11 vantagens de contratar uma agência de marketing digital

11 benefícios e vantagens de contratar uma agência de marketing para transformar os resultados do seu negócio.
Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

Muitas empresas têm dúvidas se vale a pena contratar uma agência de marketing digital ou se a melhor opção é ter um departamento interno para organizar essa atividade.

Neste artigo, falaremos sobre algumas das vantagens de contratar uma agência de marketing digital e por que essa pode ser a melhor decisão para sua empresa. Ainda que sua empresa tenha um departamento de marketing, contar com os serviços de uma agência especializada em marketing digital pode ser um grande diferencial para suas estratégias.

O que você vai ver neste post?

Por que contratar uma agência de marketing digital?

O marketing digital oferece muitas opções diferentes para impulsionar um negócio. 

Diariamente surgem novas ferramentas, serviços e recursos, bem como novas tendências e táticas, para remodelar estratégias e impulsionar a visibilidade de um negócio na internet.

Se a sua empresa não estiver antenada sobre essas novidades, estará perdendo oportunidades. É importante contar com pessoas ou empresas que “respirem” marketing digital para explorar todo o potencial que o marketing pode oferecer.

Vantagens de contratar uma agência de marketing online

Existem inúmeras vantagens em contratar uma agência de marketing online para cuidar das estratégias da sua empresa. A melhor forma de saber se vale a pena contratar uma agência é conhecendo os benefícios que ela pode oferecer para o seu negócio.

1 – Especialistas em Marketing Digital

A primeira vantagem que uma agência de marketing digital oferece é o nível de especialização dos profissionais nesta área.

Quando o marketing digital não é a atividade principal da empresa, mas há uma equipe de marketing atuando internamente, é comum que o nível de especialização seja menor.

Cada vez mais o mercado exige que os profissionais de marketing sejam “T-Shaped“. Isso significa que os profissionais devem ter conhecimento generalista em todas as competências do marketing, porém um conhecimento aprofundado em uma ou duas competências.

Que competências são essas?

  • Web Analytics
  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing & Automação
  • Tráfego Pago
  • CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Conversão)
  • Análise de Dados
  • Geração de Leads
  • Experiência do usuário
  • E-mail Marketing
  • Social Media
  • ASO (App Store Optimization)
  • Storytelling
  • Branding
  • Design
  • Assessoria de Imprensa
  • Entre outras.

Obviamente não é possível uma pessoa ser um especialista em todas elas. Uma equipe pequena também não consegue cobrir todas as competências com profundidade.

As agências possuem profissionais especializados em suas áreas de atuação, atuando em conjunto num time multidisciplinar. O profissional que desenvolve sites não é o mesmo que faz gestão de redes sociais. E a equipe de redação não se envolve, por exemplo, com gerenciamento de campanhas de tráfego pago.

Contando com especialistas em equipes multidisciplinares, as agências oferecem soluções mais eficazes, criativas, completas e integradas, para os desafios das empresas.

2 – Mais eficiência nas ações de marketing

A sua empresa até pode ter o conhecimento necessário para colocar ações de marketing em prática, mas talvez não tenha a mesma experiência que uma agência.

A agência atua com diferentes clientes, testando diversas estratégias frequentemente e, por isso, tem um “faro” mais apurado sobre o que pode funcionar melhor e quais ações podem não ser tão eficientes.

3 – Planejamento de marketing transparente

Todos os serviços, os entregáveis e os prazos das ações da agência devem ser definidos e acordados entre a agência e a contratante, antes da assinatura do contrato.

Essa transparência oferece maior controle e segurança para a contratante, enquanto deixa claro para a agência o que é esperado dela.

