Marketing no LinkedIn: 8 Táticas Poderosas para alavancar as vendas B2B

Marketing no LinkedIn

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é que ele oferece possibilidades de você se comunicar em canais bem segmentados, com audiências específicas para diferentes tipos de negócios.

O LinkedIn é um dos maiores exemplos de segmentação de audiência.

A rede é focada em relacionamentos profissionais e, portanto, muito indicada para o marketing B2B, ou seja, focado em vendas para outras empresas.

Por isso, se os clientes do seu negócio são empresas, me acompanhe até o final deste artigo para você conhecer todas as táticas mais poderosas de marketing no linkedin.

Ao final deste conteúdo você vai estar sabendo como divulgar no LinkedIn os seus produtos e serviços de diversas formas, abrindo diferentes frentes de captação de novos contatos (e leads).

Vale ressaltar que algumas dicas que apresentarei neste artigo podem ser usadas também para o seu marketing pessoal no LinkedIn.

O que você vai ver neste post?

Por que Investir em Marketing no LinkedIn?

No LinkedIn você consegue identificar e alcançar os tomadores de decisão das empresas com muito mais precisão do que em outras redes sociais.

De fato, a qualificação do público no LinkedIn se traduz em números.

A HubSpot realizou um estudo e constatou que o tráfego do LinkedIn teve a maior taxa de conversão de visitantes para Leads, quando comparada com Facebook e Twitter.

A taxa de conversão na rede profissional foi de 2,74%, mais de 3 vezes a taxa do Twitter (0.69%) e do Facebook (0.77 %).

marketing no linkedin

Além disso, somente no Brasil existem mais de 41milhões de usuários no LinkedIn.

Marketing no LinkedIn: Perfil Pessoal ou Company Page?

Se você não sabe se deve investir em estratégias de Marketing no Linkedin usando o seu perfil pessoal, ou através da Company Page da sua empresa, saiba que cada uma dessas opções têm as suas vantagens:

  • Através do seu perfil pessoal você pode escrever artigos. Já a Company Page não oferece essa funcionalidade. Artigos são vantajosos porque, além de oferecerem mais recursos para as suas publicações, eles ficam em destaque no seu perfil e ajudam a fortalecer a sua autoridade na sua área de atuação. Falarei mais sobre isso adiante.
  • Através da sua Company Page você pode promover os seus posts, enquanto no seu perfil pessoal você não pode. Posts promovidos são vantajosos por atingirem com mais facilidade pessoas que não estão na sua rede.

Para aproveitar todos os recursos da melhor maneira possível, o ideal é que você use tanto o seu perfil pessoal, quanto a sua Company Page para promover o seu negócio.

1 – O Seu Perfil é o Primeiro Passo da Sua Estratégia de Marketing no LinkedIn

Por mais que você represente uma empresa e que o interlocutor seja representante da empresa prospectada, no final das contas pessoas compram de pessoas.

Uma das bases para o marketing no LinkedIn bem feito é conquistar o status de perfil “Campeão”. 

Para transformar o seu perfil em “Campeão”, você precisa:

  • Ter uma foto. Veja no PhotoFeeler se a sua foto transmite uma boa impressão.
  • Informar o seu cargo / posição atual.
  • Informar o seu Setor e o seu CEP.
  • Preencher pelo menos 2 posições de trabalho anteriores à atual, com as suas devidas descrições.
  • Preencher sua Formação Acadêmica.
  • Adicionar pelo menos 5 competências.
  • Preencher a seção Resumo.
  • Ter pelo menos 50 conexões.

Simples, não?

Então, não espere mais e torne-se um “Campeão” no LinkedIn agora mesmo.

Isso vai te ajudar absurdamente a aparecer de uma forma mais frequente e em posições mais próximas do topo nas pesquisas feitas no Linkedin.

Se você não sabe como visualizar se o seu perfil já é ou não “Campeão”, clique aqui.

Perfil campeão no Linkedin

2 – O Seu Cartão de Visitas

Três pontos são cruciais para o seu Marketing no Linkedin: foto de perfil, foto de capa e título. Em conjunto, esses três formam o seu cartão de visitas no LinkedIn.

