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Nicho de Mercado: Definição, Exemplos e Como Achar o Seu

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Nicho de MercadoExiste muita dúvida em torno do conceito de nicho de mercado e a sua real importância para um negócio online. Neste artigo eu vou explicar tudo que você precisa saber sobre nicho de mercado:

  • O que é nicho de mercado?
  • Quais são as vantagens da segmentação de mercado para o seu negócio?
  • Como achar um nicho de mercado inexplorado e lucrativo?

O que é um Nicho de Mercado?

Basicamente um nicho de mercado é uma parcela de um mercado consumidor,  em que os compradores podem claramente ser identificados por suas necessidades específicas.

Para você entender melhor, vou dar alguns exemplos de segmentações de mercado e os nichos de mercado:

  • Saúde -> Emagrecimento -> Dietas para mulheres que acabaram de ter bebês
  • Saúde -> Emagrecimento -> Dietas Low Carb
  • Alimentação -> dietas especiais -> vegetarianismo-> veganismo
  • Alimentação > Alimentação Saudável > Alimentos Sem Glúten
  • Roupas > Roupas para Mulheres > Roupas para Mulheres Plus Size
  • Roupas > Roupas Esportivas > Quimonos
  • Artigos Esportivos > Esportes Radicais > Skates
  • Artigos Esportivos > Futebol

Não existe um limite nos níveis de segmentação dos mercados para afirmarmos o que é nicho de mercado e o que não é. Na verdade, quando você faz segmentação de mercado, você já está definindo nichos de mercado. Quanto mais específico for a sua segmentação, mais “de nicho” será o seu negócio.

Nos exemplos acima é possível reparar que um nicho de mercado é claramente identificável pelas suas necessidades específicas. O marketing de nicho oferece boas vantagens para você iniciar o seu negócio, justamente porque permite você explorar a sua audiência por meio das suas necessidades específicas.

Por Que É Importante Escolher um Nicho de Mercado?

O que é Nicho de MercadoRepare novamente nos exemplos acima que chega a ser “visível” o fato de que, quanto mais específico for o seu nicho, mais fácil se torna identificar o seu público-alvo. Essa é uma das maiores vantagens do Marketing de Nicho.

Por exemplo, ao segmentar um mercado é mais fácil identificar o comportamento homogêneo do público-alvo, com interesses específicos. Em um mercado mais amplo,  o público-alvo terá interesses diversos. Também é mais fácil direcionar a sua publicidade apenas nos sites e redes sociais que seus clientes costumam frequentar.

Outra característica deste mercado é que, quanto mais específico for o seu nicho, o seu universo de clientes também será menor.

Por exemplo, no nicho de “Roupas para Mulheres Plus Size” existe uma quantidade de mulheres do que no nicho de “Roupas para Mulheres”, onde a concorrência é maior.

Mas isso na verdade não chega a ser um problema. Embora o volume de vendas seja menor, em um nicho de mercado a sua margem de lucro tende a ser maior.

Vamos conhecer todas as vantagens de se ter um nicho de mercado bem definido para o seu negócio?

Redução dos Esforços de Relacionamento

Se você precisar se relacionar com 100 mil clientes com interesses muito parecidos, os seus esforços e custos de relacionamento serão menores do que se tivesse que se relacionar com 10 milhões de clientes com interesses diversos.

Em um mercado de Emagrecimento, existem pessoas que preferem perder peso com dietas alimentares, outras preferem através de exercícios físicos e outras que conseguem combinar as duas opções.

Tentar atrair, se relacionar, converter e fidelizar todas essas pessoas “diferentes” será muito mais difícil e custoso do que se você dedicasse seus esforços para conquistar apenas as pessoas que querem emagrecer com dietas alimentares.

Menor Competitividade

Uma das principais vantagens de se trabalhar em um mercado muito segmentado é a menor quantidade de concorrentes.

Não é muito difícil, por exemplo, encontramos uma sorveteria nas ruas e shopping centers. Mas a coisa muda de figura quando falamos de sorveteira vegana.