4 – Acompanhamento de resultados

O marketing digital é uma ferramenta muito poderosa para qualquer empresa, pois a partir dele é possível avaliar métricas e analisar os resultados de cada ação realizada. Por exemplo, é possível saber:

  • Quantas vendas foram realizadas a partir de uma campanha de anúncios?
  • Qual o custo médio de aquisição de um novo cliente?
  • Quais tipos de conteúdos geram mais interesse no seu site?
  • Quantos e-mails foram abertos na campanha de email marketing?
  • Quantas pessoas se tornaram seguidoras do perfil no Instagram nesse mês?

Ao contratar uma agência de marketing para a internet, a sua empresa receberá relatórios mensais para acompanhar o desempenho das estratégias ao longo do período. Essa é uma ótima forma de avaliar a eficiência das ações e ter métricas para acompanhar os resultados das estratégias.

5 – Acesso a ferramentas profissionais

Uma das maiores vantagens de contratar uma agência de marketing digital é ter acesso às suas ferramentas.

Existem várias ferramentas profissionais que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing e não são conhecidas pelo grande público. Algumas ferramentas são, por exemplo, para “espionar concorrentes”, para gerenciar redes sociais, para recuperar carrinhos de compras abandonados, para automação de marketing, análise competitiva em SEO e muitas outras.

Numa agência de marketing digital essas ferramentas são comuns no dia a dia da equipe. Por isso, ao contratar os serviços de uma agência, a sua empresa passará a ter ações auxiliadas por ferramentas profissionais e uma equipe capacitada para utilizá-las.

Ter acesso a ferramentas profissionais é uma das vantagens de contratar uma agência de marketing.

6 – Redução de custos

Contratar uma agência de marketing digital pode significar uma redução de custos para sua empresa.

Há muitos custos em ter um departamento interno de marketing, como contratação de pessoal capacitado, aquisição de ferramentas e recursos profissionais e serviços auxiliares.

Já na agência de marketing, esses custos acabam sendo diluídos entre os diversos clientes dela, resultando numa redução de custos para sua empresa.

7 – Custos menores que o marketing tradicional

Essa é uma vantagem que deve ser dita às empresas que ainda não investem no marketing digital ou que direcionam grande parte do orçamento para campanhas no marketing tradicional.

Os valores mínimos necessários para investir em marketing na internet são geralmente muito menores do que no marketing tradicional.

Por isso, o marketing digital oferece uma excelente oportunidade para todas as empresas, mas em especial para as micro e pequenas empresas, que podem competir de igual para igual com grandes empresas.

Além dos custos menores, o marketing digital ainda proporciona melhor segmentação das propagandas facilitando o acerto preciso do publico alvo, e também é mais facil a rastreabilidade de resultados.

Por exemplo, em novembro de 2019 criamos uma campanha no Instagram para divulgar o lançamento de uma loja física. Segmentamos o público, direcionamos a campanha para regiões geográficas específicas e, desta forma, conseguimos alcançar 97.616 pessoas, ao custo de R$ 143,35 investidos em anúncios.

Isso mesmo: CENTO E QUARENTA E TRÊS REAIS.

Que outro tipo de canal tradicional permitiria impactar tantas pessoas, de forma tão segmentada, por esse valor? Desconheço.

8 – Reciclagem de conhecimento

Entre as maiores vantagens de contratar uma agência de marketing online, podemos citar a atualização dos profissionais da agência sobre novas metodologias e ferramentas.

Enquanto na empresa é preciso trazer essas novidades para seus funcionários, na agência de marketing a reciclagem de conhecimento acontece diária e constantemente para que os profissionais se mantenham atualizados.

9 – Novas ideias

Uma visão externa sobre seu negócio pode ser aquilo que faltava para o crescimento da sua empresa.

Essa é outra vantagem da agência de marketing digital, que conseguirá ver seu negócio com um olhar diferente e propor novas ideias.

Com uma nova parceira, a sua empresa poderá inovar e tentar coisas diferentes para alcançar os objetivos traçados.

