ou um bom complemento para o seu conteúdo.

Através dessa indicação entre sites, os buscadores conseguem identificar quais sites têm mais relevância e autoridade para determinados assuntos na internet.

Por exemplo, muitos sites relacionados ao tema “Marketing Digital” apontam links para o site NeilPatel.Com. Esse fato informa ao Google que o site do Neil Patel é uma ótima referência sobre o assunto.

Backlinks: Criando Uma Máquina de Tráfego Para o Seu Site

Embora o conceito dos Backlinks seja simples, uma boa estratégia de Link Building requer alguns cuidados, para não ter um efeito reverso.

Se você sair espalhando links para o seu site sem critérios, por exemplo, é muito provável que o seu site seja penalizado pelos mecanismos de busca, como o Google, e perca posições nos resultados de pesquisa.

Então, para que você possa ter os melhores resultados possíveis com backlinks, me acompanhe neste super artigo e aprenda os seguintes pontos:

  • O que são backlinks?
  • Por que os backlinks são tão importantes para uma estratégia de SEO?
  • O que é Link Building?
  • O que é um backlink de qualidade?
  • Como conquistar backlinks de qualidade
  • Ferramentas para conseguir Backlinks
  • Comprar backlinks vale a pena?
  • O que são e como rejeitar backlinks tóxicos?

Por Que os Backlinks São Tão Importantes Para SEO e Link Building?

Assim como o seu site têm links para sites externos, existem outros sites que apontam links para o seu site.

Os links, que trazem leitores para o seu site, são conhecidos como backlinks.

Eles são fundamentais para SEO (Search Engine  Optimization), que são técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores.

O SEO pode ser dividido em dois:

  1. SEO On Page – técnicas utilizadas no seu site para ajustá-lo melhor aos motores de buscas;
  2. SEO Off Page -técnicas utilizadas fora do seu site e que influenciam na forma como os buscadores percebem a relevância do seu site e a qualidade dos seus conteúdos.

No SEO Off Page a técnica mais importante é o Link Building.

Mais Backlinks, Melhores Posições no Google

O Que é Link Building?

Link Building é a tática para se adquirir links de outros sites.

O objetivo do Link building é aumentar a quantidade e a qualidade de links de entrada para uma página da Web e, consequentemente, melhorar o posicionamento dessa página nos resultados dos motores de buscas, como o Google.

Quanto mais backlinks de qualidade um site recebe, melhor se torna a sua classificação pelo Google.

Quanto melhor um site for classificado, melhores serão as suas posições nos resultados de buscas pelas suas palavras-chave.

Relação entre Backlinks e posições no Google

O gráfico acima é de um estudo realizado pela Backlinko e mostra a posição dos sites no Google e a quantidade de backlinks de domínios diferentes que ele recebe.

Backlinks são muito importantes para SEO, pois quanto melhor for a posição do seu site no Google, mais tráfego ele receberá.

O que é um Backlink de Qualidade?

Aqui não tem muito mistério…

Você prefere que o seu site receba links da Globo.com ou do site de um cara qualquer?

Pois então, o Google pensa da mesma forma que você…

Esse conceito tem um nome: “Domain Authority” (Autoridade de Domínio). Basicamente, quanto mais autoridade um site tem, mais autoridade ele “passa” para o seu site através de backlinks.

Backlinks de Qualidade vêm de Sites com Domain Authority Alta

Domain Authority

Sites com bastante autoridade e boas reputações são ótimos para a sua estratégia de Link Building, já que transmitem autoridade e confiança para o seu site.

Se você conseguir backlinks destes sites, estará mostrando ao Google que o seu trabalho tem sido bem feito.

Vamos a um exemplo.

Imagine que você escreveu um artigo sobre Marketing Digital.

Pense que, após algum tempo, o seu artigo recebe backlinks de sites como Backlinko ou Resultados Digitais, que são empresas com bastante autoridade e ótimas reputações no assunto “Marketing Online”.

Neste caso, o algoritmo do Google passaria a classificar o seu conteúdo de Marketing Digital muito melhor do que se não recebesse nenhum backlink ou, ainda, se recebesse backlinks de sites com reputações duvidosas.

Como saber o nível de autoridade e confiança dos sites?

Felizmente a autoridade dos sites pode ser medida!

Empresas como a Moz e a Majestic permitem você consultar de graça métricas de autoridade e confiança dos sites.

Quanto melhor forem as métricas de autoridade dos sites que linkam para o seu site, melhor será a classificação do seu site nos buscadores.

