Ebook Guia do Negócio Online:

Programas de Afiliados: tudo que você precisa saber

Compartilhe

Programas de Afiliados
Cada vez mais pessoas descobrem o Empreendedorismo Digital e percebem que tem muita gente começando a ganhar dinheiro na internet com programas de afiliados. Quando essa ficha cai, as pessoas começam a sondar como elas poderiam ganhar dinheiro também. E aí o Google e o Youtube apresentam uma quantidade enorme de informações e opiniões sobre diferentes programas de afiliados, que nos confundem mais do que ajudam, não é mesmo?

Neste artigo eu vou apresentar os principais pontos para você entender de vez os programas de afiliação. A minha intenção é que, ao final da sua leitura, você seja capaz de identificar como poderia ter uma renda extra ou criar um negócio na internet para trabalhar em casa como afiliado.

Explicarei o que é afiliação, o que são os programas de afiliados, como eles funcionam, como trabalhar como afiliado e (claro!) como ganhar dinheiro como afiliado.

Qual é o Significado de Afiliação?

Segundo o dicionário, o significado de afiliação é:  ato ou efeito de afiliar, de agregar a uma corporação.

No Marketing de Afiliados, a afiliação é a relação comercial entre uma pessoa que promove os produtos ou serviços de outra pessoa ou empresa e recebe comissões de acordo com objetivos atingidos. Ficou meio vago, né?  Veja alguns exemplos:

  • João divulga produtos da Empresa Acme e recebe comissões sobre vendas realizadas.
  • Ana divulga os serviços da Empresa Inc e recebe um valor fixo sobre cada pessoa que se cadastra no site da empresa.
  • Lucas promove os produtos criados por Mariana e ganha comissões sobre vendas realizadas.

Nos exemplos acima, todas as pessoas que promovem os produtos ou serviços são chamados afiliados. E as pessoas que produzem os produtos ou os serviços que estão sendo oferecidos são os produtores.

O Que São os Programas de Afiliados?

Programas de AfiliadosProgramas de afiliados são as plataformas em que são acordadas e controladas as parcerias entre afiliados e produtores. São plataformas que unem o afiliado ao produtor,  facilitando pagamento, comunicação e oferecendo garantias entre as partes.

Nas plataformas os produtores expõem os produtos ou serviços disponíveis para afiliações. Apresentam também os termos e condições da sua proposta de parceria, principalmente as políticas de remuneração e de divulgação.

Do outro lado, os afiliados conhecem diferentes produtos e marcas disponíveis nas plataformas, analisam os termos de parceria propostos pelos produtores e solicitam afiliações aos produtos que mais lhe interessarem.

Hoje em dia existe uma boa quantidade de plataformas que fazem os controles da relação entre afiliados e produtores. Elas controlam, por exemplo:

  • Quem é afiliado de qual produtor.
  • Quais objetivos comerciais devem ser atingidos pelos afiliados.
  • Quais objetivos foram alcançados pelos afiliados.
  • Quais os valores de comissões que os produtores devem pagar aos afiliados.
  • Se as comissões foram pagas ou não.

Uma vez estabelecida a parceria entre produtores e afiliados, os afiliados podem começar a divulgar os produtos. A partir deste ponto as plataformas de afiliação ficam responsáveis por:

  • Identificar os cliques recebidos nos materiais de divulgação dos afiliados.
  • Registrar os objetivos cumpridos pelos afiliados (vendas realizadas, cliques nos materiais, inscrições no site do produtor etc).
  • Calcular as comissões dos afiliados.
  • Oferecer meios para que os afiliados possam sacar as suas comissões.

Vantagens dos Programas de Afiliados

Embora a ideia de programas de afiliação seja antiga, ela nunca esteve tão popular quanto hoje em dia. Na década de 90 já existiam alguns programas disponíveis na internet. A Amazon, por exemplo, foi uma das pioneiras em afiliação no e-commerce.

Porém o avanço das tecnologias e o surgimento das redes sociais foram os principais responsáveis pela popularização dos programas de afiliados.

Produtores e empreendedores começaram a perceber vantagens neste tipo de relação comercial.

Vantagens dos programas de afiliados para os Produtores

  • Multiplicação dos canais de divulgação e vendas
  • Pagamento de comissões somente sobre objetivos cumpridos

Vantagens dos programas de afiliados para os Afiliados

  • Alternativa confiável e para ganhar dinheiro na internet
  • Baixo investimento para começar um negócio online.

