Nicho de mercado é uma parcela de um mercado consumidor, em que os compradores podem claramente ser identificados por suas necessidades específicas e que geralmente é pouco ou mal explorada comercialmente.
Você sabia que definir um nicho de mercado pode te ajudar a conquistar mais sucesso em seus empreendimentos?
As pessoas que conseguem atender nichos de mercado pouco explorados geralmente conquistam bons diferenciais e vantagens competitivas para os seus negócios.
Neste artigo você vai conhecer essas e outras vantagens da segmentação de mercado e vai aprender passo-a-passo como encontrar nichos de mercado pouco explorados e com grandes potenciais lucrativos.
O que você vai ver neste post?
Nicho de mercado é uma parte de um mercado consumidor, que tem necessidades de produtos ou serviços específicos e que não encontram tantos fornecedores para satisfazerem suas necessidades.
Um nicho de mercado é um mercado menor dentro de outro mercado maior.
Para você entender melhor, vou dar alguns exemplos de segmentações de mercado e os nichos de mercado:
Como você pode ver nos exemplos acima, não existe um limite nos níveis de segmentação dos mercados para afirmarmos o que é nicho de mercado e o que não é.
Na verdade, quando você faz segmentações de mercado, você já está definindo nichos de mercado.
Quanto mais específico for a sua segmentação, mais “de nicho” será o seu negócio. Neste caso, mais específicos serão os gostos, as características e as necessidades das pessoas do seu público-alvo.
Na lista acima é possível reparar que um nicho de mercado é claramente identificável pelas suas necessidades específicas.
Quer ver um exemplo?
O mercado consumidor de roupas é amplo e atinge perfis de pessoas com diferentes interesses.
Porém, quando segmentamos o nicho de mercado “roupas para mulheres plus size”, fica muito mais fácil de identificar um público com características e interesses semelhantes, concorda?
O marketing de nicho oferece boas vantagens para você iniciar o seu negócio, justamente porque permite você explorar a sua audiência por meio das suas necessidades específicas.
Você vai entender o porquê.
Olhe novamente a lista de exemplos de nichos de mercado acima.
Repare que chega a ser “visível” o fato de que, quanto mais específico for o seu nicho, mais fácil é para traçar um perfil do seu público-alvo.
Essa é uma das maiores vantagens do Marketing de Nicho.
Ao segmentarmos um mercado, é mais fácil identificar as características e o comportamento homogêneo do seu público, bem como os seus interesses específicos.
Essa homogeneidade permite que você estabeleça uma comunicação mais relevante com as pessoas do seu nicho de mercado e ofereça um atendimento mais personalizado.
Além disso, quando você consegue traçar bem o perfil das pessoas do seu nicho de mercado, suas campanhas de publicidade online tendem a se tornar mais eficientes.
Suas campanhas terão melhores taxas de conversão e serão mais baratas.
Isso ocorre porque:
Por exemplo, no nicho de “Roupas para Mulheres Plus Size” existe uma quantidade de mulheres menor do que no nicho de “Roupas para Mulheres”, onde a concorrência é maior.
Embora o volume de vendas seja menor em um nicho de mercado, a sua margem de lucro tende a ser maior, pois a sua operação se torna mais enxuta para atender as necessidades de um público bastante homogêneo. Desta forma você consegue reduzir bastante os custos com publicidade, estoque, atendimento, entre outros, e aumentar a sua margem..
Existem outras vantagens de se ter um nicho de mercado bem definido. Vamos conhecê-las?
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Se você precisar se relacionar com 100 mil clientes com interesses muito parecidos, os seus esforços e custos de relacionamento serão menores do que se você tivesse que se relacionar com 10 milhões de clientes com interesses diversos.
Em um mercado de Emagrecimento, existem pessoas que preferem perder peso com dietas alimentares, outras preferem através de exercícios físicos e outras que conseguem combinar as duas opções.
Tentar atrair, se relacionar, converter e fidelizar todas essas pessoas “diferentes” será muito mais difícil e custoso do que se você dedicar seus esforços para conquistar apenas as pessoas que querem emagrecer com dietas alimentares.
Uma das principais vantagens em se trabalhar em um nicho de mercado muito segmentado é a menor quantidade de concorrentes.
Não é muito difícil, por exemplo, encontramos uma sorveteria nas ruas e shopping centers.
Mas a coisa muda de figura quando falamos de sorveteira vegana.
São dois tipos de sorveteria, mas não podemos dizer que existe de fato uma concorrência entre elas por conta do foco dos seus produtos.
Um outro fator positivo é a baixa concorrência de grandes players atuando nos nichos.
Grandes empresas e sites não se interessam por mercados de nicho, pois não enxergam muitas possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para empreendedores crescerem novos negócios.
A marca Eleiko fornece barras e plataformas para atletas e profissionais que praticam Crossfit, um nicho bem específico.
Se ela quisesse entrar no mercado mais amplo de “Equipamentos Esportivos”, ela teria que concorrer com marcas como Nike e Adidas.
Seu caminho para o sucesso provavelmente seria muito mais difícil.
Quem trabalha com Marketing Digital há mais tempo sabe que quanto mais segmentado for o seu público, menor será o custo do clique nas suas campanhas no Facebook e no Google Adwords.
Quanto mais específicas forem as palavras-chaves dos seus anúncios, menor será a concorrência por elas e também menor será o custo do clique.
Voltando a falar da Eleiko, provavelmente os custos de publicidade dela são muito menores do que os da Adidas ou da Nike.
Além de ter um mix menor de produtos para promover, a Eleiko pode segmentar mais o público-alvo das suas campanhas e não precisa disputar por palavras-chave interessantes para as grandes marcas no Adwords.
Quanto menor for a quantidade de concorrentes em um nicho, maior será a proporção de clientes disponíveis para as empresas que oferecem produtos e serviços específicos para eles.
Resumindo: em um nicho de mercado a sua chance de atrair clientes para o seu negócio aumenta bastante.
E a escassez de ofertas de produtos para um nicho segmentado aumentam as chances dos seus clientes voltarem a comprar de você, pois eles não têm tantas opções para comprarem.
E, o melhor, se os seus clientes aprovarem o seu produto e o seu atendimento, eles estarão mais propensos a promover a sua marca para as demais pessoas do seu nicho de mercado, que também sofrem com a escassez de ofertas.
Atuar em um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase personalizada” para um problema de um grupo específico de pessoas ou de empresas.
Por si só este fato ajuda a aumentar bastante a quantidade de vendas e reduzir os seus custos.
Se você pretende iniciar um negócio, existem boas ferramentas para te ajudar a encontrar um nicho de mercado lucrativo.
Porém, de um maneira geral, definir um nicho de mercado não é tarefa fácil.
Você precisa conciliar:
Para te ajudar, vamos ver como encontrar um nicho de mercado lucrativo na internet, seguindo um passo-a-passo:
Alguns exemplos são: Saúde, Dinheiro e Finanças, Educação, Alimentação, Animais, Vestuário Esportes e Lazer.
Divida este mercado em nichos menores, sempre buscando manter o foco em temas do seu interesse ou nos quais você tenha experiência.
Vá segmentando o seu nicho, até chegar um ponto em que você acredita que a concorrência não seja tão grande e que ainda haja um potencial lucrativo.
Esta é uma ideia inicial, porque a seguir nós validaremos tanto a concorrência, quanto o potencial lucrativo do nicho de mercado que você considerou neste passo.
Será que o nicho de mercado escolhido tem boa demanda? A concorrência está saturando o nicho? Vale a pena investir no nicho de mercado que você escolheu?
Use a ferramenta UberSuggest para encontrar outros interesses relacionados ao seu nicho.
É muito simples usar o UberSuggest. Basta inserir a sua palavra-chave no campo de pesquisa, alterar o campo de idioma para Portuguese/Brazil e clicar no botão “Look Up”.
UberSuggest irá listar todas os termos mais pesquisados no Google, relacionados ao termo principal.
Clique sobre o cabeçalho” Volume de Pesquisas” da tabela de resultados da pesquisa, para ordenar as palavras-chave mais buscadas no Google.
