Fanpage: o Que é, Quais as Vantagens e Como Criar Uma

Fanpage do FacebookAs Fanpages (páginas de fãs) são páginas criadas no Facebook para divulgar negócios, empresas, marcas, produtos, ou qualquer organização com ou sem fins lucrativos, que desejem se relacionar com os clientes presentes na maior rede social do mundo.

É uma forma muito eficiente para você publicar conteúdo de valor para as pessoas do seu nicho de mercado, atrair público e se relacionar com ele. Tanto a sua criação, quanto as ferramentas de publicação são muito simples.

Mas por que não usar um perfil simples, para divulgar as publicações da sua empresa? O regulamento do Facebook proíbe a utilização de perfis para marcas em geral.

A sua conta pode ser suspensa, se o Facebook detectar que o seu perfil serve para promoção de algum produto ou marca. Além disso, existe um limite de 5.000 amigos por perfil, o que muitas vezes pode ser uma quantidade pequena de relacionamentos para as empresas.

Como as Fanpages Podem Ajudar o Seu Negócio Online

Vou citar algumas vantagens em usar o as páginas do Facebook para alavancar seus projetos na internet:

  • É grátis! Você não precisa gastar nada para cadastrar a sua Fanpage.
  • As Fanpages do Facebook são indexadas pelo Google. Produza conteúdo de qualidade, utilizando palavras-chave relacionadas ao seu nicho, para atrair muitas visitas orgânicas para o seu negócio. Quanto mais visitas, maiores as chances de você realizar vendas.
  • Você só pode fazer anúncios pagos ou impulsionar publicações no Facebook, se tiver uma Fanpage.
  • Você terá acesso a estatísticas e relatórios sobre os dados do seu público e de desempenho da sua Fanpage. Com isso você poderá facilmente medir a eficiência das suas postagens e o engajamento do público. Por exemplo, você conseguirá saber o sexo de quem curte mais a sua página, conseguirá saber a faixa etária de quem te acompanha, a localização geográfica, os horários de maior acesso de seus fãs, as postagens que geraram mais engajamento, a evolução do número de curtidas da página, relevância das campanhas de publicidade e estratégias, e outros.
  • Sua Fanpage estará exatamente na rede social mais acessada pelos brasileiros: o Facebook. Sua Fanpage vai conectar o seu negócio com o seu público. Você estará a poucos cliques de fazer com que as pessoas sigam a sua Fanpage.
  • Quem curte a sua página sempre irá receber o seu conteúdo em primeira mão no feed de notícias. Isso facilita muito a fidelização das pessoas que te seguem e faz com que elas confiem cada vez mais em você e no seu projeto.
  • Você cria o seu post e, em vez de publicá-lo imediatamente, pode agendá-lo para ser publicado em uma outra data. Isso é ótimo para você trabalhar o seu calendário de publicações. Se você, por exemplo, precisa fazer todos os dias ao menos um post no Facebook, você pode deixar 7 publicações agendadas para a semana e priorizar outras tarefas.
  • Se o seu conteúdo for realmente bom e entregar valor para o seu público, as pessoas vão compartilhar, curtir e comentar. Quanto mais engajamento você conseguir para os seus posts e para a sua página, você irá atrair novos seguidores. E também a sua Fanpage será considerada mais relevante pelo Facebook e consequentemente os seus algoritmos darão maior visibilidade para a sua página.
  • Você pode instalar aplicativos na sua Fanpage, como por exemplo enquetes e discussão de assuntos. Você tem ainda a possibilidade de criar aplicativos customizados.

Como Aumentar o Engajamento no Facebook

Um dos principais desafios no Facebook é conseguir o engajamento das pessoas nos seus conteúdos. O engajamento no Facebook é importante por diversos motivos, mas principalmente pelos dois abaixo:

  • Informa ao Facebook que as suas publicações são relevantes
  • Aumenta o alcance dos seus posts, atingindo mais pessoas
  • Atrai mais seguidores para a sua Fanpage.

As publicações em vídeo hoje em dia são as que geram mais engajamento no Facebook. Use isso a seu favor. Veja neste artigo as melhores formas para você aumentar o engajamento no Facebook com vídeos.

Fanpage

Primeiros Passos da Sua Fanpage

Como criar uma Fanpage? Primeiro você precisa criar uma conta no Facebook. Depois, acesse https://www.facebook.com/pages/create e siga os passos. Sua página estará criada no Facebook em poucos minutos. Sério, não tem mistério.

Dica:  Nomeie a sua Fanpage pensando no seu nicho de mercado.  Pense num nome que seja atrativo, pesquise pra saber se alguém já teve a mesma ideia  de nome e só depois crie sua Fanpage.  O Facebook te permitirá trocar o nome da sua página apenas 1 vez depois de criada. Então no total você terá apenas 2 chances para acertar o nome: o nome inicial e a sua primeira troca, se for preciso mudar.

Divulgue a Sua Fanpage

Assim que você criar a sua Fanpage, convide seus amigos do Facebook para seguirem a sua  página. Peça-os para te ajudar no começo, “gostando” e compartilhando as suas publicações.

Com o seu perfil pessoal, você poderá divulgar a sua Fanpage nos grupos nos quais você está inscrito. Mas não seja o spammer do grupo. Aproveite as oportunidades certas para promover a sua Fanpage ou divulgar as suas publicações. Por exemplo, aproveite alguns debates para indicar que na sua Fanpage existem artigos relacionados aos temas discutidos.

Você também pode criar contextos para divulgar discretamente a sua página entre os grupos. Por exemplo, crie uma postagem na sua página sobre algum assunto relevante para o grupo e, em seguida, crie um tipo de debate ou enquete baseado no artigo.

Não se esqueça de divulgar o link para a sua Fanpage em todos os seus canais de comunicação e de relacionamento com o seu público: seu blog, nas descrições dos seus vídeos do Youtube, na assinatura do seu email etc.

Siga a nossa Fanpage para receber nossos conteúdos atualizados no Facebook.

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