O crescente número de afiliados na internet oferece vantagens também para os clientes. Os consumidores conseguem obter mais informações sobre os produtos ou serviços em diferentes canais de vendas e podem fazer compras mais assertivas.

Formas de Remuneração dos Programas de Afiliados

Nesta parceria os afiliados são remunerados somente se os objetivos estabelecidos na parceria forem atingidos. Os objetivos mais comuns são:

  • Vendas do produto ou serviço do produtor.
  • Geração de leads (pessoas cadastradas no site do produtor).
  • Cliques que direcionam visitas para o site do produtor.

Existem outros objetivos além desses e cada objetivo é conhecido por uma nomenclatura específica. Conheça cada um deles:

Custo por venda (CPV) – Neste tipo de programa, o afiliado recebe comissão toda vez que for realizada uma venda a partir do seu link de divulgação do produto ou serviço.

Custo por clique (CPC) – Nesta modalidade, o afiliado é remunerado se os usuários clicarem no link, banner ou qualquer outra publicidade que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais.

Custo por mil impressões (CPM) – Neste formato, o anunciante paga um valor fixo para o afiliado, quando o banner publicitário veiculado no blog, site ou rede social do afiliado alcança mil visualizações.

Custo por ação (CPA) – Neste modelo, o afiliado é remunerado toda vez que alguém clicar na publicidade e realizar alguma ação posterior na página de destino do anúncio. Esta ação pode ser o preenchimento de um cadastro ou a solicitação de uma proposta, por exemplo.

Custo por lead (CPL) –  O CPL se trata da remuneração por uma ação específica: o preenchimento de um breve cadastro do usuário no site dos produtores. Muito utilizado para aumentar a base de interessados pelo produto ou serviço oferecido por um anunciante.

Como Trabalhar Como Afiliado

Um bom afiliado precisa entender bem o público para o qual ele promoverá o produto (ou serviço). E também precisa conhecer bem o produto promovido. Só assim ele conseguirá conectar realmente um ao outro.

Dito isso, os passos para você trabalhar como afiliado e realmente conseguir ganhar dinheiro na internet são:

1 – Definir o Nicho de Mercado

O seu nicho de mercado determina o público para o qual você falará. Aprenda como escolher o nicho de mercado certo para o seu produto.

Nicho de mercado é um segmento de mercado com particularidades próprias e um público com perfil e interesses semelhantes. É a partir da definição de um nicho que você poderá identificar as maiores necessidades desse mercado e como você poderá atender com os seus produtos promovidos.

Alguns exemplos de nichos:

  • Pessoas que querem emagrecer
  • Pessoas que querem aprender a jogar Poker
  • Pessoas que querem passar em concursos públicos

Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre nichos de mercado:

Saiba mais sobre as ferramentas KeyWord Planner e Uber Suggest apresentadas no vídeo.  Veja também como as palavras-chave podem te ajudar a medir a demanda por determinados assuntos na internet.

Neste excelente artigo eu apresento todos os passos para você encontrar um nicho de mercado lucrativo e inexplorado!

2 – Definir sua Persona

Personas ou avatares são a síntese do seu consumidor ideal . São personagens semi-fictícios criados com base em pesquisas de pessoas reais. Elas auxiliam a tomada de decisões de marketing e representam quem é seu comprador real.

Quando você define a sua persona, você consegue direcionar melhor o seu marketing e obter mais resultados em vendas. Por exemplo, algumas questões que a definição da sua persona podem resolver são:

  • Quais são os obstáculos que podem impedir a minha persona de comprar meus produtos?
  • Quais são os resultados ou benefícios que a minha persona busca?
  • Minha comunicação deve ser formal, informal ou com linguagem técnica?
  • Em quais redes sociais a minha persona está?
  • A minha persona costuma comprar por impulso ou planeja as suas compras?

3 – Escolher o Programa de Afiliado

Conhecer as características e necessidades da sua persona será fundamental para escolher os produtos adequado para ela.

Portanto, ao escolher um programa de afiliado, você deve verificar se o programa oferece os produtos que você precisa promover.

