Marketing de Conteúdo: O Que é e Como Funciona?

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo funciona para qualquer tipo de negócio. Na verdade, se os conteúdos que você produzir forem genuinamente úteis, ele irão funcionar muito bem e poderão gerar muitas oportunidades de negócio para a sua empresa.

Quer saber como? Me acompanhe até o final deste artigo e saiba como implementar o Marketing de Conteúdo da forma certa.

O que você vai ver neste post?

O Que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é a estratégia de criar e distribuir conteúdos na internet para atrair potenciais clientes, educá-los sobre os seus produtos e serviços, aumentar a autoridade da sua empresa no seu nicho de mercado e incentivá-los a percorrerem os passos para se tornarem clientes do seu negócio.

O Marketing de Conteúdo pode ser usado com sucesso para promover qualquer tipo de negócio.

É um dos pilares do inbound marketing, para atrair novos clientes e leads.

Como funciona o Marketing de Conteúdo

A essência do marketing de conteúdo é a publicação de informações GRATUITAS e ÚTEIS, que têm valor real para os seus potenciais clientes. Estas informações servirão como uma espécie de ímã, que vão atrair as pessoas certas para conhecerem a sua empresa, seus produtos e serviços.

Os conteúdos produzidos devem ser pautados em entregar informações relevantes para o seu público-alvo, que estejam diretamente relacionas ao seu interesse. Eles podem ser em formatos de artigos, posts, vídeos, podcasts e outros.

Por exemplo, no Marketing de Conteúdo buscamos responder as dúvidas do nosso cliente ideal, esclarecer suas objeções, ajudá-lo a resolver alguns problemas, indicar as melhores formas de solucionar uma necessidade.

Se os consumidores não enxergarem valor no conteúdo que você está oferecendo e acharem que há uma nítida intenção de vender somente, você não vai conseguir o engajamento deles. Em última instância, sem engajamento não há venda.

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Identificando os Interesses dos Seus Clientes

Toda estratégia do Marketing de Conteúdo começa em entender quais são os interesses do seu cliente ideal e oferecer conteúdos para ajudá-lo a resolver parcial ou totalmente suas dúvidas e necessidades. A identificação das palavras-chave mais pesquisadas no Google pode revelar quais são os temas mais interessantes para o seu cliente.

Depois, como já foi dito, é preciso criar conteúdos que satisfaçam as suas dúvidas e necessidades. Neste passo é importante focar na qualidade do conteúdo, pois este é um dos fatores mais importantes para fazer com que seus potenciais clientes aumentem a confiança na sua marca e se interessem em continuar se relacionando com ela. Seus conteúdos podem ser em diversos formatos, porém os mais comuns são posts, artigos, vídeos e podcasts.

Quer saber como escrever conteúdos sobre temas que o seu publico-alvo está buscando na internet? Leia um passo-a-passo completo sobre como escrever artigos magnéticos.

Distribuição e Promoção dos Conteúdos

Após criar os conteúdos, é preciso promovê-los, para que sejam encontrados pelos potenciais clientes. Afinal não adianta ter um excelente conteúdo, se ele não for consumido por quem deveria…

Você pode distribuir conteúdos de várias formas, usando as páginas nas redes sociais, sites de vídeos, sites de perguntas e respostas, e-mails, podcasts, grupos de discussão e fóruns. E também deve se certificar de ter o seu site e o conteúdo otimizados para SEO, para que o Google e outros sites de pesquisa possam indexá-los e apresentá-los nos resultados das buscas.

Ao atrair mais pessoas para o seu negócio, por meio da distribuição de conteúdos valiosos, as chances de você convertê-las em clientes aumenta consideravelmente. Isso ocorre porque o Marketing de Conteúdo possibilita:

  • Atrair potenciais clientes qualificados, que estão interessados no que a sua empresa tem a oferecer;
  • Apresentar a sua empresa e como ela resolve as necessidades das pessoas;
  • Educar o seu público-alvo sobre como os seus produtos e serviços funcionam;
  • Fortalecer a autoridade da sua marca no nicho de mercado em que atua;
  • e muito mais.

Marketing de Conteúdo: Exemplos de Aplicação

Por exemplo, uma clínica de fertilização pode criar e promover um artigo com dicas para casais que estão com dificuldades para engravidar. A partir deste texto, a clínica conseguirá atrair potenciais clientes (casais com dificuldades para engravidar) e vai dar informações importantes para eles (dicas para engravidar com mais facilidade).

Só que ao atrair casais para o artigo, a clínica pode apresentar no mesmo conteúdo alguns casos de sucesso obtidos por tratamentos de reprodução assistida, apresentar como funcionam esses tratamentos e divulgar links para os casais entrarem em contato.

Repare: através de um artigo, a clínica consegue atrair casais que fazem parte do seu público-alvo e fazer com que eles passem a conhecer a clínica, os seus serviços e oferece formas para eles entrarem em contato.

Em outro exemplo, uma consultoria de RH poderia criar um vídeo em que explica como aplicar as novas regras trabalhistas nas empresas da melhor forma possível, com custos e impactos. No final, o vídeo poderia informar que a consultoria presta serviços especializados nesta área e apresentar as formas de contato para possíveis interessados. Para promovê-lo, este vídeo poderia ser publicado no canal do Youtube, redes sociais e inserido em artigos do próprio site da consultoria.

Estes são apenas alguns casos de aplicação do Marketing de Conteúdo. Existem inúmeras outras formas de se implementar o Marketing de Conteúdo para diferentes tipos de negócio. Mas o conceito principal é o de atrair o público-alvo por meio de conteúdos de qualidade e relevantes e fazer com que ele avance na jornada de se tornar cliente da sua empresa.