Capriche no seu cartão de visitas, seguindo essas dicas:

  • Escolha fotos que representem bem a imagem profissional que você procura transmitir.
  • Invista em em fotos interessantes e com alta definição.
  • Na foto de perfil sempre apresente o seu rosto.
  • O seu título deve resumir brevemente o seu cargo, para permitir que os clientes e parceiros o encontrem.
  • Abaixo do seu título, descreva brevemente a sua experiência profissional e, se você tiver um site ou blog, informe a URL dele no campo “Resumo”.
  • Destaque os serviços que você oferece ou pode realizar.
Serviços em destaque no Linkedin.

Sobre o título do seu perfil

O seu título (headline) no Linkedin, além de ser um elemento importante para conter palavras-chave estratégicas da sua área de atuação, deve apresentar com clareza a sua PROPOSTA DE VALOR.

Na hora de pensar no seu título, além das palavras-chave, pense na resposta para a seguinte pergunta: “Qual o valor que você ou o seu negócio agregaria a sua rede de contatos?”

Pense nisso de forma bem estratégia, pois além do seu perfil, o seu título também é exibido em CADA COMENTÁRIO SEU na rede.

Imagine poder reforçar em cada comentário, de forma indireta, através do seu título, o que você faz e o valor que o seu negócio gera.

A importância do Título (headline) no Linkedin.

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3 – Escreva Artigos

Link para publicar artigos no linkedin

Escreva artigos e publique no LinkedIn.

Os artigos são diferentes dos posts no feed do LinkedIn:

  • Os conteúdos dos artigos podem ser mais longos e ter mais elementos (imagens, links, formatação etc) do que os posts do feed.
  • Seus artigos ficam ficam visíveis e em destaque para visitantes do seu perfil.
Marketing no LinkedIn - Escreva Artigos no Pulse

Os artigos são uma excelente forma de exibir o seu trabalho e fortalecer a sua autoridade sobre um assunto.

Crie artigos relevantes para a sua audiência e, caso eles se interessem em acessar o seu perfil, poderão encontrar os outros conteúdos de valor que você publicou.

Leia o tutorial do LinkedIn sobre como publicar artigos na rede.

E veja aqui como criar artigos que atraem potenciais clientes.

Atraia os Leitores do Pulse Para o Seu Site

Publique seus artigos no Pulse, mas lembre-se de tentar atrair a sua audiência para o site da sua empresa.

Por quê?

Primeiro, porque no seu site você tem mais flexibilidade e mais ferramentas para direcionar o seu prospect no seu funil de vendas (iscas digitais, call to actions, formulários de captura de emails, pop ups, etc).

Segundo, porque assim como já ocorreu com o algoritmo do Facebook, as regras dessa rede social podem mudar a qualquer momento.

Dependendo do tipo de mudança, você pode ver os resultados dos seus investimentos em Marketing no LinkedIn despencarem subitamente.

Como direcionar os leitores para o seu site?

  • Escreva um resumo do seu artigo no LinkedIn e faça chamadas, com uso de imagens ou vídeos, para o conteúdo completo publicado no site da empresa.
  • Publique o seu artigo primeiramente no seu site e, depois de uma semana, copie o conteúdo integralmente no LinkedIn, informando no início e no final do texto o link para o artigo original no blog. Eu usei essa estratégia neste artigo sobre como escrever artigos perfeitos. O prazo de uma semana entre a publicação original e a sua cópia no LinkedIn serve para garantir que o Google não vai “entender” que o conteúdo do site é cópia do conteúdo do LinkedIn, mas sim o contrário.
  • Quando publicar artigos no Pulse, assegure-se de inserir pelo menos um link externo para um conteúdo publicado no seu site ou blog relacionado ao mesmo tema.

Hash Tags

Marketing no LinkedIn - Hashtags

Adicione Hash Tags ao seu artigo antes de publicá-lo, para ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo.

As Hash Tags  no LinkedIn têm os mesmos objetivos das outras redes sociais, mas funcionam de forma um pouco diferente.

No LinkedIn as Hash Tags devem ser inseridas na “primeira” publicação do artigo e não podem ser editadas depois que o artigo já está publicado.

Além disso, as Hash Tags ficam “escondidas” e não são apresentadas junto ao artigo publicado.

Vale ressaltar que o seu perfil precisa ser público e visível para que todos possam encontrar seu conteúdo através das hashtags.

Veja mais dicas sobre as Hash Tags neste conteúdo do próprio LinkedIn.

