Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos

Como aumentar o tráfego do blog

Fazer o seu conteúdo se destacar na internet é muito DIFÍCIL hoje em dia. Porém, mesmo parecendo que a internet está saturada de sites com conteúdos “imbatíveis”, existem algumas técnicas que vão te ajudar a aumentar as visitas do seu site e, consequentemente, melhorar a posição do seu blog no Google.

Algumas pesquisas afirmam que existem mais de 2 milhões de postagens de blog sendo publicadas diariamente.

Apesar da concorrência intensa, você já deve ter notado que certas pessoas conseguem gerar centenas de visitas, likes  e backlinks para todo conteúdo que elas publicam.

Como eles fazem isso?

Como você pode aumentar o tráfego do seu blog, usando os segredos dessas pessoas?

Eu vou desvendar esse mistério e te mostrar EXATAMENTE como escrever e promover um conteúdo para gerar milhares de visitas para o seu site.

O que você vai ver neste post?

Segredos dos Conteúdos que Atraem Muitas Visitas

Um dos maiores desafios do Marketing Objetivo é atrair muitas visitas para o blog.

E eu fui pesquisar mais a fundo como fazer isso.

Encontrei alguns caras que poderiam me ensinar como chegar lá.

Pessoas que, assim como eu e você, também têm muito interesse em aumentar as visitas dos seus blogs, só que conseguiram…MUITO.

Entre esses gurus, encontrei alguns posts fenomenais do Brian Dean, do Backlinko.

Ele recebe mais de 150.000 visitantes únicos por mês.

Gráfico que mostra a quantidade de sessões no Google Analytics

Eu, Gustavo Matera, particularmente, acho o Backlinko uma das melhores referências para estratégias de SEO.

Engenharia Reversa em Blogs

Nem sempre o Backlinko fez esse sucesso de hoje em dia.

Em 2013 o site tinha cerca de 30 visitas diárias, mesmo atualizando conteúdo todos os dias e escrevendo posts nos formatos mais recomendados pelos experts em blogs.

Abaixo está o gráfico de visitas quando Brian Dean seguia conselhos como “publique toda semana” e “escreva uma lista de posts”.

Relatório que mostra poucas visitas diárias no site

O Backlinko foi o primeiro blog de Brian Dean.

Com apenas 30 visitas por dia ele estava se sentindo cada vez mais frustrado, desestimulado e quase desistindo de manter o seu blog.

Então ele resolveu tentar algo diferente: Brian foi pesquisar mais a fundo o que os experts faziam, em vez de seguir o que eles diziam.

Em outras palavras, ele iniciou uma engenharia reversa.

Segundo Brain Dean, “foi quando eu decidi parar de acompanhar os blogs sobre blogs e resolvi fazer algo que eu deveria ter feito desde o primeiro dia: estudar blogs de sucesso do meu nicho.”

Quando ele começou a implementar as suas descobertas, os resultados começaram a aparecer.

Aumento no tráfego do blog

Vamos ver o o passo-a-passo do processo que Brian Dean usou para mudar a situação do site dele e como você pode usar o mesmo plano para aumentar as visitas para o seu blog.

Um Plano Comprovado Para Aumentar as Visitas do seu Blog

Se você realmente quer conseguir mais tráfego para o seu site, então você precisa seguir à risca essa fórmula de três passos:

  • Passo 1: Encontre conteúdos (na forma de posts, guias, infográficos e vídeos) do seu nicho, que tenham excelente qualidade e tenham conseguido alcançar ótimos resultados.
  • Passo 2: Melhore os conteúdos que você encontrou.
  • Passo 3: Promova os seus conteúdos.

Veja abaixo cada um desses passos, com estratégias não-convencionais, para aumentar as visitas do seu blog em menos de 1 mês.

Passo 1: Encontre Conteúdo de Sucesso no seu Nicho

A maioria dos blogs tem problemas para conseguir leitores por uma razão simples: eles publicam conteúdo que acham que vai funcionar. O problema está no verbo “achar”.

Este foi o motivo principal para o fracasso inicial do autor do Backlinko.

Em vez disso, o que você deve fazer para aumentar as visitas do seu blog?

Encontrar conteúdos que comprovadamente funcionam.

Veja como.

1 – Primeira Página do Google

É verdade que essa não é uma técnica muito avançada, mas a primeira página do Google é um dos melhores lugares para achar idéias de conteúdo de sucesso que já foram testadas e comprovadas.

Você não pode ignorar ela.

A primeira página do Google lista os conteúdos que as pessoas acham mais relevantes para as palavras-chaves pesquisadas.

Como encontrar conteúdos de qualidade, desenvolvidos por “meros mortais”?

O Mozbar para o Chrome pode te ajudar a extrair ainda mais vantagens para a sua estratégia.