Consultar Domain Authority na Moz.com

Backlinks Relevantes Sobre o Tema do Seu Site

Backlinks de Sites de Mesmo Nicho Passam Mais Autoridade

Ainda usando o exemplo anterior do artigo sobre Marketing Digital, imagine que, em vez de receber backlinks de sites com autoridade em Marketing, ele recebesse links de sites como Webmotors ou ZAP.

Todo mundo sabe que esses dois sites são de extrema autoridade e confiança em suas “áreas” (automóveis e imóveis).

No entanto, esses sites não tratam sobre assuntos relacionados a Marketing Digital, ou seja, não são do mesmo nicho do seu negócio.

Veja bem, receber backlinks de sites tão importantes como esses seria ótimo e melhoraria a classificação do seu site.

Porém, o ideal é que o seu site receba uma quantidade maior de backlinks de sites que tratem de assuntos relacionados ao tema do seu site. Eles terão um peso maior para o Google classificar o seu site como especialista no assunto que você deseja.

Textos-Âncora

Uma  formas de acelerar o ganho de relevância para o seu site em um determinado tema é recebendo backlinks com textos-âncoras compostos por palavras-chaves importantes para o seu negócio.

Um link tem a seguinte estrutura no código-fonte das páginas:

<a href=”https://marketingobjetivo.com.br/”> Conteúdo Sobre Marketing Digital </a>

O texto-âncora é o texto que ficam entre as tags <a> e </a>, ou seja, é a parte visível do seu link no browser.

No exemplo acima, o texto âncora é Conteúdo Sobre Marketing Digital.

textos-ancora

Quando o seu site recebe um backlink em que o texto âncora contém palavras chave importantes para o seu negócio, este backlink está “informando” ao Google que a sua página deve receber relevância para aquela palavra-chave.

Cuidados Com Textos-Âncoras Repetidos Muitas Vezes

Monitore os  textos-âncoras usados nos backlinks do seu site, para que não haja uma repetição excessiva de palavras-chaves iguais.

O Google tem um algoritmo que detecta os sites que utilizam técnicas não permitidas (black hat) para melhorarem suas posições nos resultados de buscas.

Uma dessas técnicas é o aumento “não-natural” de backlinks que utilizam textos-âncoras iguais, para que o site rankeie no Google para uma determinada palavra-chave.

Google Penguin

Um vez que o Google detecte técnicas de black hat, um site pode ser punido, perdendo posições no Google ou até mesmo ficando indisponível nos resultados de buscas.

Falarei sobre outros cuidados com black hat mais abaixo.

Backlinks de Qualidade Não Podem Ser “No Follow”

Quando um site linka para outro, mas o link tem uma tag “nofollow”, este link está informando ao Google para não “seguir” o link, ou seja, para não considerar uma passagem de relevância e autoridade para o site linkado.

Um link com esta tag pode ser identificado da seguinte forma no código-fonte de uma página:

<a rel=”nofollow” href=”https://marketingobjetivo.com.br/”> Marketing Objetivo </a>

Exemplo de um link nofollow

Mas, por que um site colocaria a tag No Follow em um link?

Geralmente, essa tag é usada para impedir que as pessoas adicionem links nos campos de comentários dos posts ou de fóruns de discussão, por exemplo, apenas para criarem backlinks para os seus sites.

Desta forma previne-se o spam nesses campos.

O campos mais comuns com tags No Follow são:

  • Comentários em posts e fóruns
  • Publicidade On Line
  • Artigos pagos ou advertoriais
  • Campos de formulários em que é possível informar o site do usuário cadastrado

Ao contrário dos nofollow links, os demais links que não possuem esta tag funcionam como backlinks dofollow, ou seja, transmitem autoridade para o seu site. Desta forma, os backlinks dofollow são os que você deve priorizar.

Mesmo que o Google desconsidere o link nofollow, esses backlinks podem ser usados em sua estratégia de link building de forma indireta, como veremos adiante.

Como Conquistar Backlinks de Qualidade?

Agora que você já sabe o que são backlinks de qualidade, chegou o momento de aprender como conseguir alguns links para o seu site ou blog.

Vamos às dicas!

Escreva Conteúdos Memoráveis

Escreva Artigos Memoráveis

Uma das melhores formas de se obter backlinks passivamente é criando conteúdos incríveis.

Artigos completos e profundos, realmente úteis para os leitores, tendem a ser compartilhados por autores de outros sites.