Conteúdo Pessoal e Storytelling

Por incrível que pareça, uma das maiores críticas em relação ao uso do LinkedIn é uma das maiores chaves para gerar engajamento.

Conteúdos pessoais e no formato de storytelling ajudam a gerar conteúdos virais e engajamento.

Você não precisa fazer uma comunicação engessada e fria, porque está publicando conteúdo numa rede social B2B.

Criatividade e até uma certa dose de humor podem contribuir para você alcançar mais pessoas com suas publicações no LinkedIn.

Matheus de Souza em 2016 foi considerado pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede.

A grande maioria dos seus artigos sempre tiveram tom pessoal ou foram criados em formato de storytelling.

No momento em que escrevo este artigo, o rapaz tem mais de  92.922 seguidores

Por sinal, ele oferece um curso de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn, em que ensina os seus segredos para se tornar uma autoridade no LinkedIn.

Marketing no Linkedin com Matheus de Souza

Por mais que o LinkedIn seja uma rede profissional, no final das contas ninguém quer fazer negócios com um estranho, mas com alguém conhecido e de confiança.

E os indivíduos confiam em pessoas com as quais se identificam e tenham características em comum.

4 – Publique no Feed

Atualize regularmente o seu feed.

Se possível, publique novos conteúdos todos os dias.

De acordo com o próprio LinkedIn, quando você publica 20 posts por mês, você alcança 60% da sua audiência.

Quanto mais você escrever, mais frequente será a exposição dos seus posts para as suas conexões e seguidores.

Você acha que não tem tanto assunto para publicar?

  • Escreva sobre as suas experiências profissionais.
  • Divulgue os resultados do seu trabalho.
  • Comente notícias sobre a sua área de atuação.
  • Compartilhe posts de outras pessoas da sua área de atuação.
  • Compartilhe aprendizados.
  • Reproduza trechos de resumos de livros e filmes relevantes para as suas conexões e seguidores.
  • Resuma pontos principais dos eventos dos quais você participou.
  • Divulgue fotos do seu ambiente de trabalho.
  • Publique fotos com seus clientes, parceiros e influencers.
  • Divulgue fotos de você participando de eventos e dando palestras.

Evite Colocar Links nas Publicações do Feed

Posts com links possuem um alcance bem inferior aos posts “sem links”.

Portanto, quando você escrever um post e precisar referenciar algum link externo, escreva “O link está no primeiro comentário” e, depois de publicar o post, informe o link externo no primeiro comentário.

Chame a Atenção nas Primeiras Linhas

Você já reparou que as mensagens longas publicadas por outras pessoas aparecem cortadas no seu feed?

Por esse motivo, use as duas primeiras linhas do seu post para gerar curiosidade ou interesse nos leitores.

O seu objetivo deve ser o de fazer eles clicarem sobre o “…visualizar mais.”

Mencione os Digital Influencers

Quando escrever um conteúdo que for relevante para os influenciadores, marque eles na sua publicação, pedindo a sua opinião ou apenas referenciando eles mesmo.

Se algum influencer marcar que gostou, comentar ou compartilhar o seu post, o alcance dele irá aumentar bastante.

Tome cuidado apenas para não abusar dessa estratégia, para não perder credibilidade com os influencers.

Incentive Comentários

O LinkedIn é uma plataforma social, o que faz dela um ambiente perfeito para discussões.

Certifique-se de incentivar as pessoas a comentarem nos seus posts.

A melhor maneira de conseguir isso é inserindo uma pergunta em cada post.

O algoritmo do feed dá muita importância para os comentários, então você não deve querer que as pessoas apenas “gostem” dos seus posts.

Assegure-se de que seu conteúdo seja “construído” para ser o início de uma conversa e, ao final, passe a palavra para a sua audiência.

5 – Networking – Seja um Usuário Ativo

No LinkedIn você tem uma oportunidade única de conhecer novas pessoas.

Isso pode te dar acesso a novos parceiros de negócio e potenciais clientes.

Veja neste outro artigo dicas práticas sobre como se conectar com potenciais clientes no linkedin.

Aumente a sua rede de contatos sendo um usuário bem ativo.

Social Selling Index – Indicadores do seu marketing no linkedin

Se você tem dúvidas sobre a eficácia das atividades na rede social para construção de networking, saiba que no linkedin existe o Social Selling Index.

O que Social Selling Index?