Você pode fazer o download da extensão para o Chrome em https://moz.com/products/pro/seo-toolbar.

Depois de instalar a Moz Bar, você deverá criar uma conta, para ter acesso a um mundo de informações.

Essa ferramenta apresenta a Domain Authority e a Page Authority de cada resultado das buscas no Google.

Domain Authority literalmente representa a “Autoridade de um Domínio”, significando que ele é uma referência entre outros domínios (websites). A autoridade de um domínio é medida por uma série de fatores, como, por exemplo, quantos sites apontam links para ele, tempo de existência do site, entre outros.

Já Page Authority representa a Autoridade das Páginas de um website, a sua relevância dentro e fora do contexto do site e a sua capacidade de contribuir para a formação da Autoridade de um Domínio.

Moz Bar, uma ferramenta grátis para aumentar quantidade de visitas no site

Você precisa encontrar, nos resultados das pesquisas do Google, páginas com valor alto no rank e que não têm domínios super autoritários para as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Em outras palavras, seu objetivo é encontrar páginas que têm uma Page Authority alta e um Domain Authority baixo.

Esse casos são de sites em que o conteúdo é ranqueado com base na sua qualidade, mas não ao fato do site ter uma excelente reputação no Google.

Você já já vai entender porque estes resultados podem te ajudar a aumentar as visitas do seu blog.

A Estratégia na Prática

Uma vez que você instale e ative a Mozbar, ela vai mostrar o Domain e Page Authority de cada resultado listado no Google.

Verificando a autoridade de sites com a Moz Bar

Vamos fazer um teste (em inglês). Na procura por “melhores headphones para malhar”, você vai encontrar muitos resultados com um alto Domain Authority (mais do que 40):

Pesquisas no Google

Os resultados acima podem ser conteúdos que você pode usar no segundo passo, que veremos a seguir.

Mas de uma maneira geral, eles não são os melhores alvos para você concorrer.

Análise de autoridade dos sites no resultado da pesquisa

Aqui está um exemplo de um site de um mero mortal que chegou nas primeiras páginas dessa palavra-chave competitiva.

Exemplo de um site com baixa autoridade que conquistou as primeiras posições no Google

Se ele conseguiu, você pode conseguir também.

Sites com pouca Domain Authority competindo em palavras-chaves difíceis conseguiram aquela posição com conteúdo muito acima da média.

Isso os torna perfeitos para você fazer uma engenharia reversa e entender o que os ajudou a ganharem tanto destaque.

Veremos como fazer a engenharia reversa mais adiante.

2 – BuzzSumo

O BuzzSumo é um canivete suíço do marketing de conteúdo.

Ele fornece uma forma muito rápida de se encontrar conteúdos populares de qualquer nicho de mercado.

No BuzzSumo você vai encontrar assuntos que talvez você não descobriria de outra maneira.

Vale a pena brincar um pouco com ele.

Primeiro, acesse BuzzSumo.com, crie uma conta e entre.

Isso vai criar o seu dashboard do BuzzSumo:

Utilizar o Buzzsumo para aumentar visitas do blog

Acesse o menu “Most Shared” e depois em “Content Type” (na lateral esquerda) desmarque tudo, menos “Article”:

Encontre os artigos mais compartilhados no Buzzsumo

Coloque uma palavra-chave na área de pesquisa.

Eu pesquisei por “Trabalhar em casa pela Internet”.

Resultado de pesquisa por artigos mais compartilhados

O BuzzSumo automaticamente ordena os conteúdos pelo total de compartilhamentos (Facebook, Twitter, Linkedin, etc).

Se você entende que para o seu nicho uma rede social é mais importante do que outra, ordene os resultados da pesquisa por aquele site específico.

Depois, dê uma olhada nos conteúdos que podem ser compatíveis com o seu site.

A melhor coisa do BuzzSumo é que você pode achar diversas idéias de conteúdos que geraram muito engajamento em apenas alguns segundos.

Brian Dean compartilhou um estudo de caso, para entendermos melhor como encontrar ideias de conteúdos promissores.

3 – Curadores de Conteúdo

Por que gastar horas procurando por idéias de conteúdo, quando você têm outras pessoas fazendo essa pesquisa para você?

Graças a popularidade da curadoria de conteúdo, mais e mais blogs publicam conteúdos que não passam de listas de ótimas idéias para conteúdos.

Você pode encontrar essas listas fazendo pesquisas no Google como:

  • Melhor postagens de (palara-chave)
  • Palavra-chave + “melhor de todos”
  • Palavra-chave + “melhor [ano]”
  • Palavra-chave + “top 100”
  • Palavra-chave + “top 50”
Como aumentar as visitas do seu blog com método de curadoria de conteúdo

Quando você fizer uma busca como a da imagem acima, você vai receber uma lista das melhores dicas para emagrecer, por exemplo.