E você pode incentivar isso, utilizando plugins de compartilhamento no seu blog ou solicitando diretamente que as pessoas compartilhem os seus conteúdos.

Por exemplo, você pode escrever: “Gostou deste artigo? Compartilhe no Facebook, para que outras pessoas também possam conhecê-lo“.

Escrever um artigo perfeito parece complicado? Não é não.

Conheça o nosso conteúdo sobre como escrever artigos memoráveis.

Comente em Outros Sites

Embora na maioria das vezes os campos de comentários sejam “No Follow”, comentários inteligentes e bem escritos em sites relacionados ao tema do seu site podem atrair o interesse dos leitores para o seu site.

Mesmo que o Google desconsidere o link nofollow, os leitores da página conseguem acessar a página de destino.

Ou seja, se um tráfego for gerado a partir do seu comentário e esse tráfego for numeroso e valioso, certamente o link terá valor para a sua estratégia.

A estratégia aqui não é obter os backlinks nos campos de comentários, mas sim atrair pessoas para o seu site, que possam gerar backlinks dos sites delas para o seu.

Escreva Guest Posts

Guest Posts são artigos publicados em um site, que foram escritos por autores de outros sites.

Entre em contato com autores de outros sites e demonstre seu interesse em escrever guest posts para ele.

Combine com ele quais temas seriam interessantes para ele e, claro, que sejam relevantes para o seu nicho também.

Uma vez que vocês entrem num acordo, ofereça um ótimo artigo com um link bem contextualizado para o seu site.

Quando você oferece guest posts, os dois lados saem ganhando:

  • O site que publica o post ganha um conteúdo de qualidade de graça;
  • O autor que oferece o conteúdo ganha um ou mais backlinks para o seu site.

O ideal é que os guest posts sejam trocados entre sites relacionados a um mesmo assunto, porém não concorrentes.

Por exemplo, eu negociei a publicação de um guest post no site da Digitalks, que não é concorrente do Marketing Objetivo.

Guest Post

Ofereça espaço para que outros sites e blogs escrevam para você, linkando de volta para o site deles.

A união faz a força e boas parcerias podem ser obtidas para conseguir backlinks de qualidade.

Para encontrar sites que aceitam guest posts, faça as seguintes buscas no Google (com as aspas):

“Aceito guest post”
“Aceitamos guest post”
“Autor convidado”
“Enviar artigo”
“Enviar guest post”

Mais a frente, na parte em que abordo as ferramentas para você conseguir backlinks, apresentarei uma excelente comunidade para você encontrar sites disponíveis e relevantes para publicar os seus guest posts.

Divulgue os Seus Conteúdos nas Redes Sociais

Divulgue os seus conteúdos, tanto os novos, quanto os antigos (se ainda forem relevantes e estiverem atualizados) nas suas redes sociais.

Utilize o HootSuite ou o Buffer para agendar diversos posts de divulgação dos seus conteúdos nas redes sociais.

Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn ou Google+ podem ser usados como fontes de link building.

Backlink no LinkedIn

Google adora links criados em redes sociais. Crie posts com links direcionados à página do seu site. A técnica funciona muito bem para melhorar o posicionamento da sua página no Google.

Além disso, com essa técnica você também poderá atrair pessoas para o seu site, que podem gerar backlinks dos sites delas para o seu.

Divulgue as suas páginas em sites que oferecem links dofollow

Você pode encontrar rapidamente sites que oferecem links dofollow para outros sites.

Acesse https://smallseotools.com/backlink-checker/ e insira no campo “Enter Domain (with http://)” a URL de um concorrente seu. No campo “Show external links pointing to:” deixe a opção “All pages on this domain” selecionada.  Depois resolva o captcha e clique sobre o botão “Get Backlinks“.

Backlink Checker

Serão listados vários sites com links para o seu concorrente.

Na coluna “Anchor” você poderá ver os texos-âncora dos backlinks.

Na coluna Link Type, os valores “F” mostram quais backlinks são dofollow.

Lista de Backlinks

Acesse cada um dos backlinks dofollow listados e procure pelo texto-âncora na página, para entender melhor o contexto em que o link foi inserido.

Analise se existe oportunidade para você conseguir um backlink naquele site também.

Por exemplo, alguns sites listados poderão oferecer oportunidades para você apenas informar o link do seu site em algum cadastro, já outros sites aceitam guestposts.

Cada backlink é um caso a parte,  que deve ser analisado.

Escreva Depoimentos

Pequenas e grandes empresas adoram apresentar depoimentos de seus clientes.