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Efeitos Positivos do Marketing de Conteúdo

Quando seus conteúdos satisfazem as dúvidas e necessidades do seu público, algumas coisas interessantes acontecem:

  • A autoridade da sua marca sobre o tema do conteúdo aumenta
  • Sua audiência passa a confiar mais nos seus conteúdos
  • Seu público-alvo se interessará em consumir outros conteúdos seus

Desta forma, você diminui a resistência e desconfiança do seu potencial cliente e consegue se comunicar melhor ele. O Marketing de Conteúdo faz com que ele confie mais na sua marca e se disponha a ouvir o que você tem a dizer.

Como Usar o Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo para Divulgar Criação de Sites
Como usamos o Marketing de Conteúdo para atrair clientes para o serviço de criação de sites

Para ficar mais claro sobre como usar o marketing de conteúdo, contaremos como nós o aplicamos para vender mais serviços da nossa agência.

Aqui no Marketing Objetivo nós oferecemos serviços de Marketing Digital, dentre eles o de criação de sites profissionais.

Para atrair potenciais clientes para o serviço de criação de sites, nós criamos alguns artigos e posts, que abordam os seguintes temas:

  • O que é um site profissional?
  • Que vantagens o site profissional pode trazer para o seu negócio?
  • Como um site profissional pode aumentar as vendas do seu negócio?
  • Quais são as características de um site profissional?

Depois, distribuímos esses conteúdos pela internet, inserindo links para a pagina em que apresentamos o nosso serviço. Veja alguns exemplos de conteúdos :

Esses textos são lidos por pessoas que estão considerando criar um novo site ou reformular seus sites e, por isso, são posts bastante relevantes para elas nesse momento.

Em cada um desses textos, nós apresentamos argumentos, que as ajudam a entender melhor sobre quais pontos considerar ao planejar a contratação de um novo site. Também, em todos os textos nós informamos que desenvolvemos sites e inserimos links para a página de apresentação do nosso serviço.

Uma boa parte das pessoas que clicam nesses links entra em contato conosco, solicitando orçamento para criação de sites.

Ofereça Conteúdo Valioso

Muitos donos de empresas de serviços receiam fornecer informações valiosas em seus sites. Eles temem que seus potenciais clientes absorvam o conhecimento e façam seus trabalhos sozinhos, sem contratar suas empresas de serviços.

Mas eles não deveriam se preocupar com isso. Pelo contrário, ao publicarem informações valiosas, eles vão atrair mais clientes para os seus negócios.

Existem 3 grupos de pessoas que leem os conteúdos de marketing:

O primeiro grupo é pequeno. Eles são caçadores de conteúdos gratuitos. Essas pessoas tentam fazer tudo por conta própria e nunca pagam por ajuda profissional. Eles nunca foram clientes em potencial, então você nem deveria se preocupar com eles.

O segundo grupo é o maior. Essas pessoas tentarão fazer algo por si mesmas, mas contratarão ajuda profissional, se não conseguirem os resultados de que precisam. Elas valorizam a experiência das pessoas que possuem autoridade no assunto.

O terceiro grupo é o menor. Estas são as pessoas raras, que entendem que contratar um especialista para fazer algo corretamente para elas será menos custoso, os resultados serão melhores e os resultados acontecerão mais rapidamente.

O que esses grupos representam para a sua empresa?

Ninguém no primeiro grupo iria gastar um centavo com você de qualquer maneira. Você não perdeu nada dando-lhes informação gratuita.

Algumas das pessoas do segundo grupo usarão suas informações e farão o trabalho por conta própria. Outras pessoas do grupo verão que precisam de ajuda especializada, e algumas dessas pessoas vão contratá-lo.

Com o terceiro grupo, se você demonstrar através do seu Marketing de Conteúdo que você realmente é um especialista em seu campo, eles irão contratá-lo. Após consumirem o seu conteúdo, eles sabem tudo sobre você e seu trabalho. Eles confiam em você.

A entrega de conteúdo valioso é uma dos pilares da construção de autoridade da sua marca.

Quando as pessoas consumirem o seu conteúdo produzido com bastante frequência, elas passarão a enxergar a sua marca sob uma nova perspectiva de credibilidade e até mesmo simpatia e afinidade.

Resumindo: entregue mais conteúdo de valor e as pessoas começarão a conhecer e confiar mais na sua marca.

Quando isso acontecer, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo começará a trazer os resultados que você espera.

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Marketing de Conteúdo: Perguntas Frequentes

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é a estratégia de criar e distribuir conteúdos na internet para atrair potenciais clientes, educá-los sobre os seus produtos e serviços, aumentar a autoridade da sua empresa no seu nicho de mercado e incentivá-los a percorrerem os passos para se tornarem clientes do seu negócio. Saiba mais.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

A partir da publicação de informações gratuitas e úteis para os seus clientes potenciais, em diferentes formatos na internet (artigos, posts, vídeos, etc) e em diferentes canais (site, redes sociais, emails, etc), seus conteúdos servirão para atrair as pessoas certas para conhecerem a sua empresa, seus produtos e serviços. Saiba mais.

O Marketing de Conteúdo é indicado para quem?

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado em todos os tipos de negócios. Todas as empresas que oferecem produtos e serviços podem se beneficiar dessa estratégia para atrair potenciais clientes.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Quando seus conteúdos satisfazem as dúvidas e necessidades do seu público, a autoridade da sua marca sobre o tema do conteúdo aumenta, sua audiência passa a confiar mais nos seus conteúdos e seu público-alvo se interessará em consumir mais conteúdos seus. Desta forma, você se comunicar melhor com seu potencial cliente, fazendo com que ele confie mais na sua marca e se disponha a ouvir o que ela tem a dizer.

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