Curadoria de artigos ajuda a aumentar as visitas do seu blog

Assim não é tão difícil ter ideias de  posts criativos para atrair mais tráfego orgânico para o seu blog, não é mesmo?

4 – Pinterest

Você deve ter reparado que as fontes usadas nas estratégias deste artigo não são tão comuns e provavelmente não são usadas pela sua concorrência.

Se você usar as mesmas plataformas que os seus concorrentes (Twitter e Facebook) para encontrar fontes de conteúdo, você vai acabar escrevendo as mesmas coisas de sempre, que eles costumam escrever.

Provavelmente muitos dos seus concorrentes não usam o Pinterest.

A maioria das pessoas pensa que o Pinterest não é nada mais do que um lugar onde mães vão para fazerem pins de sapatos e bolsas.

Mas a verdade é que o Pinterest tem mais tráfego do que o Linkedin, Youtube e Google+ !!!

Para usar o Pinterest como uma fonte de conteúdos, vá até a homepage do Pinerest e procure por palavras-chaves específicas.

Método grátis para aumentar o tráfego de visitas do seu blog

Primeiro dê uma olhada nos top pins, pois os pins são ranqueados pelos repins, comentários e likes.

Como atrair visitas com pins no Pinterest

Fique de olho em tópicos que têm muitos repins:

Muitos repins demosntram interesse pelo assunto

Bingo!

Parece que existe muita demanda para uma lista de alimentos ricos em proteína.

Abaixo tem outro conteúdo com mais de 72k repins:

Exemplo de um pin que despertou o interesse das pessoas

Eu gostei especialmente deste conteúdo acima, porque eu sempre imaginei que as pessoas querem ver os ingredientes de uma receita em um lista.

Mas esse pin mostra que as pessoas querem ter os ingredientes visualizados.

Baseado nesse pin eu faria um post de um infográfico com receitas mais visuais para se destacar das demais postagens.

Por exemplo, eu faria “As 10 receitas mais saudáveis de vitaminas” ou “25 melhores vitaminas para quem faz exercícios” para conseguir mais visitas para o meu blog.

Mini Estudo de Caso 1: SEO On-Page

Depois de 4 meses se esforçando para aumentar as visitas no meu blog Backlinko, Brian Dean teve a sua primeira vitória.

Um infográfico sobre SEO On-Page:

Infográfico

Demorou um pouco para esse conteúdo ser compartilhado (Abordaremos isso mais abaixo).

O resultado foi MUITO melhor do primeiro dia de qualquer outra coisa que eu já havia publicado.

Hoje, o infográfico tem milhares de compartilhamentos:

Infográfico sobre SEO On-page

Como ele feiz isso?

Em vez de tentar a sorte, ele usou um conteúdo com aceitação comprovada como base para a ideia: um outro infográfico sobre on-page SEO publicado pela MOZ:

Imagem do Infográfico que atraiu muitas visitas

Quando ele pesquisava por conteúdos populares sobre on-page SEO, esse infográfico sempre aparecia.

Esse conteúdo mostrou que:

  • Pessoas no nicho de SEO ainda estão interessadas em on-page SEO
  • Pessoas preferem uma forma visual de informação sobre SEO
  • Pessoas gostam de ler conteúdo baseado em texto, profundo e que expande a informação com visuais (Assim como o MOZ fez)

Então ele fiz exatamente igual com o seu conteúdo.

E como o infográfico era baseado em algo já testado, o conteúdo teve uma performance EXCELENTE.

Ele criou um novo material melhor do que um outro material concorrente, que já tinha sucesso comprovado.

Até hoje, esse simples infográfico atraiu cerca de 400.000 visitantes únicos:

Quantidade de tráfego que acessou o infográfico

Até hoje o site Backlinko recebe mais de 100 visitantes nessa página diariamente.

Com o estudo de caso de Brian Dean nós fechamos o passo 1.

Vamos recapitular o que já vimos e o que ainda vamos ver:

  • Passo 1: Encontre conteúdos do seu nicho, que tenham excelente qualidade e tenham conseguido alcançar ótimos resultados.
  • Passo 2: Melhore os conteúdos que você encontrou.
  • Passo 3: Promova os seus conteúdos diretamente para as pessoas que podem se interessar por eles.

Compartilhe no Facebook o post “Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos”.

Passo 2: Crie um conteúdo (muito) melhor

Existe uma característica humana que você deve ter notado:

As pessoas são atraídas pelo melhor.

Não importa quem é o segundo, nem o terceiro… elas gostam do primeiro lugar!

Por isso, o seu próximo passo é pegar o melhor conteúdo que você encontrar e melhorá-lo ainda mais.

Se você adotar a estratégia de melhorar os conteúdos que já tiveram sucesso comprovado, suas chances de aumentar as visitas do seu blog vão aumentar consideravelmente a cada novo artigo publicado.