No exemplo acima eu pesquisei por “Comida Vegana”, o que seria uma segmentação do mercado de “alimentação”.
Esta palavra-chave foi pesquisada 14.800 vezes no Google no mês em que escrevo este artigo.
Na tabela de baixo são listadas palavras-chave relacionadas à pesquisa inicial.
Repare que “dieta vegana” foi pesquisada 8100 vezes no Google. E outros termos relacionados a “comida vegana” como “dieta vegetariana” e “alimentos veganos” também foram bastante procurados, como podemos ver na coluna “Volume de Pesquisas”.
Ainda na imagem acima, repare que existe uma quarta coluna “Competição”. Esta coluna representa a concorrência pela palavra-chave no Google. Quanto mais próximo de 1 for o valor dessa coluna, maior será a sua dificuldade em posicionar o seu site nos primeiros resultados do Google para uma determinada palavra-chave.
Os melhores nichos de mercado são aqueles apresentam uma média alta de pesquisas mensais e concorrência baixa.
Eu recomendo que você escolha nichos em que haja uma média a partir de 10.000 pesquisas mensais, somando os volumes de pesquisas mensais dos termos diretamente relacionados entre si.
No exemplo acima, somando os volumes de pesquisas de “comida vegana”, “dieta vegana”,”dieta vegetariana” e “alimentos veganos”, encontramos um volume 28.600 pesquisas mensais de termos diretamente relacionados entre si.
Se calcularmos uma média “Competição” desses termos, chegaremos ao valor de 0,177 ((0,21+0.09+0,11+0,3/4)), que é um valor baixo de concorrência.
Aparentemente encontrei um nicho de mercado com bastante potencial, enquanto escrevo este artigo: comida vegana!
Mas ainda falta um ponto de avaliação.
Você precisa avaliar a tendência de pesquisas pelo termo principal do nicho de mercado. Pela tendência de pesquisas você poderá saber se um nicho de mercado está em ascensão, se ele está estável ou se está em decadência.
Você não vai querer apostar em um nicho de mercado que está com demanda cada vez menor, certo?
No próprio Ubbersugest você pode avaliar o volume de pesquisas pela palavra-chave no Google nos últimos 12 meses. Para isso, você deve posicionar o seu mouse sobre o ícone de gráfico relacionado a palavra-chave.
Porém, como essa ferramenta apresenta resultados apenas dos últimos 12 meses, eu prefiro usar uma outra ferramenta do Google, para ter uma avaliação mais precisa.
Na página seguinte, que apresenta um gráfico de tendências, altere os critérios da sua pesquisa para:
Bom, agora temos certeza de que vale a pena investir em “Comida Vegana”, pois é um nicho de mercado com bastante demanda e pouca concorrência na internet (no momento em que escrevo este artigo).
Infelizmente neste passo não existe uma ferramenta única que irá te ajudar.
A pesquisa deve ser feita manualmente.
O lado bom é que não é difícil encontrar os principais problemas das pessoas do seu nicho. Normalmente as pessoas costumam expor suas principais necessidades, frustrações, dúvidas e reclamações em canais específicos:
Entenda os principais problemas enfrentados pelas pessoas do seu Nicho de Mercado, para saber como resolvê-los e garantir o sucesso do seu negócio.
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Conheça no vídeo abaixo 23 exemplos de nichos de mercado com bastante potencial e ainda pouco explorados, para você explorar no seu negócio online.
Se você está planejando criar um negócio, identificar um nicho de mercado a partir do potencial de demanda do seu público-alvo é o melhor caminho.
Se você já tem um negócio em andamento, aproveite os conhecimentos que você adquiriu neste artigo e faça uma análise do seu negócio.
Quanto mais segmentado for o seu nicho de mercado, mais apurados serão os seus conhecimento sobre a demanda, interesses e comportamentos do seu público-alvo.
E também mais nítida será a sua visão sobre a concorrência na sua área de atuação.
Encontre o seu nicho de mercado lucrativo e aproveite todas as vantagens de se atender uma parcela específica de mercado:
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