São dois tipos de sorveteria, mas não podemos dizer que existe de fato uma concorrência entre elas por conta do foco dos seus produtos.

Um outro fator positivo é a baixa concorrência de grandes players atuando nos nichos. Grandes empresas e sites não se interessam por mercados de nicho, pois não enxergam muitas possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para empreendedores crescerem novos negócios.

A marca Eleiko fornece barras e plataformas para atletas e profissionais que praticam Crossfit, um nicho bem específico. Se ela quisesse entrar no mercado mais amplo de “Equipamentos Esportivos”, ela teria que concorrer com marcas como Nike e Adidas. Seu caminho para o sucesso provavelmente seria muito mais difícil.

Redução dos Custos de Divulgação

Quem trabalha com Marketing Digital há mais tempo sabe que quanto mais segmentado for o seu público, menor será o custo do clique nas suas campanhas no Facebook e no Google Adwords.

Quanto mais específicas forem as palavras-chaves dos seus anúncios, menor será a concorrência por elas e também menor será o custo do clique.

Voltando a falar da Eleiko, provavelmente os custos de publicidade dela são muito menores do que os da Adidas ou da Nike.

Além de ter um mix menor de produtos para promover, a Eleiko pode segmentar mais o  público-alvo das suas campanhas e não precisa disputar por palavras-chave interessantes para as grandes marcas no Adwords.

Consumidores mais fiéis

Quanto menor for a quantidade de concorrentes em um nicho, maior será a proporção de clientes disponíveis para as empresas que oferecem produtos e serviços específicos para eles.

Resumindo: em um nicho de mercado a sua chance de atrair clientes para o seu negócio aumenta bastante.

E a escassez de ofertas de produtos para um nicho segmentado aumentam as chances dos seus clientes voltarem a comprar de você, pois eles não têm tantas opções para comprarem.

E, o melhor, se os seus clientes aprovarem o seu produto e o seu atendimento, eles estarão mais propensos a promover a sua marca para as demais pessoas do seu nicho de mercado que também sofrem com a escassez de ofertas.

Melhor Taxa de Conversão

Atuar em um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase personalizada” para um problema de um grupo específico de pessoas ou de empresas.

Por si só este fato ajuda a aumentar bastante a quantidade de vendas e reduzir os seus custos.

Como Achar Um Nicho De Mercado Lucrativo na Internet?

Como Achar Nicho de Mercado

Escolher um bom nicho de mercado não é tarefa fácil.

Você precisa conciliar:

  • Seu interesse e/ou paixão pelo nicho de mercado
  • Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho
  • Tamanho e demanda do nicho de mercado

Para te ajudar, vamos ver todos os passos para você encontrar um nicho de mercado lucrativo na internet:

1 – Avalie seus principais interesses e experiências

Nicho de MercadoPara começar, escolha um mercado amplo no qual você tem interesse ou já tenha atuado.

Alguns exemplos são: Saúde, Dinheiro e Finanças, Educação, Alimentação, Animais, Vestuário Esportes e Lazer.

Divida este mercado em nichos menores, sempre buscando manter o foco em temas do seu interesse ou nos quais você tenha experiência.

Vá segmentando o seu nicho, até chegar um ponto em que você acredita que a concorrência não seja tão grande e que ainda haja um potencial lucrativo.

Esta é uma ideia inicial, porque a seguir nós validaremos tanto a concorrência, quanto o potencial lucrativo do nicho de mercado que você considerou neste passo.

2 – Amplie e Refine a sua pesquisa sobre o nicho de mercado

Pesquisar Nicho de MercadoAgora começaremos a validar a sua ideia de nicho de mercado na internet. Será que ela tem demanda? A concorrência está saturando o nicho? Vale a pena investir no nicho que você escolheu?

Pesquisa no Google

Comece fazendo uma pesquisa simples no Google pela sua ideia de nicho de mercado.

Se você pensou em “Comida Vegana”, por exemplo, faça a pesquisa exatamente por este termo.

Na página de resultados da sua pesquisa, repare que lá no final é exibida uma lista de “Pesquisas relacionadas” ao termo principal.