Aqui vão quatro formas de fazer isso:

1 – Torne o conteúdo mais atual

Atualizar um conteúdo é uma das formas mais fáceis de adicionar valor ao que já existe.

Por algum motivo, as pessoas tem a tendência de deixar conteúdo de alta qualidade desatualizado.

Esses autores simplesmente escrevem e não revisam seus textos de tempos em tempos

Quando você fizer um artigo parecido, com conteúdo melhor e atualizado, as pessoas do nicho para o qual você escreve vão te agradecer na forma de links, compartilhamentos e tráfego.

Por exemplo, Brian Dean encontrou esse artigo desatualizado na primeira página para a palavra-chave “benefícios do café para a saúde” (em inglês):

Aumentar o tráfego fazendo conteúdos mais atualizados

A frase mostrando a desatualização aparece logo no início:

Atraia mais visitas escrevendo artigos melhores e mais atualizados

Estudos em 2004 e 2005? Parece que Harvard esqueceu de atualizar o artigo deles…

Apesar de estar desatualizada, essa página ainda recebia muito mais backlinks do que sites com conteúdos similares sobre Pesquisas e Estudos sobre Café, publicados no The Huff Post e LiveStrong.com

É preciso dizer que ocorreram muitos estudos relacionados a “café” na última década.

E um post que “atualizasse” os assuntos e resultados dessas pesquisas sobre café iria “arrebentar”, desde que você promovesse ele – mais nada frente falarei sobre isso…

2 – Faça ele mais completo para aumentar o tráfego para o seu blog

Vamos aos fatos: as pessoas estão super ocupadas hoje em dia.

Elas não tem tempo de ir de post em post para aprender o que precisam.

Elas querem UMA única fonte que dê a eles tudo que precisam saber, em só um lugar.

Em 2010 a dieta Paleo estava explodindo. Graças a pioneiros como Mark Sisson, não faltavam informações sobre essa dieta cada vez mais popular.

Produza conteúdos melhores que os primeiros colocados no Google

Só tinha um problema: você tinha que ler 10 posts só para descobrir o que você deveria fazer para o café da manhã.

Foi quando o Seve da Nerd Fitness fez um artigo excelente na comunidade fitness que tinha 4,300 palavras: The Beginner’s Guide to the Paleo Diet.

Hoje, o post já recebeu mais de 4100 compartilhamentos e likes nas redes sociais, 1800 comentários e 960 backlinks.

Backlinks são fundamentais para multiplicar as visitas do seu site.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto e conhecer outras táticas poderosas para conseguir backlinks para o seu site, recomendo que leia esse artigo.

3 – Melhore o Design

Não existe outra forma de colocar isso:

Quando o assunto é marketing de conteúdo, o design é mais importante que o conteúdo em si.

Sim, você leu direito: mais importante. Na verdade, muito mais!

Pesquisas demonstraram que existe zero correlação entre pessoas lendo e compartilhando um conteúdo.

Isso significa que uma boa parte das pessoas compartilha conteúdo sem nem ao menos ler ele.

Se eles não leem o artigo antes de compartilhar, o que faz eles pensarem que “eu preciso compartilhar isso”?

Três coisas: assunto, título e design.

Então se o seu conteúdo for bonito, mais pessoas vão compartilhar ele.

Felizmente para você, a maioria dos seus concorrentes provavelmente dão mole no design.

Isso é uma IMENSA oportunidade para você.

Vamos dar uma olhada no nicho de email marketing por exemplo.

A maioria dos guias de email marketing são blog posts simples como esse:

Design atraente aumenta o tráfego do blog

O design não é ruim…mas não vai impressionar ninguém.

Por outro lado, a Copyblogger tem uma página sobre email marketing que tem um design tão bom quanto qualquer página de design poderia ter:

Exemplo de conteúdo com design bonito, que atrai mais visitas

Apesar de ser uma squeeze page (página com objetivo de capturar leads), ela conseguiu mais de 1.500 backlinks:

Quantidade de backlinks recebidos no conteúdo com design atraente: mais de 1500 backlinks

Ou que tal a legendária série de Guias Avançados do Neil Patel, como o famoso Guia Avançado para o SEO:

Outro exemplo de design atraent

Design desse tipo não é barato. Mas você não precisa necessariamente investir muito dinheiro para ter conteúdo com esse design.

Invista alguns trocados em produção de imagens customizadas de header, que é algo que blogueiros socials como Razor Social faz em todos os posts…

Profissionais de marketing digital experientes sabem que design atrai mais visitas

Isso gera um aumento relevante do valor percebido no seu conteúdo.

Você não precisa gastar uma fortuna para melhorar o nível de design do seu site e com isso melhorar a aceitação do seu post.