Além disso, antes de se cadastrar em uma plataforma de afiliação, pesquise as avaliações de outros afiliados em grupos de discussão do Facebook e procure saber se existem reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Existem diversos programas de afiliados disponíveis na internet. Alguns oferecem produtos físicos, outros somente produtos digitais. Vamos conhecer alguns deles.

Top Programas de Afiliação

  • Hotmart
    É um programa em que você encontra diversos produtos digitais e pode promovê-los no seu blog ou nas redes sociais. Para cada venda indicada, você ganha uma comissão (normalmente fixa) fornecida pelo criador do produto e garantida pela plataforma.
  • Eduzz
    A Eduzz é uma concorrente da Hotmart e vem ganhando espaço no mercado de afiliados e produtores. Ela vem se destacando principalmente pela transparência com a qual lida com seus parceiros de negócios.
  • Monetizze
    Outra concorrente da Eduzz e Hotmart.
  • Poker Stars Partners
    A maior sala de poker online do mundo oferece comissões sobre receita gerada pelos jogadores. As comissões podem chegar até a 35% do valor gerado pelos jogadores indicados pelo afiliado.
  • Awin
    Neste programa você ganha comissão por vendas de produtos físicos. Entre os produtores e anunciantes disponíveis neste programa estão Submarino, Americanas, Netshoes eWalmart.
  • Lomadee
    Esse programa oferece opções de remuneração por clique e comissão por vendas de produtos físicos. Nessa plataforma existe uma quantidade muito grande de anunciantes e por lá você encontra PontoFrio.com, Extra, Centauro e Nike.
  • Afilio
    É um programa parecido com Lomadee e Awin. Porém, existem alguns anunciantes que estão no Afilio e não estão no Lomadee e Awin. Algumas marcas que você encontra nesse programa são: CVC, Boticário, GOL e OLX.
  • Associados Amazon
    Amazon possui um programa de afiliado próprio em que o associado pode escolher quaisquer produtos da sua loja para promover. Vale lembrar que agora a Amazon não vende apenas livros. As comissões oferecidas pela Amazon podem chegar até a 9% do valor da venda.
  • Hot Words
    Programa que oferece diversos modelos de publicidade e que paga comissão conforme a quantidade de cliques e impressões das publicidades veiculadas no seu site ou blog. Oferece modelos de publicidade diferenciados e, por isso, é uma boa escolha para dar um “up” nas publicidades do seu site;
  • Curso 24hrs
    É um programa de afiliados baseado nos cursos oferecidos pela Curso 24hrs. Neste site são vendidos cursos de diversas áreas de conhecimento, como Administração, Comunicação e Marketing, Contabilidade, etc. Cada vez que um dos seus visitantes visitar o Cursos 24 Horas e decidir fazer algum curso, você recebe uma comissão.

Como você pode ver, existem programas de afiliados que oferecem produtos e serviços bastantes distintos: produtos digitais, cursos online, produtos físicos, publicidade online e jogos online. As oportunidades de afiliação vão muito além disso.

Para encontrar outros programas de afiliados, você pode pesquisar por “Affiliate Program” ou “Programa de Afiliados” no Google.

Dica: Ao visitar um site que ofereça produtos e serviços, você pode também verificar se no rodapé da página ou na área de “Contato” existem links para “Programa de Parceiros” ou “Programa de Afiliados”.

4 – Escolher o Produto Adequado

Para se tornar um Afiliado de sucesso você precisa escolher os produtos adequados para a sua audiência. Imagine que você tenha um site sobre musculação. Será que a sua persona teria interesse em um produto sobre receitas de bolos de chocolate no pote?

Os seus reviews sobre os produtos precisam ajudar os usuários a resolverem suas necessidades e problemas,  caso contrário dificilmente você conseguirá gerar receita.

O ideal é que você conheça bem o produto antes de promovê-lo, para passar mais segurança e credibilidade na sua divulgação. Antes de se afiliar a um produto, pesquise informações sobre ele, verifique a satisfação dos outros consumidores e, se for possível, teste você uma amostra do produto.

