Como Aumentar as Vendas da Sua Empresa Com Blog?

Como aumentar as vendas da sua empresa com blog

Um blog é uma ferramenta perfeita para o marketing de conteúdo. Se você ainda não tem essa certeza, me acompanhe nesse artigo.

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Utilizando o blog estrategicamente, a sua empresa será capaz de:

  • Atrair pessoas interessadas pelo seu negócio ou por temas relacionados a ele
  • Aumentar a sua taxa de conversão de visitantes do site em leads
  • Educar leads sobre os seus produtos e serviços
  • Aumentar a confiança dos potenciais clientes na sua empresa
  • Identificar os leads mais preparados para se tornarem clientes

Parece bom demais?

Pois bem, neste artigo eu vou te mostrar de forma prática como aumentar as vendas da sua empresa com blog.

Como Atrair Clientes Para a Sua Empresa Com Conteúdos de Blog

A melhor forma de você aproveitar o blog para negócios é tendo ciência das etapas da jornada de compra do cliente e desenvolvendo conteúdos específicos para ela:

  1. Aprendizado e descoberta – a estratégia de marketing de conteúdo começa quando o seu cliente está buscando na internet informações sobre um problema, uma necessidade ou um desejo. Para esta fase, você deve criar conteúdos abrangentes, que abordem temas pelos quais o seu cliente poderá ser atraído.

    Por exemplo, imagine que o dono de uma loja de produtos naturais esteja buscando no Google por “como aumentar as vendas”. Um post com o título “10 dicas para aumentar as vendas de lojas de produtos naturais” certamente interessaria ao dono da loja neste momento, fazendo com que o potencial cliente passasse a conhecer a agência de marketing online que publicou o post.
  2. Reconhecimento do problema – Depois de ler o post e reconhecer pontos deficientes nas suas estratégias de marketing e vendas, o dono da loja decide entender melhor cada um dos pontos. Estrategicamente, no final do post, a agência oferece links para outros artigos mais específicos relacionados ao tema, publicados no site dela.

    Por exemplo, um link para o artigo com título “5 táticas para aumentar as vendas de lojas de produtos naturais através do Marketing Digital” interessaria ao dono da loja. Ao clicar neste link, o dono estará cada vez mais aprendendo sobre o seu problema e conhecendo as oportunidades que ele está perdendo ao não investir em algumas estratégias de marketing e vendas. Quando encontrou no blog um formulário para download do “Guia Prático para Divulgar a Sua Loja no Facebook”, o dono da loja preencheu o seu email para receber o livro, tornando-se um lead.

    Por outro lado, ao oferecer tanto conteúdo valioso para o dono da loja, a agência está se posicionando como um autoridade no assunto e provocando um aumento da confiança do potencial cliente pelos seus serviços.
  3. Consideração da solução e decisão de compra – Por fim, o dono da loja já sabe os motivos pelos quais ele não está vendendo o quanto gostaria, já reconhece alguns pontos que precisam ser resolvidos na sua estratégia de marketing e vendas e agora está em busca de resolver o problema.

    Porém, por mais que ele tenha lido conteúdos didáticos e práticos, ele sabe que terá resultados melhores se contratar uma agência para desenvolver as suas estratégias de marketing online.

    Nesta fase, a agência se posiciona como uma possível solucionadora dos problemas da loja de produtos naturais. Por meio de conteúdos no blog (conteúdos relacionados) e e-mails, a agência mostra cases de sucessos de seus clientes, apresenta todas as qualidades do seu atendimento e por fim, oferece os seus serviços ao leads.
Exemplo de um blog focado em educação e conversão de leads.
Análise do site Ignição Digital

A Importância do Blog na Decisão de Compra do Cliente

Neste exemplo simples podemos visualizar como o blog pode influenciar uma pessoa na sua escolha de parceiro ideal para fazer negócios. Até aqui, a agência de marketing conseguiu:

  • Atrair o potencial cliente
  • Converter o visitante em lead
  • Educar o lead sobre os seus produtos e serviços
  • Aumentar a confiança do potencial cliente na sua empresa

Quando o dono da loja resolver investir em Marketing, de quem você acha que o dono irá preferir contratar os serviços que a sua loja precisa? Da agência que o conduziu durante toda a sua jornada ou de outras agências?

Na hora de decidir a sua compra, o dono da loja terá confiança na agência que o ensinou sobre como resolver o seu problema e enxergará a agência como uma autoridade em marketing digital. Além de ter mais “claro” em sua mente o reconhecimento da marca da agência.

O dono da loja pode até acabar contratando de outras agências por motivos diversos, porém a agência que o educou terá uma boa vantagem inicial sobre as suas concorrentes.

Em outro artigo, eu descrevi a importância de se construir a autoridade para facilitar as vendas. Vale MUITO a pena a leitura. Alerta de Spoiler: tendemos a escolher aquilo que lembramos com mais facilidade.

Repare também que o dono da loja esteve o tempo todo no “controle” do processo, decidindo quais conteúdos consumir. Ninguém o “forçou” a ler os conteúdos oferecidos para ele. Por isso, o marketing de conteúdo serve muito bem ao que é conhecido como Inbound Marketing ou Marketing de Atração.

Identifique os Leads Mais Qualificados

Estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais clientes com blog.

A partir da análise de engajamento com os conteúdos oferecidos para os leads, podemos identificar quais estão mais qualificados para se tornarem clientes.

Novamente simplificando com exemplos, podemos dizer que leads que consomem mais conteúdos e que clicam mais nas newsletters geralmente estão mais “interessados” pela empresa, do que aqueles que estão interagindo com menor frequência.

É preciso identificar os leads mais aquecidos e direcioná-los para as ações comerciais. Por exemplo, é super indicado que um consultor de negócios da sua empresa ligue para os leads que estão mais engajados.

Hoje em dia existem diversas ferramentas para ajudar a identificar toda a navegação do lead e os conteúdos consumidos por ele. Desta forma, o consultor de negócios pode conhecer as principais dores e interesses do lead e se preparar para fazer uma abordagem personalizada, apresentando a melhor oferta para ele.

Como aumentar as vendas da sua empresa com blog?

Neste artigo nós vimos como um dono de uma loja de produtos naturais chegou ao site de uma agência de marketing, atraído pelo conteúdo do seu interesse. Vimos como ele percorreu por diferentes conteúdos, percorrendo as fases da jornada de compra. E, por último, mostramos como essas informações ajudam uma equipe de vendas a identificar os leads mais aquecidos, para que os esforços comerciais da empresa sejam mais assertivos.

Imagine o poder de um blog com diversos conteúdos relevantes para o seu público ideal. Quantas pessoas ele poderia atrair? Quantos leads ele poderia gerar? Quantas oportunidades quentes ele poderia trazer para a sua empresa?

Um blog é um ativo, que atrai clientes de forma automática para o seu negócio e que, com o passar do tempo, tende a performar cada vez melhor, a medida em que vai sendo alimentado com novos artigos.

Quer saber como é o nosso processo para escrever artigos que atraem potenciais clientes para o Marketing Objetivo? Clique aqui e aprenda a escrever artigos que geram negócios.

Conte com o Marketing Objetivo para ajudar a sua empresa a implementar uma estratégia de marketing de conteúdo. Entre em contato com a gente.

7 comentários em “Como Aumentar as Vendas da Sua Empresa Com Blog?”

  1. Vejo exemplos de empresas que cresceram bastante
    justamente por manter uma estrutura de negócio online,
    que auxilia no processo de aumento de vendas, através da
    internet.
    Abraços!

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