Na verdade você pode gastar algo entre $5 e $20 por cada imagem customizada em sites como Fiverr e Workana, se você não souber ou não quiser fazer as suas próprias imagens com qualidade.

Conheça  as melhores ferramentas para criar imagens profissionais para os seus posts

Boas imagens fazem o seu conteúdo parecer 10x mais profissional. E imagens bonitas atraem os olhos em feeds lotados do Facebook ou do Twitter, por exemplo.

Design de qualidade faz seu conteúdo se destacar e parecer mais confiável.

Confira neste outro artigo, os melhores sites de imagens e fotos grátis para você usar nos seus conteúdos e aumentar as visitas do seu blog.

4 – Escreva Um Conteúdo Melhor

Eu sei que eu disse que a maioria nem vai ler seu conteúdo antes de compartilhá-lo, mas muitos vão.

Então vale a pena escrever coisas que as pessoas “realmente gostem” de ler.

Felizmente, a maioria das pessoas escrevem textos mais secos do que um deserto.

Isso significa que – assim como o design do conteúdo – existe uma ENORME oportunidade para você se destacar.

Dica: A Universidade Rock Content oferece um curso gratuito em Português que eu recomendo bastante, caso você queira melhorar a sua forma de escrever para a Web: Curso de Produção de Conteúdo para Web 2.0.

Brian Dean nos apresenta em mais um estudo de caso como conseguiu muito tráfego e engajamento para um post usando como base um artigo de sucesso e melhorando a sua apresentação.

Mini Estudo de Caso 2:  200 fatores de ranqueamento

As vezes você vai encontrar um conteúdo no seu nicho que simplesmente está IMPLORANDO para ser atualizado.

Brian Dean estava pesquisando por algumas palavras-chaves relacionadas aos misteriosos fatores de ranqueamento do Google, como “Google Ranking” e “Fatores de Ranqueamento do Google”.

Essa página de Vaughn’s 1 Pagers estava em primeiro lugar para quase toda palavra-chave que eu buscava:

Estudo de Caso

O guia do Vaughn era o resumo mais completo dos fatores de ranqueamento do Google até então.

A lista tinha impressionantes 118 fatores de ranqueamento diferentes.

Mas a verdade é que o Google já havia confirmado em várias situações que eles usam mais de 200 fatores de ranqueamento.

Então onde estavam os outros 82?

Foi quando Brian Dean decidiu colocar a mão na massa e fazer um post que iria documentar todas os 200 fatores importantes para o ranqueamento do Google.

O resultado do esforço? Os 200 Fatores de Ranqueamento do Google: A lista completa:

Artigo com dicas para aumentar a posição no Google

Esse único post traz 20.000 visitantes por mês para o site da BackLinko:

Mais de 20.000 visitas para o novo artigo

E gerou mais de 5.000 backlinks de 2.000 sites diferentes:

Mais de 5700 backlinks para o artigo

Foi Assim que ele Fiz

Como eu disse antes, existem 4 estratégias principais para melhorar um conteúdo:

  • Mais atualizado
  • Mais completo
  • Melhor design
  • Mais bem escrito

Uma coisa que eu esqueci de mencionar é que quanto mais você melhora um conteúdo, melhores serão os seus resultados.

Em outras palavras, você deve ser melhor do que os outros em todos os aspectos.

Esse é um dos motivos pelo qual o meu post sobre os Fatores de Ranqueamento do Google foi bem-sucedido: Ele ganhava do post do Vaughn em todas as categorias.

Mais Atualizado

O guia do Vaugh foi publicado em 2004…há mais de 10 anos atrás. E ele não tinha sido atualizado desde 2012:

Conteúdos desatualizados perdem visitas

E quando ele dei uma escavada no conteúdo, ele encontrou algo que precisava desesperadamente de uma atualização.

Por exemplo, a página não mencionava nada sobre o “Google Penguin” na seção de “Atualizações do Google”.

No novo post, Brian fez questão de incluir vários novos fatores de ranqueamento (como sinais sociais), enquanto mantinha os fatores clássicos de ranqueamento (como o PageRank) que ainda eram relevantes.

Dessa forma, ficava rapidamente claro que o novo guia era o mais atualizado.

Mais Completo

Biran sabia que teria que listar todos os 200 fatores de ranqueamento do Google.

Ela sabia que seria difícil de conseguir encontrar os outros, afinal o algoritmo do Google é uma caixa preta e poucos profissionais compartilham seus conhecimentos “competitivos”…

Sabendo disso, o que o motivou foi o fato que ele sabia que seu post iria gerar excelentes resultados para o seu negócio, graças ao post do Vaughn, que já tinha comprovado o interesse do público.

Depois de 20 horas de trabalho, ele  finalmente bateu a marca dos 200.

Mas simplesmente nomear 200 fatores de ranqueamento não iria lhe dar vantagens suficientes sobre o post do Vaughn.

Ele precisava me diferenciar muito além disso.

Ele percebeu que o guia do Vaughn não tinha a explicação de muitos fatores de ranqueamento:

Conteúdos mais completos atraem mais visitantes para o blog

Então ele teve certeza de incluir todos os detalhes e referências para cada fator de ranqueamento:

Exemplo de conteúdo mais completo que atrai mais visitantes para o blog

Se você tem um concorrente se dando bem com uma lista de 20 receitas de waffles sem glúten, você pode ganhar dele publicando uma lista com 50 receitas

Ou, melhor ainda, publicando uma lista incluindo 50 imagens, insights e fatos nutricionais.

Esse nível extra de conteúdo não vai deixar espaço para dúvidas: você tem o conteúdo mais completo.

Melhor Design

Como você deve ter percebido nas imagens apresentadas até agora, o guia do Vaugn parecia uma página de 1998 do Geocites:

Design pobre não chama a atenção, nem desperta o interesse pela leitura

Qualquer postagem de blog mais atual teria sido suficiente para arrasar com esse design.

Mas o Brian decidiu gastar $20 em um site de freelancers e e comprar alguns banners customizados para quebrar os blocos de texto e deixar o extenso conteúdo mais atraente:

Layout agradável e bonito é um fator importante para despertar o interesse dos leitores

Esses banners melhoraram o valor percebido do novo conteúdo.

Aqui vai um exemplo de proposta que você pode fazer no Workana para conseguir algumas imagens baratas:

“Vou publicar um artigo sobre SEU TÓPICO e preciso de 5 imagens de header customizadas, para inserir ao longo do conteúdo.
Eu quero algo similar a LINK PARA O EXEMPLO.
Todos os banners devem ter o mesmo estilo para que fiquem parecidos.
Por favor, informe o prazo de entrega e o preço cobrado para esse serviço.”

Aqui no Marketing Objetivo nós já publicamos dois artigos para você criar imagens arrasadoras para o seu blog, sem precisar gastar dinheiro:

Mais bem escrito

Sendo bem honesto, uma lista de 200 algoritmos de ranqueamento pode se tornar rapidamente um conteúdo bem entediante.

O guia do Vaugh tinha descrições muito diretas e secas para cada sinal.

Por exemplo, o Vaughn descreve “densidade das palavras-chaves” dessa maneira:

Como atrair visitas para o seu blog

Assertivo, mas não nada atraente.

Brian se esforçou então para criar um post informativo E interessante.

Desta forma, ele conseguiu escrever menos como um resumo acadêmico e mais como uma postagem de blog bem longa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe no Facebook o post “Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos”.

Fechamos o passo 2 com o estudo de caso de Brian Dean.

Agora vamos ver o último passo para você aumentar as visitas do seu blog:

  • Passo 1: Encontre conteúdos do seu nicho, que tenham excelente qualidade e tenham conseguido alcançar ótimos resultados.
  • Passo 2: Melhore os conteúdos que você encontrou.
  • Passo 3: Promova os seus conteúdos diretamente para as pessoas que podem ser interessa por eles.

Passo 3: Promova o seu conteúdo

Com tudo o que fizemos até agora, você pode esperar o Google melhorar a posição do seu site nas SERP (search engine results page).

Mas se você quer aumentar as visitas do seu blog rapidamente, você pode seguir algumas táticas por conta própria.

Quanto mais pessoas compartilharem e criarem links para o seu conteúdo, mais tráfego para o seu site você conseguirá atrair.

Felizmente, promover conteúdo não é algo do outro mundo. Você só precisa se esforçar.

Vamos ver como fazer isso.

1 – Encontre os Linkers

Você quer encontrar pessoas que muito, muito provavelmente vão compartilhar seu conteúdo?

Não precisa procurar mais, você só precisa achar pessoas que já compartilharam coisas parecidas.

Como você tem algo objetivamente melhor do que eles já linkaram, pedir para linkarem para o seu conteúdo talvez não será tão difícil.

Como você encontra quem está linkando para o conteúdo do seu competidor?

Você pode combinar usar duas ferramentas grátis: Google e Moz Bar.

Descobrir Backlinks Com o Google

Com o Google você pode fazer pesquisas como ” “link: url site” e descobrir todos os sites que possuem links para uma página.

Por exemplo, na pesquisa do Google digite “link:http://dieta.blog.br/como-emagrecer-rapido-perca-7kg-em-uma-semana-sem-passar-fome” e você poderá ver todos os sites que apontam para este artigo.

Como descobrir os backlinks de uma página

Descobrir Backlinks com Moz Bar

Usando a mesma Moz Bar que eu apresentei mais acima, você conseguirá informações muito mais ricas do que as pesquisas “Link:” do Google.

Comece pesquisando pela palavra-chave do seu post no Chrome, para encontrar no Google todos os posts concorrentes.