5 – Divulgar o Produto

Programas de AfilidosVocê pode divulgar o seu produto em diferentes canais:

> Seu site ou Blog
> Redes Sociais
> Email Marketing

Você poderá promover o produto com tráfego pago ou em estratégia orgânica:

Tráfego Pago – A publicidade paga é um caminho mais rápido para você para alcançar a sua persona. Nessa estratégia você investe verba em anúncios no Facebook Ads, Google Adwords, e outras mídias,  para convencer os internautas a comprarem  o produto ao qual você é afiliado

Tráfego Orgânico – Nessa estratégia você vai divulgar o seu produto em sites, blogs e redes sociais, mas não em forma de anúncios. Por exemplo, você vai escrever artigos e reviews sobre o produto no seu blog, vai fazer um vídeo para o Youtube contando a sua experiência com o produto, vai participar de grupos de discussão no Facebook para indicar o produto quando tiver oportunidades, etc.

Para gerar vendas com tráfego orgânico, você precisa educar a sua audiência sobre o seu produto, para que ela possa extrair o máximo de informações de você, ao ponto de se sentir segura para comprar o produto.

Embora nessa estratégia as vendas demorem um pouco mais para acontecerem, a receita gerada pelo seu trabalho será recorrente, enquanto no tráfego pago a sua receita será prontamente interrompida quando você parar de investir nos anúncios.

Dica: O ideal é mixar as duas estratégias, investindo mais em tráfego pago no início, enquanto o tráfego orgânico ainda está sendo desenvolvido. À medida em que o tráfego orgânico começar a dar resultados melhores, você poderá diminuir os investimentos em tráfego pago.

Veja como divulgar seus produtos sem ter um site ou blog.

Quanto Posso Ganhar Como Afiliado?

Programas de AfiliadosEssa é uma pergunta bastante comum: Quanto ganha um afiliado?

Para responder essas questões, vou fazer um cálculo com base em um produto da plataforma Hotmart.

Imagine que você promova um produto digital da Hotmart que custe R$ 150 ao comprador final e que te pague 60% de comissão sobre o valor da venda.

Suponha que em um mês você consiga vender 20 produtos.

Nesse caso, você ganharia R$ 1.800,00!

Agora deixa eu te contar uma coisa… tem gente ganhando MUITO mais do que isso!

Veja o exemplo abaixo:

Dica: Na minha opinião, a Hotmart é uma das melhores plataformas de afiliação, pois oferece os produtos mais rentáveis e as melhores ferramentas para se trabalhar. A Hotmart oferece produtos em que a comissão chega até 80%.

Vídeo: O que São Afiliados e Como Funciona Este Mercado

No vídeo abaixo, Fábio Ricotta, da Agência Mestre, sintetiza bem os programas de afiliados.

Como Ganhar Dinheiro com Programas de Afiliados

Muitas pessoas já trabalham com afiliações há um bom tempo. Muitas outras estão começando agora.

Não escrevo isso para te desencorajar. Pelo contrário, escrevo para dizer que ainda existe muita oportunidade para você aproveitar  com os programas de afiliados.

Guia do Negócio OnlinePara iniciar a transformação da sua vida e começar a ganhar dinheiro como afiliado, faça o download grátis do Ebook  “Guia do Negócio Online“. Nele eu apresento um passo a passo para você montar um negócio online do zero com programa de afiliados.

Você vai aprender a criar um negócio lucrativo em 5 passos, seguindo a metodologia usada pelos profissionais mais renomados do Marketing Digital.

Se o você quer ganhar dinheiro na internet trabalhando de casa, faça o download grátis do “Guia do Negócio Online” e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho!

Download do Ebook Guia do Negócio Online

Resumo
Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados
Artigo
Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados
Autor
Editor
Marketing Objetivo
Logo do Editor
Programas de Afiliados: tudo que você precisa saber
5 (100%) 3 votes

Artigos Relacionados

Como Fazer Um Artigo Perfeito Para Blog Cansou de escrever artigos que não atraem muitas visitas? Quer aprender como fazer um artigo perfeito? Siga os 12 passos fundamentais deste post para escrever artigos que vão multiplicar as visitas do...
É possível ganhar dinheiro na Internet com programas de afiliação? Muita gente pergunta se é possível ganhar dinheiro na internet com afiliação. Eu fui procurar a resposta na fonte! Sabe o que eu descobri?
SEO em 2018: conheça as 10 Principais Tendências Conheça 10 principais tendências em SEO para 2018. Saia na frente dos seus concorrentes, usando as melhores táticas de SEO em 2018!

Compartilhe

2 Resultados

  1. Sanderson disse:

    Ganha dinheiro de verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *