Inbound Marketing: o maior segredo dos profissionais de Marketing Digital

Compartilhe

Inbound Marketing

Nos últimos anos o número de pessoas que estão aderindo ao marketing de afiliados para vender produtos digitais tem crescido exponencialmente. Como todas essas pessoas querem ganhar dinheiro na internet, neste artigo eu vou mostrar como o Inbound Marketing poderá impulsionar suas vendas.

O Inbound é um dos segredos das vendas astronômicas de produtores e afiliados de infoprodutos que se destacam no marketing digital. Agora este segredo pode ser seu!

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing é também conhecido como “marketing de atração“.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing é que o primeiro se baseia em publicidade e interrupções e no segundo quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

No Inbound é realizado um conjunto de estratégias que visam atrair o interesse do seu potencial cliente para o seu site.

A partir daí são realizados trabalhos para construção de um relacionamento mais duradouro entre você e o seu potencial cliente.

Este relacionamento é feito com base em trocas: de um lado você entrega conteúdo valioso para ele sobre um determinado assunto; do outro ele permite que você o conheça melhor e se comunique mais frequentemente com ele.

À medida em que você vai oferecendo conteúdos que resolvem os “problemas” ou satisfazem as necessidades do seu potencial cliente, a sua credibilidade e a confiança dele em você vão aumentando.

Esta troca ocorre até que um dia ele não terá mais resistência para comprar os produtos que você indicar para ele.

Neste momento você já terá provado que é uma autoridade no assunto, que entende os seus problemas e definitivamente sabe como ajudá-lo.

As fases do Inbound Marketing

O conceito básico do Inbound Marketing é o foco no cliente, nos seus desejos, necessidades, dificuldades e obstáculos.

Você deve trabalhar esse foco nas seguintes fases do Inbound Marketing: Atração, Conversão, Fechamento, Encantamento.

Metodologia do Inbound Marketing

FASE1: ATRAIR

A atração é a primeira fase do funil de vendas no Inbound Marketing.

Você não vai gerar vendas, se as pessoas não souberem do seu produto.

Nesta fase os seus esforços são concentrados em transformar pessoas desconhecidas em visitantes do seu site ou blog.

Com foco nos desejos, necessidades, dificuldades e obstáculos dos seus potenciais clientes, o seu site deve oferecer conteúdo de qualidade que genuinamente os ajudem a entender mais sobre as suas questões e como solucioná-las.

Disponibilize vídeos, posts e artigos sobre os assuntos de interesse do seu cliente potencial e quando os visitantes buscarem por estes assuntos na internet, irão se deparar com o seu site nos resultados de pesquisa e visitarão o seu site.

FASE 2: CONVERTER

Na fase de conversão você vai oferecer recompensas e benefícios para o usuário em troca de suas informações.

Assim, por exemplo, você pode solicitar que os visitantes preencham em um formulário os seus nomes e e-mails para terem acesso a um ebook de qualidade sobre um assunto de seu interesse, por exemplo.

Este é o passo inicial para você iniciar um relacionamento mais duradouro com os seus leads.

OBS: Um Lead é uma pessoa que forneceu suas informações de contato (nome, email, tel., etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, etc.).

Está gostando deste artigo sobre Inbound Marketing? Compartilhe no Facebook .

FASE 3: FECHAMENTO

Na fase de fechamento o seu objetivo deve ser o de preparar os leads para se sentirem confortáveis para comprar o seu produto digital.

Lembre-se que no Inbound Marketing é o cliente que procura pela empresa e decide quando comprar, não o contrário. Respeite o momento da jornada de compra do seu lead.

O lead em diferentes estágios da sua jornada de compra:

  1. Está buscando entender melhor a sua questão.
  2. Está estudando e considerando as opções para resolver sua questão.
  3. Ele já decidiu por uma opção para resolver a sua questão.

A estratégia correta nesta fase é acompanhar de perto e nutrir os seus leads.