Com a Moz Bar ativada, você vai poder analisar a Page Authority e o Domain Authority de cada resultado.

Na lista encontre o primeiro resultado que tenha um Page Authority alto e um Domain Authorithy baixo.

Em seguida, clique sobre o link “Link Analysis” e você será direcionado para o Open Site Explorer da Moz, aonde poderá ver com detalhes todos os links que apontam para o post do concorrente.

Análise de backlinks com a mozbar
Aumentar Visitas do Blog com Link Building

Neste outro artigo, eu ensino com outras estratégias para você conseguir backlinks para o seu site.

Se você encontrar um bom site que poderia linkar para o seu post, envie para eles esse email:

Assunto: Pergunta rápida sobre NOME DO SITE.

Olá NOME,
Eu estava olhando o NOME DO SITE hoje e encontrei um artigo: TÍTULO DO ARTIGO.
Ótimo conteúdo!
Eu vi que você mencionou CONTEÚDO ULTRAPASSADO.
Eu também amo aquele artigo.Na verdade, me inspirou a criar uma versão mais recente:SEU LINK
Eu adoraria se você pudesse mencionar ele na sua página.
De qualquer forma, continue o ótimo trabalho com o NOME DO SITE!
Abraço,
SEU NOME

Qual a taxa de conversão com esse tipo de divulgação? Bem, depende muito de…

  • A qualidade do seu conteúdo
  • O design do seu conteúdo
  • Se você entrou em contato com a pessoa correta ou não
  • Que hora/dia você entrou em contato com eles
  • Quanto tempo você levou para personalizar cada email enviado
  • Em que nicho você trabalha

Segundo Brian Dean, se você fizer tudo certo, você consegue uma taxa de 5%-10% de conversão.

Para algumas pessoas isso vale o tempo e energia.

A divulgação é o melhor retorno sobre investimento que você pode ter no seu negócio.

Os links que você consegue em outros sites vai aumentar seu SEO e tráfego por ANOS.

2 – Influenciadores

Eu tenho certeza que você menciona pessoas de influência em quase tudo que você publica.

Mas você divulga para eles e os informa que foram mencionados nos seus posts?

Em vez de ficar na esperança que essas pessoas de influência vejam e compartilhem seu conteúdo, por que não entrar em contato diretamente com eles?

Emails de Agradecimento

É quando o email de agradecimento entra em jogo.

É apenas uma mensagem para:

a) deixar a pessoa saber que foi mencionada e

b) agradecer a eles por sua contribuição.

Use o mesmo roteiro curto e simples para os seus agradecimentos:

Olá NOME, Tudo bem?
Estou escrevendo para avisar que te mencionei aqui: LINK.
Aproveito para agradecer pelo que você tem feito por (Nicho de atuação  do Influencer).
Abraço,
SEU NOME

Fácil, né?

Mencionar nas Redes Sociais

Você também pode mencioná-los nas redes sociais:

Acabei de escrever um artigo épico sobre (assunto), em que reúno as técnicas ensinadas por @inluenciador1 e @influenciador2.

As chances de eles compartilharem este post são enormes.

3 – Fóruns e Grupos de Discussão do Facebook e LinkedIn

A maioria dos marketeiros não dão atenção aos fóruns  porque eles não são tão legais, novos e modernos como as redes sociais.

Mas quer saber? Fóruns ainda são populares….

Os fóruns de vários nichos de mercado são os raros lugares em que você vai encontrar centenas (às vezes milhares) de pessoas interessadas em um determinado tipo de assunto reunidas num único lugar.

Existe pelo menos um fórum para cada nicho…incluindo o seu.

Como Usar os Fóruns Para Aumentar as Visitas do Seu Blog

Você não pode simplesmente criar uma conta em cada forum e sair divulgando os seus links em cada tópico.

Fazer spam não vai gerar interesse real das pessoas ou vai te banir logo logo.

Mas  você também não precisa ser um participante com milhares de postagens também.

Uma conta de algumas semanas com alguns posts úteis é o suficiente.

Brian Dean apresenta como ele usou fóruns para promover um conteúdo do Backlinko (e você pode fazer a mesma coisa) e aumentar as visitas do seu blog:

Mini Estudo de Caso 3: O Fórum ideal

Primeiro, ele usou palavras chaves para achar no Google fóruns interessantes para o seu post:

  • “Palavra-chave + forum”
  • “Palavra-chave + grupo”
  • “Palavra-chave + powered by vbulletin”

Depois, ele analisou os fóruns baseado em:

a) quantas pessoas estavam online em um dado momento e

b) a atividade do fórum.

Você consegue ver isso na homepage da maioria dos fóruns:

Aumentar tráfego de visitas no blog usando fóruns de discussão

Se ele achasse um fórum que tinha centenas de pessoas online em um dado momento e MUITAS discussões ativas, ele criava uma conta.