Nicho de Mercado

Os termos apresentados nessa lista são expressões bastante procuradas pelas pessoas que fizeram a mesma pesquisa que você fez no Google.

Anote esses termos, pois eles já demonstram alguns dos interesses principais das pessoas que procuraram pelo “nome” do seu nicho de mercado. Guarde essa lista de palavas-chave, pois ela será necessária nos próximos passos.

UberSuggest

Nicho de Mercado
Use a ferramenta UberSuggest para encontrar outros interesses relacionados ao seu nicho.

É muito simples usar o UberSuggest. Basta inserir a sua palavra-chave no campo de pesquisa, alterar o campo de idioma para Portuguese/Brazil e clicar no botão “Suggest”.

UberSuggest irá listar todas os termos mais pesquisados no Google, relacionados ao termo principal.

Você não precisa anotar todas as palavras-chaves apresentadas. Anote apenas aquelas que você considera relevantes para o seu nicho de mercado.

Preste atenção nos resultados do UberSuggest, pois essa ferramenta é excelente para apresentar novas ideias, que podem ajudar a segmentar ainda mais o seu nicho de mercado.

3 – Validação da Demanda do Público para o Nicho de Mercado Escolhido

Validar Nicho de MercadoNos dois passos anteriores você criou uma lista de termos relevantes sobre o seu nicho de mercado.

Agora você usará os termos dessa lista para verificar a quantidade de pesquisas mensais realizadas na internet por cada uma dessas palavras-chave.

Você deverá usar o Keyword Planner, uma ferramenta do Google Adwords.

Veja no vídeo abaixo como utilizar o Google Adwords

Se quiser saber mais, neste artigo eu apresentei mais detalhes sobre como funciona o Keyword Planner.

Nos resultados das pesquisas pelos termos observe com atenção as colunas de “Média de Pesquisas Mensais” e “Concorrência”.

A primeira mostra quantas pesquisas ocorrem mensalmente no Google pelo termo analisado. Quanto maior esse número, melhor, pois ela representa o interesse das pessoas na internet pelo termo pesquisado.

A coluna “Concorrência” pode apresentar três valores: Baixa, Média ou Alta. Esses valores informam se existem muitas ou poucas pessoas interessadas em pagar por anúncios no Google Adwords. Quanto mais baixo for este valor, melhor. Nichos muito explorados tendem a ter concorrência “Alta”.

Para cada termo pesquisado, olhe também as palavras-chave que são relacionadas na tabela de baixo. Considere as médias de pesquisas mensais  e concorrências delas, somando aos resultados do termo principal. Desta forma você terá uma noção mais apurada demanda, usando todas as palavras-chaves pertinentes para as pessoas do nicho de mercado pesquisado.

No exemplo da minha pesquisa por “Comida Vegana”, verifiquei que existem 9.900 pesquisas mensais. Porém, se eu somar com outros resultados que são diretamente relacionados a quem pesquisa por “Comida Vegana”, eu chego a um número de 19.800 pesquisas mensais.

Nicho de Mercado

Bons nichos de mercado são aqueles em que existe uma média alta de pesquisas mensais e concorrência baixa. Eu recomendo que você escolha nichos em que haja uma média a partir de 10.000 pesquisas mensais. E procure encontrar nichos em que a concorrência de anunciantes seja no máximo “média”.

Nos próximos passos você irá validar a tendência de demanda e a concorrência neste nicho de mercado.

4 – Avalie a Tendência da Demanda

Nicho de Mercado LucrativoAcesse o Google Trends, insira o termo principal que descreve o seu nicho de mercado no campo de pesquisa e clique para fazer a pesquisa.

Na página seguinte, que apresenta um gráfico de tendências, altere os critérios da sua pesquisa para:

  • Todo o mundo -> Brasil
  • Últimos 12 meses -> Nos últimos 5 anos

Nicho de Mercado no Google TrendsVocê terá uma visão clara se o seu nicho de mercado está crescendo, estagnado ou em declínio.

Você não irá apostar em criar um negócio para um nicho de mercado em declínio, certo?

