Infográfico: Como Fazer Um Artigo Perfeito

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Todo mundo que escreve artigos quer saber como escrever um artigo perfeito.

Do ponto de vista do leitor, um artigo perfeito deve “solucionar” um problema ou uma dúvida sua, deve ser fácil de ser entendido e não pode ser entediante.

Do nosso ponto de vista, dos autores, um armotigo perfeito é aquele que atrai visitas, retém os leitores até o final, gera engajamento nas redes sociais e que incentiva o leitor a realizar alguma ação.

Se você concorda comigo nessas definições acima, eu tenho uma boa notícia para você:

Neste infográfico você vai encontrar os 12 passos para criar um artigo, que vai atender todas as necessidades do leitor e as suas, como autor.

Como Criar Um Artigo Perfeito Para Blog - Infográfico

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Quer Saber os Detalhes Sobre Como Criar Um Artigo Para Blogs?

Você quer se aprofundar e conhecer os detalhes, os sites e as ferramentas usadas em cada um dos 12 passos?

Então, clique e leia o artigo “Como Fazer Um Artigo Perfeito Para Blog“.


Transcrição do Infográfico:

Como Criar um Artigo Perfeito em Apenas 12 Passos

Passo 1 – Defina o seu Avatar

Conheça o seu avatar e entenda os seus interesses, medos e desejos.

Pesquise

  • Suas interações nas redes sociais, em grupos e em fóruns de discussão.
  • Suas questões no Yahoo Respostas e no Reclame Aqui
  • Seus comentários em artigos “concorrentes” e em vídeos do Youtube.

Passo 2 – O Assunto

Escreva sobre os assuntos mais relevantes para o seu Avatar e com a maior quantidade de pesquisas mensais no Google.

Use o Planejador de Palavras-Chave do Google.

https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Passo 3 – Palavra-Chave

A palavra-chave do seu artigo deve ser a cominação entre as palavras mais pesquisadas no Google e com menor dificuldade na Moz.

Use o Planejador do Google e a Moz.

Passo 4 – Espione os seus concorrentes

1 – Pesquise no Google pela palavra-chave principal do seu artigo
2 – Analise os 10 primeiros resultados concorrentes

O que analisar no conteúdo concorrente?

  • Título da página
  • Descriação da página
  • URL da Página
  • Subtítulos nos textos
  • Alt tag das imagens
  • Links externos
  • Textos em negrito
  • Quantidade de caracteres

Identifique pontos fracos e fortes dos concorrentes.
Reúna informações para superar em qualidade e abrangência todos os conteúdos concorrentes.

Passo 5 – Planejamento

Processe as informações levantadas durante a pesquisa dos concorrentes.

Defina o que será aproveitado e o que deve ser descartado.

Passo 6 – A Estrutura do Artigo

1 – Escreva todos os títulos e subtítulos na ordem em que serão apresentados no artigo.
2 – Escreva um breve resumo do conteúdo que deverá ser abordado abaixo de cada título ou subtítulo.
3 – Anote também as imagens, exemplos, listas e dados de pesquisas que você irá usar em cada seção.

Objetivos

Registrar os assuntos-chave que devem ser desenvolvidos.

Verificar se o artigo oferece uma ordem lógica e compreensível de apresentação assunstos.

Passo 7 – O Título Atraente

O título é o elemento que desperta o maior interesse das pessoas, quando pesquisam no Google.

Dicas Para Um Título Perfeito

  • Conter a palavra-chave
  • Ter no máximo 60 caracteres
  • Transparecer o assunto do artigo
  • Provocar desejo ou curiosidade
  • Mencionar o benefício que o artigo oferece
  • Usar palavras poderosas (ex: Perfeito, Exclusivo,Definitivo)

Passo 8 – A Introdução

Utilize o Método APP

Agree (Concordar)
Promisse (Prometer)
Preview (Apresentar)

Inicie a introdução com uma ideia ou conceito que o leitor irá concordar.

Prometa que os problemas do leitor podem ser resolvidos.

Informe claramente o que o leitor irá encontrar no seu artigo.

Passo 9 – O Corpo do Texto

  • Use a palavra-chave principal ao longo do texto.
  • Use variações da palavra-chave também.
  • Use palavras do campo semântico do seu tema.
  • Use muitas imagens para ilustrar o seu texto.
  • Escreva Alt text nas imagens usando a sua palavra-chave.
  • Escreva frases curtas com até 20 palavras.
  • Mantenha os parágrafos com até 4 linhas.
  • Use listas <UL> ou <OL>.
  • Use negrito para chamar a atenção.
  • Insira pelo menos 3 links externos.

Passo 10 – Conclusão Grand Finale

  • Reapresente os desafios propostos na introdução.
  • Mostre como o artigo ofereceu solução para os desafios do leitor.
  • Ofereça ações para o leitor: compartilhar, se inscrever, comentar, saber mais…

Passo 11 – A Meta Description

É o segundo elemento que mais desperta o interesse das pessoas pelo seu artigo no Google.

  • O conteúdo deve ter no máximo 320 caracteres.
  • Resuma o conteúdo que o leitor irá encontrar no seu artigo.
  • Insira uma pergunta em que a resposta do usuário seja “sim’.
  • Use a palavra-chave pelo menos uma vez no seu conteúdo.

Passo 12 – Revisão à Prova de Falhas

  • Peça que outra pessoa leia o seu texto.
  • Copie o artigo em um editor de textos com correção ortográfica.
  • Leia em voz alta e identifique trechos que precisam ser melhorados.
  • Revise o seu artigo dois ou três dias depois de revisar os pontos acima.

Conheça outras dicas sobre como escrever um artigo perfeito em https://marketingobjetivo.com.br/como-fazer-um-artigo-perfeito

Infográfico desenvolvido por Marketing Objetivo


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2 Resultados

  1. Alessandra disse:

    Que legal esse infográfico! Salvei! E compartilhei ; )

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