O SSI é uma nota que reflete o seu marketing pessoal no Linkedin, considerando as suas atividades e interações na rede. Seu Índice de Vendas Sociais (SSI) calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança.

Este índex gera uma nota para cada usuário e é com base nela que o Linkedin aumenta o alcance dos seus conteúdos (apresentando-os para mais pessoas) e mostra o seu perfil em mais resultados de pesquisa.

Quanto mais alta for a sua nota no SSI, mais “visto” será o seu perfil.

Quer saber AGORA como está a sua NOTA DE SSI no Linkedin?
Clique aqui para acessar o seu SSI
Você precisa estar logado no Linkedin.

Então, para aumentar o seu SSI, siga as recomendações:

  • Quando vir alguma publicação interessante, não deixe de interagir. Mostre que você gostou e deixe seus comentários.
  • Curta os comentários de outros participantes.
  • Responda todos os comentários feitos sobre os seus posts.
  • E, novamente, seja ativo publicando posts frequentemente no feed.

Dessa forma você estará cada vez mais presente nos feeds das pessoas e se aproximando ainda mais delas.

E o algoritmo do LinkedIn entende exatamente dessa forma: a sua conexão é “mais próxima” com as pessoas com as quais você interagiu e estará mais “propenso” a apresentar as atualizações do seu feed para elas.

Em outro artigo eu já abordei a importância de estar se comunicando frequentemente com a sua audiência para a construção da sua autoridade. Confere lá.

6 – Grupos de Discussão

Marketing no LinkedIn - Grupos de Discussão

Os grupos de discussão são super estratégicos para o marketing no LinkedIn, pois neles você tem a chance de:

  • Interagir com mais pessoas do seu público-alvo.
  • Aumentar o alcance dos seus posts e artigos.
  • Gerar mais engajamento nas suas publicações.
  • Aumentar a sua autoridade nas temáticas relacionadas ao seu nicho de mercado.

Quem quer divulgar seu conteúdo para conquistar mais leads no LinkedIn precisa estar presente nos grupos relacionados ao seu mercado de atuação.

Em um grupo de discussão você pode divulgar seus posts, debater e mostrar a sua autoridade sobre os assuntos relacionados ao seu nicho.

Nesse contexto, é possível gerar o engajamento dos tomadores de decisão das empresas, que também estão participando do grupo para se atualizarem sobre o mercado em questão.

As discussões mais populares de um grupo geralmente recebem mais visibilidade e ficam no topo da página do grupo.

Contribuir com esses tópicos em destaque é uma boa forma de ficar em evidência.

7 – Company Page

A sua empresa precisa ter uma Company Page no LinkedIn.

Caso ainda não tenha uma empresa constituída, sua Company Page pode ser sobre o seu blog ou site.

Crie uma página forte no LinkedIn, com bastante conteúdo de alto valor e frequentemente atualizada.

Desta forma, quando a sua página for descoberta na plataforma, seus prospects já estarão previamente “comprados” em relação à sua empresa e seus produtos, antes mesmo de entrarem em contato com a sua equipe de vendas.

Além disso, veja abaixo outras funcionalidades e vantagens que o LinkedIn oferece para as Company Pages.

Criar ShowCase

É possível divulgar os produtos e serviços oferecidos por você ou pela sua empresa, criando Show Cases na Company Page do LinkedIn.

Show Cases são “páginas de vitrine” para diferentes conteúdos de uma mesma empresa.

Para quem tem mais de uma linha de produtos ou oferece diferentes serviços, essa é uma maneira para segmentar melhor o que sua empresa oferece.

E para o público a grande vantagem é poder seguir apenas os conteúdos que o interessam.

Uma das grandes vantagens dos Show Cases é que no momento de postar uma atualização nessas páginas, o conteúdo pode ser segmentado para públicos específicos entre os seguidores dela.

Veja neste artigo como criar um Show Case no LinkedIn.

SEO na sua Company Page

Sua Company Page pode desempenhar um papel importante em sua estratégia de SEO.

Use as palavras-chave certas e foque o seu conteúdo para o seu público-alvo, pois as Company Pages são indexadas pelo Google.

Além do Google, se a sua Company Page está bem preenchida, descrita de forma concisa e com palavras-chave, você aumenta as chances de ser encontrado nas pesquisas do próprio LinkedIn.