Agora que você tem um conta, é hora de usá-la para participar das discussões e entregar muitos conteúdos de valor para a comunidade.

Não tem atalho aqui: participar e responder as perguntas das pessoas aumenta sua reputação MUITO rápido entre os usuários e moderadores.

Justamente por se tornar um membro que busca ajudar a comunidade.

Por fim, crie um tópico anunciando seu novo conteúdo.

Ele prefere copiar e colar uma pequena versão do seu post no tópico.

Dessa forma, você está providenciando um pouco de conteúdo aos usuários.

Apenas coloque um link no topo ou no final do seu post, que diz “Se você quer saber mais, clique no link para ler o post completo”, dessa forma:

Criação de backlinks que geram o interesse em fóruns de discussão

Ele fez isso algumas vezes para blog posts do Backlinko.

Esses tópicos trouxeram uma quantidade enorme de tráfego antes de ele ter um público fiel.

E eles continuam trazendo tráfego diariamente.

Grupos do Facebook e LinkedIn

A mesma estratégia acoma pode ser utilizada em grupos do Facebook e do LinkedIn.

Porém, existe uma particularidade nas redes sociais que deve ser levada em consideração para aumentar o alcance das suas publicações:

Em geral, as redes sociais não “ogstam” que você insira links externos nos seus posts. Links externos tiram os usuários das redes sociais e os levam para outros sites, o que não é muito bem visto pelos algoritmos dessas redes.

Por isso, quando você for promover os seus artigos nas redes sociais, faça isso sem informar links externos e ao final do seu post escreva: “link para o artigo está nos comentários”.

Depois de publicar o post, escreva um primeiro comentário informando o link externo para o seu post.

Compartilhar os artigos em redes sociais para atrair visitas

O próximo passo

Espero que você tenha aprendido com este post como você pode aumentar as visitas do seu blog com tráfego orgânico.

Mais importante: eu espero que você coloque essas estratégias em ação.

Quando você fizer, você vai ficar mais animado por estar publicando algo que você sabe que vai ter bons resultados.

Quer se aprofundar sobre este assunto?

Como Fazer Um Artigo Para Blog

No passo 2 deste artigo, eu escrevi sobre como você deve criar um conteúdo melhor do que seus concorrentes para aumentar as visitas do seu blog.

Eu convido você a ler também este CONTEÚDO ÉPICO sobre como fazer um artigo perfeito para blog.

Nele você vai aprender passo-a-passo como escrever um artigo que vai aumentar o tráfego no seu blog automaticamente.

Alguns tópicos do artigo são:

  • Como escolher um assunto que gera bastante interesse nas pessoas?
  • Quais são as palavras estratégicas que devem estar presentes no seu artigo?
  • A estrutura lógica que seu artigo deve ter.
  • O Método APP para escrever uma introdução que instiga o leitor.
  • Como escrever uma conclusão perfeita?
  • Como fazer uma revisão a prova de falhas.

Acesse agora:  Como Fazer Um Artigo Perfeito Para Blog


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Este artigo é inspirado no artigo “Content Marketing for SEO Tutorial: How to Generate 400,000 Targeted Visitors

18 comentários em “Como Aumentar as Visitas do seu Blog em 3 Passos”

    • Muuuuuuuuuito grande mesmo, kkkk. Eu também gostei muito deste artigo. Durante a minha pesquisa para escrevê-lo eu pude aprender muita coisa, que eu ainda não tinha visto na internet. Obrigado pelo comentário!

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    • Olá Otávio, comigo não dá pau não. Uso ela constantemente. Na verdade eu não deixo ela ativa direto, mas sim apenas quando tenho intenção de pesquisar os dados sobre os sites.

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  1. Nossa, achei que o artigo “Como fazer um artigo” já estava ótimo, mas esse aqui também tá demais. Ótimo conteúdo, vários insights. Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Eu, que estou começando agora no Marketing Digital, estou aprendendo muito.

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    • Muito obrigado por ler o artigo e pelos elogios, Celia! Se quiser acompanhar os conteúdos do Marketing Objetivo e receber informações tão valiosas quanto a deste artigo, eu sugiro duas coisas: 1 – Cadastre o seu email para receber nossas mensagens (Campos NOME e EMAIL no alto desta página) e 2 – Siga a gente nas redes sociais. Forte abraço!

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  2. Sim, estou Tentando melhorar essas Visitas Orgânicas. Acho que se eu tirar todos os Banners ele ficará mais leve e ranquear melhor no Google. Agora todo mundo só usa os Auto ads.

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    • O carregamento das páginas influencia na experiência do usuário. Quanto mais rápido seu site carregar, melhor será para o usuário. O Google irá perceber isso e favorecer o melhor posicionamento do seu site nas SERP (Search Engine Results Pages).

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