Se você usa algum produto ou serviço que você gosta, considere enviar um depoimento para eles.

Quando fizer isso, diga-lhes que podem divulgar o seu testemunho no site deles.

Provavelmente quando eles forem publicar o seu depoimento, eles irão colocar um link para o seu site, para provar para os outros clientes que você é real.

Backlinks em depoimentos

Se quiser garantir que o seu site será divulgado, escreva algo como:

Nós, do site.com estamos muito satisfeitos com produto X“.

Algumas empresas, como o MyThemeShop, que vende temas e plugins para sites em WordPress, apresentam galerias com os sites que usam os seus produtos, linkando para as URLs dos sites originais.

Links dofollow no Mythemeshop

Nada mal comprar um tema superotimizado ou um ótimo plugin de conversão e ainda “ganhar de bônus” um backlink de qualidade, não é mesmo?

Infográficos

Infográficos podem ser usados de 3 formas em sua estratégia de adquirir backlinks:

1 – Disponibilize infográficos com conteúdos de extremo valor no seu site, informando o caminho da imagem no servidor do seu site, para que outros sites possam publicá-lo em seus sites.

Quando as pessoas usarem o seu código, elas estarão criando um backlink para o seu site.

2 – Divulgue os seus infográficos no Pinterest, junto com os links para o seu site.

Encontre Links Quebrados

Basicamente, você deve buscar por websites que estão com links quebrados para outros sites, levando o usuário para uma página que não existe.

Para facilitar, utilize o Online Broken Link Checker ou o Broken Link Builder, que varrem sites e apresenta um formulário marcando todos os links quebrados em vermelho, automatizando o processo.

Produza um conteúdo novo ou procure no seu blog conteúdos antigos que forneçam a informação que o site linkava anteriormente.

Depois, entre em contato com o responsável para oferecer esse novo link.

Conte com a Ajuda de Uma Agência de Marketing Digital

Conseguir backlinks de qualidade exige tempo e dedicação.

E é fácil entender o porquê:

  • Criar guest posts para outros sites;
  • Escrever conteúdos memoráveis para os seu blog;
  • Divulgar seus conteúdos nas redes sociais;
  • Responder todos os comentários sobre os seus conteúdos;
  • Escrever comentários e testemunhos em outros sites…

Por isso, um caminho mais fácil para você conquistar backlinks de qualidade frequentemente é através da contratação de agências de marketing digital.

Além de contar com a parceria de profissionais experientes, você poderá se dedicar mais ao desenvolvimento do seu negócio (algo que ninguém mais poderá fazer por você!)

Os Melhores Backlinks São de Sites Que Ainda Não Haviam Linkado Para O Seu Site Antes

Vamos supor que você consiga um link de um site A.

Ótimo!

Agora, vamos supor que o site A linque para você de novo e depois envie novo link mais uma vez.

Você acha que os segundo e terceiro links têm a mesma força que o primeiro?

Não!

Força de Ranqueamento

Acontece que links repetidos de um mesmo site acabam tendo resultados cada vez mais fracos.

Colocando de um outra forma: é melhor você ter 100 backlinks de 100 sites diferentes, do que 1000 links vindos de um único site.

Ferramentas de Backlinks

Veja abaixo 3 ferramentas que podem te ajudar a conseguir backlinks:

  • Guest Posts – Ferramenta de colaboração brasileira com listagem de sites de vários nichos que aceitam guest posts – tem versão grátis e versão paga.
  • Links Assistant – Software grátis para encontrar sites que aceitam guest posts.
  • SEO Power Suite – Além de várias funcionalidades para SEO, a versão grátis encontra oportunidades de Link Building.

Veja abaixo uma apresentação da ferramenta Guest Posts.

Comprar Backlinks Vale a Pena?

Comprar Backlinks

Esse é um assunto polêmico, que causa muita discordância entre os especialistas em SEO.

Comprar backlinks é a maneira mais rápida de consegui-los e por isso é a opção mais atraente para muitos empreendedores.

No entanto, o Google afirma que comprar backlink viola suas diretrizes (black hat).

Ao receber um backlink de um site, é como se este site estivesse te indicando.

Porém,  se esse backlink foi comprado, significa que na realidade você não tem uma indicação verdadeira do site origem e, por isso, não mereceria mais relevância.

Se o Google perceber que um site manipulou os backlinks, ele vai perder a relevância do mesmo e poderá receber uma punição. A punição implica em perder posições para todas as palavras no Google durante 6 meses ou mais.