5 – Avalie a concorrência do nicho de mercado

Concorrentes no Nicho de MercadoNo Marketing Digital é bem mais fácil de analisar a sua concorrência do que no Marketing Tradicional.

Uma boa ferramenta para te ajudar nessa avaliação é a Keyword Explorer da Moz.

Insira o termo principal que descreve o seu nicho de mercado no campo de pesquisa, verifique se a opção de idioma da pesquisa escolhida é Brazil PT-BR e clique para fazer a pesquisa.

Concorrência em um Nicho de Mercado

Quando carregar o resultado da sua pesquisa você poderá verificar o nível de concorrência pelo termo principal do seu nicho de mercado no Google.

A informação de Valor da Dificuldade (“Difficulty”), ao lado de “Monthly Volume”, informa se o seu nicho de mercado é ou não muito concorrido.

Quanto menor o valor da dificuldade, melhor será para você competir nesse nicho de mercado e posicionar o seu site ou blog nas primeiras posições do Google.

Avalie também a concorrência pelos demais termos que você listou nos passos anteriores.

6 – Identifique os principais problemas do seu nicho de mercado

Nicho de MercadoDepois de alguns passos para encontrar e validar um nicho de mercado específico, você poderá encontrar os principais problemas deles.

Infelizmente neste passo não existe uma ferramenta única que irá te ajudar. A pesquisa deve ser feita manualmente.

O lado bom é que não é difícil encontrar os principais problemas das pessoas do seu nicho. Normalmente as pessoas costumam expor suas principais necessidades, frustrações, dúvidas e reclamações em canais específicos:

  • Yahoo Respostas – Muitas vezes os usuários do seu nicho de mercado recorrem ao Yahoo Respostas quando não encontraram suas questões atendidas em buscas online ou em sites especializados.
  • Grupos do Facebook – No Facebook existem muitos de grupos de discussão relacionados a diversos nichos de mercado. Se inscreva nos grupos do seu nicho e acompanhe as discussões para identificar oportunidades.
  • Sites de Reclamação – Pesquise em sites de reclamação, como o Reclame Aqui ou o Proteste!, se existem muitas reclamações sobre os produtos oferecidos no seu nicho de mercado. Aproveite e analise também a qualidade do atendimento oferecido pelas equipes de suporte dos produtos e serviços das empresas listadas nesses sites.
  • Blogs e Youtube – Quando você pesquisa pelo seu nicho de mercado, você encontra alguns blogs e vídeos no Youtube, certo? Além de apresentarem conteúdos relevantes sobre os temas que são do interesse do seu nicho, nesses canais você poderá pesquisar pelos comentários da audiência. Você encontrará dúvidas e reclamações, que podem ser boas oportunidades para você.

Pesquisa Invertida Pelo Nicho de Mercado

Ao final de todos esses passos você já deve ter uma boa ideia de qual será o seu nicho de mercado e as principais necessidades dele.

Mas, se ainda não tiver essa ideia tão clara e você tiver um grande interesse em empreender online, eu posso te sugerir um outro caminho.

Nicho de MercadoNessa alternativa você irá encontrar o seu nicho para trabalhar com programas de afiliados.

É o que eu chamo de “Pesquisa Invertida Pelo Nicho de Mercado”. Você não vai partir da pesquisa da demanda para encontrar uma solução para o seu nicho de mercado, mas sim o contrário.

Você vai identificar produtos de qualidade disponíveis e ver se existe demanda para eles.

Como Funciona a Pesquisa Invertida Pelo Nicho de Mercado?