10 – Mais eficiência no gerenciamento dos orçamentos

A agência sabe que precisa gerar ROI (retorno sobre investimento) positivo para seus clientes, para que seus contratos não sejam cancelados.

Nenhum cliente investe por muito tempo em ações que não estão trazendo bons resultados.

Por isso, a agência se dedicará ao máximo para que as ações planejadas tragam o retorno esperado para sua empresa.

11 – Economia de tempo e dinheiro para a empresa

Em muitos casos, terceirizar serviços que fogem do core business da empresa significa economia de dinheiro e tempo para a empresa.

Esse é o caso das atividades de marketing digital em empresas que não atuam nesta área.

Ao delegar essas atividades para uma empresa especializada, você poderá voltar sua atenção para as atividades relacionadas ao seu negócio. Isso resultará em economia de dinheiro e tempo, já que sua dedicação estará focada no core business.

Quando contratar uma agência de marketing para a internet?

Quando as empresas geralmente decidem contratar uma agência de marketing digital?
Motivos que levam as empresas a considerarem contratar uma agência de marketing digital

Existem várias razões para que sua empresa procure por um serviço especializado em marketing digital, como:

Resultados não estão bons

Se a sua empresa não está apresentando os resultados esperados, algo está errado. Uma das formas de melhorar os resultados e atingir os objetivos da empresa é por meio do marketing digital.

Concorrentes estão na sua frente

A concorrência ultrapassou o seu negócio e você não sabe como disputar com eles. Esse é um sinal de que o marketing da sua empresa pode estar ultrapassado, usando técnicas antigas ou que a eficiência está sendo baixa. Logo, é preciso ter um serviço especializado e feito com profissionais capacitados.

Lançamento de novo produto ou serviço

Se você pretende lançar um novo produto ou serviço, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma ótima escolha. Dessa forma você terá toda a consultoria necessária para esse lançamento, contribuindo para uma maior eficiência e alcance do seu público-alvo.

Baixa quantidade e qualidade na captação de leads

No marketing digital, muitas estratégias são realizadas para a captação de leads.

Saber onde encontrar os potenciais clientes, atrai-los e fazê-los preencherem cadastros, pode ser bem desafiador.

Nas campanhas de captação de leads, as agências usam técnicas para aprimorar cada uma das etapas de atração do lead e experimentam diferentes estímulos para os visitantes se tornarem leads. Esses testes de desempenho são feitos continuamente nas campanhas ativas.

Tais práticas geram resultados muito positivos, aumentando a quantidade e qualidade dos leads captados. Se a sua empresa está com dificuldade em captar leads, pode ser o momento certo para contratar uma agência.

Melhorar a presença digital

Empresas que ainda não estão na internet precisam construir sua presença online para atrair clientes. Já as empresas que possuem uma presença online precisam manter (ou reformular) seus canais de comunicação na internet, para continuarem captando clientes.

Se há dificuldade em manter a frequência de ações online, como publicações nas redes sociais, blog, atualizações no site e captação de leads, é hora de contar com um serviço de marketing digital especializado.

Não faz sentido ter uma equipe de marketing

Quando não faz sentido para a empresa montar uma equipe de marketing, é fundamental contratar uma agência de marketing digital para cuidar dessas atividades.

É praticamente impossível acompanhar as novidades e tendências de marketing

Essa é uma das principais razões para contratar uma agência de marketing.

Mesmo com uma equipe interna de profissionais de marketing, é praticamente impossível acompanhar as novidades e tendências dessa área. O Google, por exemplo, atualiza seu algoritmo mais de 200 vezes ao ano

Para uma agência, essa tarefa é muito mais fácil, pois esse é o core business dessa empresa. Por isso, ao contratar esses serviços você tem a certeza de contar com as principais tendências de marketing para as suas estratégias.

Seu Próximo Passo

Se você tem dúvidas sobre como uma agência de marketing digital pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco para contar os seus desafios e saber como podemos ajudar a solucioná-los.

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