O conceito de “nutrição de Leads” consiste em manter um relacionamento construtivo com os leads, ajudando-os a resolver seus problemas e apresentando oportunidades de soluções que tenham relação com o produto digital que você oferece.

Técnicas de nutrição e de fechamento de vendas

Na fase de fechamento é importante:

  • Enviar e-mails para o lead com conteúdos exclusivos – Aumenta a sensação de recompensa por estar permitindo a sua comunicação com ele.
  • Enviar e-mails com as atualizações do seu site – Aumenta o consumo de conteúdo relevante pelos leads e ajuda a melhorar o posicionamento do site nos resultados de pesquisa.
  • Comunicação personalizada nos e-mails – Chame o seu lead pelo seu nome nos emails enviados. Isso aumenta a “proximidade” do relacionamento e a predisposição para ele continuar te acompanhando.
  • Oferecer outros conteúdos de valor em troca de mais informações dos leads – Necessário que você aprofunde o conhecimento sobre as necessidades dos seus leads. Ao mesmo tempo você estará aumentando ainda mais a sua credibilidade com ele.
  • Apresentar os produtos e serviços que você deseja vender.

Você é a autoridade

Ao longo do processo de nutrição, os leads vão construindo mentalmente uma imagem sua de autoridade sobre o assunto que lhes interessa e vão ficando mais dispostos a ouvir a sua palavra.

Trabalhar com o Inbound Marketing permite aos vendedores de produtos digitais terem um aproveitamento de vendas muito maior em cima dos Leads gerados.

Caso este processo não seja adotado, uma grande parte dos visitantes do seu site não irão comprar o produto digital oferecido num primeiro contato.

Por isso que se, um Lead demonstrou interesse nos assuntos relacionados a sua oferta, o trabalho de nutrição conseguirá orientar mais pessoas sobre os benefícios de adquirir o seu produto digital.

FASE 4: ENCANTAMENTO

Uma vez que a venda ocorra, chegamos a última fase do Inbound Marketing: Encantamento.

Como o nome já diz, nesta fase que você deverá encantar o seu cliente e não abandoná-lo.

Abaixo listo algumas dicas para você conquistar o encantamento do seu cliente:

  • Entregue produtos com qualidade além das expectativas que o cliente tinha sobre os seus produtos antes da compra;
  • Entregue mais do que ofereceu – Envie brindes, bônus e descontos junto com o seu produto;
  • Pontualidade – Seja pontual na entrega do seu produto digital. Mesmo que o seu produto digital não seja entregue imediatamente após o fechamento da compra, informe uma data ou um prazo estimado para a entrega e não atrase.
  • Acompanhamento – Mantenha o seu relacionamento ativo com o cliente e não o deixe se sentir abandonado após a compra. Por exemplo, envie dicas sobre como ele pode usar o produto digital que você vendeu de forma mais eficaz para solucionar os seus problemas etc.
  • Suporte – Esteja disponível para ajudar o seu cliente a aproveitar todo o potencial que o seu produto digital tem para oferecer.
  • Feedback – Solicite o feedback do seu cliente. Ele poderá lhe fornecer dicas importantes para você aprimorar o seu produto digital ou suas estratégias de inbound marketing;

Lembre-se: cliente encantado é um promotor do seu produto digital.♥

Está gostando deste artigo sobre Inbound Marketing? Compartilhe no Facebook .

Números do Inbound Marketing

Seguem alguns dados interessantes sobre Inbound Marketing:

  • 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
  • 80% dos clientes preferem pesquisar sobre um serviço ou produto em blogs e artigos do que em anúncios publicitários.
  • 94% dos links que as pessoas clicam nos resultados do Google são resultados orgânicos, não pagos.
  • 68% de todos os cliques da busca orgânica são concentrados nos primeiros três resultados.
  • 75% das pessoas nunca passam da primeira página do resultado de busca.
  • Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B (entre empresas) é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
  • Empresas B2B que blogam pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads do que aquelas que não blogam.
  • Sites com 51 a 100 páginas recebem 48% mais tráfego do que sites com 1 a 50 páginas.
  • Empresas que aumentaram as postagens em seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads.
  • Uma empresa obtém em média crescimento de 45% em seu número de acessos se aumentar o número de postagens de 11 a 20 para 21 a 50.
  • Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos em verba.
  • A nutrição de leads gera, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de venda.

