Presença Online: 7 Dicas Para Fortalecer a Presença da Sua Marca na Internet

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Presença Online

A divulgação de uma marca na internet é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Isso é óbvio. Porém, a maioria das empresas ainda não trabalham isso da melhor forma possível.

Uma estratégia de fortalecimento da presença digital não implica apenas em criar posts para as redes sociais e publicar artigos no blog da empresa.

A elaboração de uma estratégia de presença digital efetiva vai muito além disso.

Diversas ferramentas e canais na internet podem ser utilizados para construir a sua presença digital, que você e a maioria dos seus concorrentes ainda não conhecem.

Neste artigo, você vai saber como construir uma boa presença online com dicas práticas e conhecer as melhores ferramentas para fortalecer a sua marca na internet.

Mas antes, eu quer reforçar na prática os benefícios de se ter uma presença online marcante.

O que é presença online?

O que é presença online?

Presença online se refere à forma como a sua marca é exposta na internet e percebida pelos usuários que tem contato com ela. Uma estratégia de fortalecimento da presença online de marca tem os objetivos de:

  • Aumentar o alcance da exposição da marca para impactar mais pessoas.
  • Construir autoridade da marca no seu nicho de mercado.
  • Tornar a percepção da marca mais positiva na mente dos potenciais clientes.

No final das contas, ter uma boa presença online ajuda a aumentar a confiança na marca e gerar mais vendas.

Qual a importância da presença online?

Presença Digital

Veja quais são os principais benefícios trazidos por uma forte presença online.

Branding – o fortalecimento da presença online da sua marca é uma forma bastante eficaz para solidificar o posicionamento e a identidade dela. Quanto mais a sua marca for exposta, mais forte será o reconhecimento do seu estilo, seus valores, tom da sua comunicação, e todas as características e atitudes que fazem a sua marca ser única.

Autoridade da Marca – As pessoas preferem comprar de pessoas e marcas com autoridade. No artigo sobre construção de autoridade, nós mostramos como essa imagem influencia na decisão dos clientes e consumidores.

Maior Exposição – O fortalecimento de presença online está diretamente relacionado à exposição da sua marca. É preciso aumentar a exposição da marca para ter uma boa presença digital. Com a maior exposição, mais pessoas do seu público-alvo poderão encontrá-la e se tornar clientes.

Top of Mind – Temos uma tendência a achar que aquilo que lembramos com mais facilidade é melhor. Por isso, Coca-Cola e MacDonald´s, que são marcas já mundialmente famosas, continuam investindo pesado em publicidade. O trabalho de reforçar a presença digital tem como um dos seus resultados tornar a sua marca mais conhecida e mais lembrada pelos potenciais clientes.

Maior Competitividade – Quanto mais forte for a presença online da sua marca, mais competitiva ela será. Marcas mais fortes passam a sensação de mais segurança, conforto e qualidade para os potenciais clientes. Fortaleça a sua presença e tenha vantagem sobre marcas com menor força.

Mais Vendas – Todos os fatores acima combinados ajudam a aumentar as suas vendas. Marcas com identidades reconhecidas, com autoridade nos seus nichos, que investem em exposição, são marcas mais lembradas e preferidas na hora em que o potencial cliente precisa decidir uma compra.

Como ter uma boa presença online?

Conheça agora as melhores táticas e hacks para aumentar a visibilidade online da sua empresa.

1- Monitore informações estratégicas

Você precisa monitorar algumas informações estratégias sobre o seu mercado:

  • O que os clientes estão falando a respeito da sua marca.
  • O que as pessoas estão comentando sobre os concorrentes.
  • O que os concorrentes estão fazendo.

Essas informações servirão como um norte para as suas táticas de marketing.

Se os clientes estão falando bem da sua marca, aumente os investimentos nas ações que estão dando certo. Se estão falando mal, defina as ações para corrigir os problemas. Monitore essas informações, e não fique no “escuro” sem saber se a sua marca está “indo bem ou mal”.