Em muitos casos, os sites penalizados nunca mais recuperam suas antigas posições, sendo considerados como  “não confiável” pelo Google, o que acaba impedindo que eles alcancem boas posições novamente.

O que são e como rejeitar backlinks tóxicos?

backlinks de baixa qualidade

Alguns backlinks podem ter um efeito contrário ao que você deseja para o seu site.

Em vez de aumentar a sua autoridade, são backlinks que podem prejudicar a classificação do seu site pelos buscadores.

Backlinks tóxicos possuem as seguintes características:

  • Links com origem em sites com alto índice de Spam Score.
  • Possuem textos âncora negativos para o seu negócio.
  • Estão inseridos em um site ou em um contexto que não tem nenhuma relação com o conteúdo linkado.
  • Links que geram um alto índice de bounce rate para o seu site.

Como Saber Quais São os Backlinks Para o Meu Site?

Para saber todos os links que apontam para o seu site, você precisa ter uma conta no Google Search Console.  Nele você poderá ver uma lista de todos os sites que foram detectados pelo Google.

Acesse Search Console > Links > Principais páginas vinculadas externamente e depois clique sobre cada página listada para conhecer os sites que contêm links para elas.

Google Search Console

Para saber quais são os backlinks tóxicos, faça uma lista dos endereços das páginas listadas no Search Console. Depois, avalie a qualidade dos backlinks na ferramenta Backlink Audit da SemRush.

Como rejeitar backlinks tóxicos?

Depois de identificar backlinks que estão prejudicando a reputação do seu site, você poderá removê-los de duas formas:

  1. Entrando em contato com os responsáveis pelos sites e solicitando que eles removam os links para o seu site.
  2. Caso a primeira opção não seja possível, você poderá informar ao Google sobre esses backlinks prejudiciais e solicitar que eles sejam desconsiderados na sua classificação do seu site. Para isso, use a ferramenta Disavow Links Tool.
Disavow Links Tool

Conclusão

Backlinks: Criando Uma Máquina de Tráfego Para o Seu Site

Agende no seu planejamento um tempo para se dedicar à conquista de novos backlinks semanalmente.

Uma boa dica é estabelecer uma meta. Que tal começar com 3 novos backlinks por semana?

Utilize as táticas descritas neste artigo e conquiste backlinks:

  • De diversas fontes (domínios) diferentes;
  • Contextualizados com o assunto da página;
  • Com textos-âncora coerentes;
  • De sites confiáveis e com autoridade.

Aumentar a quantidade de links para o seu site constantemente será interpretado pelo Google como um aumento orgânico de autoridade do seu domínio.

Desta forma,  suas páginas ganharão melhores posições nos resultados de buscas do Google e de outros buscadores.

E, como eu escrevi anteriormente, quanto mais tráfego o seu site receber, mais negócios poderão ser gerados a partir dele.

O esforço de garimpar backlinks vale muito a pena.

Se você tiver dúvidas sobre Link Building, deixe um comentário abaixo. Responderemos com o maior prazer.

Se precisar de ajuda para melhorar o tráfego do seu site, entre em contato conosco.

31 comentários em “Backlinks: Criando Uma Máquina de Tráfego Para o Seu Site”

    • Embora os links na descrição dos vídeos do Youtube sejam NoFollow, alguns profissionais de SEO acham que o Google “contabiliza” os links nas descrições para passar alguma autoridade. Eu entendo que sejam NoFollow e não passam autoridade (até alguém me provar o contrário). Porém, existem uma formas de se conseguir bons backlinks com o Youtube sim. Para isso, você precisa ter um canal próprio no Youtube. Repare por exemplo que no canal https://www.youtube.com/channel/UCPF3zTEounDbnWoBpyBZieg existe um linkzinho para Marketing Objetivo na parte inferior direita da arte principal do canal.
      No seu canal, você tem direito a colocar um link dofollow para o seu site (ou qualquer outro site que preferir). Para criar o seu backlink, faça o login como usuário administrador do seu canal e acesse a página inicial do seu canal -> clique sobre o botão “Personalizar o Canal” -> clique sobre a aba “Sobre”-> Role a tela para baixo até encontrar a opção de inserção de links. E Seja feliz ganhando um backlink de um site com D.A. 100!!!!

      Responder
  1. bom dia amigo tudo bem show de bola esse seu poste li tudo muito interessante aprendendo acabei de a prender muita coisa aki so tenho a agradecer pelo seu trabalho
    continue assim muita gente ta precisando de pessoas como vc

    Responder

Deixe um comentário