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Anúncios do LinkedIn

A Company Page permite você criar posts anúncios pagos para promover o seu conteúdo.

Com a oportunidade de segmentar muito mais o público do que em outras redes sociais, os anúncios no LinkedIn podem levar tráfego de qualidade para o seu site e gerar leads numa velocidade maior.

Marketing no LinkedIn

Veja aqui um tutorial sobre como criar anúncios no LinkedIn.

Estratégia de Vendas Através da Company Page

Assim como em outras redes sociais, uma boa estratégia de comunicação no LinkedIn é a publicação de conteúdos na proporção de 5 para 1.

Publique 1 post com estratégias de vendas a cada 5 posts com conteúdos de real valor para a sua audiência, que devem ser relacionados à sua empresa: artigo do seu blog, notícias sobre a empresa, participações em eventos, etc.

Se você publicar muitos conteúdos de vendas, é bem provável que o número de seguidores da sua página comece a diminuir.

Então, se você quer usar o LinkedIn para aumentar as vendas do seu negócio, publique seus conteúdos de vendas de forma moderada.

E, não se esqueça de colocar em prática esta dica bônus:

Para aumentar o alcance dos seus posts e fazer com que mais pessoas leiam os novos conteúdos da sua Company Page, use o seu perfil pessoal para compartilhar cada nova atualização.

Métricas do LinkedIn

O Analytics do LinkedIn pode oferecer insights muito interessantes!

Além de você poder ver a performance das suas publicações (impressões, cliques etc), você também pode ver dados demográficos dos seus visitantes e seguidores.

Isso pode te ajudar bastante a identificar os tipos de posts que trazem melhores resultados para o seu negócio, bem como obter maior precisão sobre o perfil do seu público.

Marketing no Linkedin - Métricas Demográficas
Marketing no Linkedin - Métricas de Performance

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8 – Divulgue o seu LinkedIn

Não adianta nada você ter uma boa estratégia de marketing no LinkedIn, se a sua audiência não souber que você está presente nele.

Divulgue o seu perfil e a sua Company Page no seusite e nas demais redes sociais.

No site da sua empresa, especificamente, você pode conquistar novos seguidores no LinkedIn através de botões sociais.

Há diversos plugins que podem ser inseridos no seu site ou blog que levem o seu usuário a seguir a sua página no LinkedIn.

Dicas de Especialista Sobre Captação de Leads e Vendas no Linkedin

Neste vídeo, Ricardo Jordão Magalhaes ensina de forma bem divertida e prática como gerar leads, clientes e vendas com o LinkedIn.

Conclusão

Aplique essas dicas e comece a ver os resultados em pouco tempo.

Se você quiser saber como o Marketing Objetivo pode melhorar a sua estratégia de Marketing no LinkedIn, entre em contato conosco.

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Marketing no Linkedin – Perguntas Frequentes

Como fazer marketing no linkedin?

O Social Selling no Linkedin é feito com base em 3 pilares: tenha um perfil estrategicamente preenchido e atualizado; gere conteúdo de qualidade em artigos, posts e comentários; e faça networking estrategicamente, se aproximando de potenciais clientes e parceiros. Saiba aqui como fazer marketing no linkedin.

Vale a pena investir em marketing no Linkedin?

Se os seus clientes são empresas, o Linkedin é muito indicado para o marketing B2B, pois é uma rede focada em relacionamentos profissionais. A HubSpot realizou um estudo e constatou que o tráfego do LinkedIn teve a maior taxa de conversão de visitantes para Leads, quando comparada com Facebook e Twitter. A taxa de conversão na rede profissional foi de 2,74%, mais de 3 vezes a taxa do Twitter (0.69%) e do Facebook (0.77 %). Além disso, só no Brasil existem mais de 41milhões de usuários no LinkedIn.

O que é Social Selling Index?

O SSI é uma nota que reflete o seu marketing pessoal no Linkedin, considerando as suas atividades e interações na rede. Seu Índice de Vendas Sociais (SSI) calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança. Veja neste artigo qual é o SSI do seu perfil no Linkedin.

8 comentários em “Marketing no LinkedIn: 8 Táticas Poderosas para alavancar as vendas B2B”

    • Olá Cissao, tudo bem? Não é possível adicionar Hashtags nos posts do seu feed pessoal. As Hashtags no LinkedIn somente podem ser usadas nas publicações de artigos.

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