Da mesma forma, monitore o que os clientes dos concorrentes estão falando sobre eles. Você poderá ter insights sobre os pontos positivos e negativos dos seus concorrentes, na visão dos clientes.

E, também, acompanhe as notícias e novidades relacionadas aos concorrentes. É importante descobrir o que a concorrência está fazendo no seu nicho.

Confira algumas ferramentas para acompanhar as novidades do seu nicho e fortalecer a sua presença online:

  1. Google Alerts: Crie um alerta do Google para você, sua empresa, seus concorrentes, clientes e termos que costumam ser usados em seu nicho.
  2. Siga as páginas e perfis dos concorrentes nas redes sociais e certifique-se de receber as notificações de novos conteúdos.
  3. Cadastre-se também para receber as newsletters dos seus concorrentes. Se preferir, configure o OwLetter para receber os e-mails e analisá-los para você.
  4. Facebook ads library: Descubra todos os anúncios ativos dos seus concorrentes no Faebook.
  5. Feedly: crie uma conta e configure 10 a 15 blogs do nicho que você deseja seguir.
  6. Buzzsumo: encontre os posts com mais engajamento dos seus concorrentes nas redes sociais.
  7. SemRush: identifique qual é a quantidade de acessos de cada uma das páginas dos sites dos seus concorrentes e insights para melhorar o site da sua empresa.
  8. Ahrefs: descubra sites que publicaram novos links para os seus concorrentes. Você poderá descobrir oportunidades para criar backlinks para o seu site também. LinkBuilding é uma das estratégias mais poderosas para fortalecer a sua marca nos resultados de pesquisas do Google.

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2 – Tenha um site profissional

Presença Online - Tenha um site profissional

É difícil ter uma presença online marcante, com um site pouco atraente, pouco informativo e funcional para a sua empresa.

Se você está empenhado em melhorar a presença digital e construir autoridade para a sua marca, você deve considerar a criação de um site profissional para o seu negócio.

Além do layout atraente, da organização da estrutura do site e do conteúdo, um website profissional acelera o fortalecimento da presença digital da marca porque:

  • Otimiza o site para buscadores, como o Google, e mais pessoas irão encontrá-lo
  • Divulga novos conteúdos do blog automaticamente nas redes sociais
  • Oferece botões de compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais
  • Faz a integração do site com serviços de envio de newsletters

Nos próximos tópicos, você verá a importância desses itens listados para a construção da sua presença digital.

Cuide bem da sua presença online.
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3 – Otimize o seu conteúdo online

Uma das maneiras da sua marca ser encontrada na internet é por meio da pesquisa online.

Confira dicas para melhorar a presença online da sua empresa nas pesquisas do Google:

  1. Pergunte a 10 clientes, pelo menos, o que eles digitariam em uma pesquisa para encontrar um produto ou serviço como o que você oferece. Além disso, analise as perguntas feitas por clientes antigos via e-mail, comentários, etc. Use essas perguntas para escrever novas postagens em seu blog ou no FAQ (perguntas frequentes).
  2. Multiplique as chances de o seu site ser encontrado, publicando conteúdos que são relacionados ao seu nicho de mercado e que são do interesse dos clientes em potencial. Use uma ferramenta de palavras-chave como o UberSuggest, um software de pesquisa de palavras-chave que é muito fácil de usar. Você vai utilizá-lo para encontrar os assuntos mais pesquisados no seu nicho de mercado e as palavras-chaves mais relevantes de cada tema.
  3. Crie um blog e se comprometa a postar nele uma vez por mês, no mínimo. Centralize o conteúdo do blog em torno de 5 temas que você deseja que sejam encontrados pelo Google.
  4. Compartilhe todos os novos conteúdos do seu site no LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e Pinterest por meio do Buffer.com.
  5. Faça o básico de SEO (Search Engine Optimization) no seu site, para otimizar seus conteúdos para os buscadores, como Google e Bing. Confira neste artigo como utilizar técnicas básicas de SEO no seu site.
Utilize Palavras-Chave para Melhorar a Sua Presença Online no UberSuggest

4 – Fortaleça a sua marca na internet

Para melhorar a presença online, você deve reivindicar o seu nome e sua marca na internet.