  1. Primeiro você se cadastra em um programa de afiliados. Eu escrevi um artigo que ensina o que é programa de afiliados e que lista os principais programas de afiliados.
  2. Depois faça o login no programa e pesquise os produtos disponíveis no programa. Procure limitar a sua pesquisa pelos produtos de acordo com o seu interesse pessoal e conhecimentos ou experiências anteriores.
  3. A medida em que você for identificando produtos que te interessem, você deverá validar os nichos de mercado que eles atendem. Para isso, siga os mesmos passos ensinados mais acima para analisar demanda, tendência e concorrência. Um ponto importante na Pesquisa Invertida é que você pode também fazer pesquisas de demanda e concorrência usando os nomes dos produtos aos quais você deseja se afiliar e promover.
  4. Ao final da pesquisa, quando você tiver certeza dos produtos que deseja promover e, consequentemente, os nichos  em que deseja atuar, você deverá solicitar a sua afiliação aos produtos para receber comissões pelas vendas.
Guia do Negócio OnlineVeja neste Ebook GRÁTIS como criar o seu negócio online lucrativo com produtos digitais. Nele você vai aprender como fazer os seus clientes pedirem para comprar de você!

 

Conheça as Pessoas do Seu Nicho de Mercado

Nicho de Mercado - PersonaOk, agora você já tem bastante informação sobre o seu nicho de mercado na internet, mas você ainda não definiu o perfil do seu comprador ideal.

Você precisa conhecer alguns dados da sua Persona (ou Avatar):

  • Qual a faixa etária do seu comprador ideal?
  • Qual o sexo da maioria do meu público?
  • Qual o ramo profissional?
  • Quais as principais dificuldades?
  • Quais as motivações?
  • Quais os interesses?
  • De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?

A definição da sua persona (ou avatar) irá influenciar  decisões estratégicas do seu negócio:

  • Qual o tipo de Linguagem você deve usar para se comunicar com a sua audiência?
  • Quais são os sites ou redes sociais que a sua audiência costuma buscar informações?
  • Quais as principais necessidades do seu público?
  • Quais as maiores expectativas sobre o seu produto?

Criar um negócio voltado para adolescentes não é específico suficiente. Mas segmentar adolescentes, do sexo masculino, que gostam de Games e estudam em escolas particulares do Rio de Janeiro, fará com que você seja mais assertivo na sua proposta de negócio.

Essa definição deve ser iniciada durante o planejamento do seu negócio, a partir de verificações na internet e ao seu redor. Com o passar do tempo as informações sobre sua persona deverão ser ajustadas e cada vez mais detalhadas.

Conclusão: aposte em um nicho de mercado lucrativo e aumente as suas chances de sucesso!

Se você está planejando criar um negócio online, identificar um nicho de mercado a partir do potencial de  demanda do seu público-alvo é o melhor caminho.

Se você já tem um negócio sendo executado na internet, aproveite os conhecimentos que você adquiriu neste artigo e faça uma análise do seu negócio.

Quanto mais segmentado for o seu nicho de mercado, mais apurado serão os seus conhecimento sobre a demanda, interesses e comportamentos do seu público-alvo. E também mais nítida será a sua visão sobre a concorrência na sua área de atuação.

Encontre o seu nicho lucrativo e aproveite todas as vantagens de se atender uma parcela específica de mercado:

  • Menores custos
  • Maiores margens de lucro
  • Menos concorrência
  • Consumidores mais fiéis

E agora? Você está pronto para começar criar o seu negócio de sucesso na internet?

Baixe o Guia o do Negócio Online e aprenda em 5 passos a construir um projeto lucrativo, seguindo a mesma metodologia utilizada pelos grandes nomes do Marketing Digital.

Guia do Negócio Online

Resumo
Nicho de Mercado: Definição, Exemplos e Como Achar o Seu
Artigo
Nicho de Mercado: Definição, Exemplos e Como Achar o Seu
Descrição
O que é Nicho de Mercado? Quais as vantagens da segmentação de mercado? Como encontrar um Nicho de Mercado inexplorado e Lucrativo? Veja aqui!
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6 Resultados

  1. Myrian christina disse:

    Muito interessante e esclarecedor….Consegui entender com muita clareza dúvidas que ainda pairavam na minha cabeça,sobre como ter certeza que estamos no. Arminho certo ,na hora de escolher um caminho profissional,

  2. Tiago Maia disse:

    Gostei. Lerei novamente com mais calma. Já tenho a empresa, então já tenho meu nicho. Gostei do UberSuggest, não conhecia.

  3. Rafael Fonseca disse:

    Excelente artigo!

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