Isso facilitará o SEO e o marketing de mídia social como um todo.

Reserve um tempo para criar perfis, descrições e conteúdos valiosos com links para o site da sua empresa e publique nos perfis do seu negócio nas redes sociais.

Veja uma maneira simples de começar a construir autoridade na internet, marcando presença nas mídias sociais:

  • Crie um perfil no LinkedIn, Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e no Twitter, mesmo que você não pretenda usar essas redes no dia-a-dia. Preencha todos os campos de cadastro do seu negócio. Descreva a sua empresa e o que ela faz, utilizando palavras-chave relevantes para o seu negócio. Descreva seus produtos e serviços. Informe seus dados de contato e endereço. Essas informações vão ajudar bastante as pessoas a encontrarem a sua empresa.
  • Crie um blog no WordPress.com, no Tumblr, no Medium, no Blogger e no Weebly. Escreva pelo menos um post em cada um desses sites, com pelo menos um link para o site da sua empresa.
  • Adicione plug-ins ao seu blog e nas páginas da web que tornam todo o seu conteúdo compartilhável nas redes sociais. No momento em que escrevo esse post, aqui no Marketing Objetivo usamos o plugin Super Socializer.
  • Compartilhe as postagens do blog do seu site utilizando o Buffer.com.
  • Compartilhe nas suas redes sociais links de artigos de outros sites, que sejam relevantes para o público-alvo. Use o Sniply, para colocar a sua marca em evidência no artigo do outro site.
  • Participe de comunidades e grupos e ativos no LinkedIn e no Facebook, que tenham relação com o seu nicho e onde potenciais clientes do seu negócio estão interagindo.
  • Reivindique sua listagem do Google Meu Negócio.
  • Reivindique o local da sua empresa no Foursquare, Yelp e Facebook;
  • Utilize o Knowem.com para criar perfis sociais em diversas redes sociais automaticamente.
Presença Online no Google Meu Negócio

5 – Mantenha sua audiência aquecida por e-mails

Enviar e-mails para a sua audiência é uma ótima forma para fortalecer a sua presença digital entre os leads e clientes do seu negócio.

Utilize automação de envio de e-mails para conectar-se com frequência com a sua base de leads e clientes e melhore a sua presença online no piloto automático.

Saiba como começar:

  1. Escolha um provedor de serviços de e-mail que ofereça um serviço para enviar emails automaticamente, tais como o Aweber e o MailChimp.
  2. Crie “iscas digitais”, como e-books, e ofereça as suas iscas em troca do usuário preencher seu nome e email em um formulário do seu site. O códigos-fonte de instalação desse formulário deve ser fornecido pelo serviço de envio de e-mail escolhido no passo anterior.
  3. Configure no serviço de e-mails para enviar por e-mail o link para o lead fazer download da isca digital.
  4. Configure uma campanha com uma sequência e-mails para serem enviados para os novos leads, após eles receberem suas iscas digitais. Você pode, por exemplo, configurar 52 e-mails para serem enviados, um por semana ao longo de um ano.
  5. Faça o mesmo para os seus clientes, lembrando que conteúdos para leads são bem diferentes de conteúdos para clientes. No primeiro caso, seu objetivo é transformar leads em clientes. No segundo, você pretende fazer com que o cliente compre novamente ou promova a sua marca. Importe a lista dos seus clientes e configure uma campanha exclusiva para eles.
  6. Conecte o feed RSS de seu site ao seu provedor de serviços de e-mail. Assim, todas as vezes que você publicar um blogpost no seu site, toda a sua lista de e-mails vai receber suas atualizações automaticamente.

Siga esses passos e desenvolva uma máquina de construção automática da presença digital do seu negócio entre leads e clientes.

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6 – Receba feedbacks

Uma das maneiras mais econômicas e fáceis de melhorar a presença online é recebendo avaliações. Solicite que os seus clientes e parceiros de negócio avaliem a sua empresa, seus produtos e serviços.

Peça feedbacks nas redes sociais, envie pedidos de avaliações por e-mail ou até mesmo solicite àqueles clientes que você tem contato pessoalmente para que avaliem o seu negócio.

Os principais sites para receber avaliações públicas são o Yelp, Facebook e o Google Meu Negócio. Já o LinkedIn é excelente para B2B.

Avaliações positivas funcionam como prova social da qualidade da sua empresa. Consequentemente, mais pessoas se sentem encorajadas em comprar e em recomendá-la para outras pessoas. Elas fortalecem a sua presença.

Responda todas as avaliações que a empresa receber, sejam elas positivas ou negativas. Tais respostas servem como estímulo para mais pessoas terem a iniciativa de avaliar a sua empresa (efeito manada).

7 – Tenha engajamento nas Redes Sociais

Presença Online nas Redes Sociais

Depois de configurar todos os pontos acima, é hora de intensificar o seu jogo e interagir com seus seguidores, conexões e amigos.

Aqui está um bom plano de mídia social, para melhorar a presença online da sua empresa. Escolha um período do seu dia e execute essas tarefas diariamente.

LinkedIn

  • Quando receber novas conexões, agradeça.
  • Crie uma mensagem para convidar quem visitou o seu perfil, para conectar-se à sua rede.
  • Parabenize as conexões pelo aniversário e pelas mudanças de emprego.
  • Crie de 1 a 3 posts por dia – Você pode automatizar essas publicações com o Buffer.com.
  • Envie solicitação personalizada de conexão para 5 novos clientes em potencial.
  • Uma vez por semana publique um dos posts do blog da sua empresa no LinkedIn.

    Confira outras dicas de marketing no Linkedin.

Twitter

  • Fique de olho em suas notificações e agradeça a quem mencionou a sua empresa ou deu um retweet.
  • Verifique os novos seguidores e siga de volta quem aparenta twittar regularmente.
  • Tweete 1 a 5 vezes por dia (automatize esse processo por meio do Buffer.com).

Facebook

  • Aceite os convites que você receber.
  • Certifique-se de responder as mensagens de seus clientes em potencial o mais rápido possível, já que isso é fundamental para construir autoridade na internet e melhorar a presença online.
  • Interaja com os membros dos grupos que você participa.
  • Garanta que as publicações da sua empresa sejam postadas tanto em seu perfil, quanto na página comercial.

Pinterest

  • Pin/RePin de 1 a 15 vezes por dia nos seus boards com a ferramenta Tailwind.
  • Siga de volta qualquer pessoa ou empresa que seguir você;
  • Responda às mensagens ou convites para grupos.

Conclusão

Existem diversas outras táticas para fortalecer a presença online de uma marca, como tráfego pago, remarketing, vídeos no Youtube e outras. Não teríamos espaço em apenas um artigo para descrever todas.

Porém, o conteúdo deste artigo é bom o suficiente para você começar a colher bons resultados em curto prazo. Vale ressaltar que a construção de uma presença online forte não acontecerá da noite para o dia, mas se você trabalhar nessas 7 etapas, estará no caminho certo.

Fortaleça a sua presença online com um site profissional.
Conheça o serviço de criação de sites do Marketing Objetivo.


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6 comentários em “Presença Online: 7 Dicas Para Fortalecer a Presença da Sua Marca na Internet”

  1. Compartilhar conhecimento é algo realmente incrível! Você listou algumas ferramentas que eu não conhecia, Gustavo. Vou começar a testa-las para aumentar a presença online do Descontos Top. Abraços!

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