Quem usa o Inbound Marketing?

O inbound Marketing é indicado para todos os tipos de empresas e todos os segmentos.

Essa metodologia permite que os seus clientes procurem pelo seu negócio, demonstrem quererem mais informações e que dêem abertura para você se relacionar com eles.

Muito mais fácil do que o Marketing tradicional, não é?

Produtores e afiliados de sucesso usam as técnicas de Inbound Marketing para vender produtos digitais.

Navegue pelos seus sites e verifique os seguintes pontos:

  • Artigos com conteúdos educacionais em grande quantidade, que buscam informar novidades ou ensinar sobre os assuntos de interesse das pessoas do nicho de mercado.

    Estes artigos servem para atração, para “pescar” pessoas que estão pesquisando sobre o assunto no Google.

  • Ofertas de materiais exclusivos e gratuitos com grande relevância para o leitor do nicho do site.

    Em troca deste material, será solicitado algum tipo de cadastro em que o interessado deverá informar seu e-mail.

    Estes materiais servem para conversão dos visitantes em leads.

  • Embora não seja tão frequente quanto as duas características acima, a maioria dos sites apresenta também opções para compra direta do produto digital.

    Isto permite que leads que já estejam nutridos possam comprar os produtos com facilidade.

    Por outro lado, uma parte dos profissionais de marketing digital adota a estratégia de somente oferecer seus produtos digitais para os leads e escondê-los dos visitantes não-cadastrados.

Veja na imagem abaixo um exemplo dessas técnicas aplicadas no site do Érico Rocha, um dos profissionais de marketing digital mais bem sucedidos do Brasil.

Inbound Marketing no site Ignição Digital

Análise do site Ignição Digital

Conclusão

Eu escrevi este artigo para apresentar o que é o Inbound Marketing e como ele pode ajudar a impulsionar suas vendas na internet.

Atualmente existe muito conteúdo disponível online para te ajudar na implantação do Inbound, muitas ferramentas e recursos grátis online para você explorar ao máximo todas essas técnicas.

Se você precisar de alguma ajuda para iniciar as suas estratégias de atração de clientes e construção de autoridade, entre em contato diretamente comigo.

Gostou deste artigo sobre Inbound Marketing? Compartilhe no Facebook .

Inbound Marketing: o maior segredo dos profissionais de Marketing Digital
4.8 (96.67%) 18 votes

Compartilhe

7 Resultados

  1. Rafael Perez disse:

    Eu já li quase todo o seu site e baixei o seu ebook. A ideia de usar o Inbound para vendas de produtos digitais parece realmente funcionar. Ainda não comecei a criar o negócio do ebook.

    • Olá Rafael, que bom que baixou o Ebook. Sim, a metodologia que eu ensino no Ebook funciona muito bem. Na verdade o Inbound Marketing funciona bem para outros objetivos, além da venda de produtos digitais. Mesmo para quem o objetivo não seja ganhar dinheiro na internet com vendas de produtos digitais, o ebook ensina técnicas mais avançadas para quem quer aprender mais sobre Inbound Marketing. Mas um conselho que te dou, já que mencionou que ainda não começou a criar o seu negócio, é para você criar um cronograma de ações seguindo os passos do Ebook. Procure resolver cada um dos passos em 2 a 3 dias no máximo e tenha a meta de concluir tudo no prazo máximo de 10 dias. É extremamente possível!

  2. Shirley Siqueira disse:

    Muito bom, ainda não tinha lido sobre Inbound Marketing.

  3. Edson Souza disse:

    Conteúdo excelente e direto ao ponto, bem simples de ler e esclarece os pontos fundamentais do inbound marketing que precisamos saber para implementar na estratégia como afiliado. Sucesso, Gustavo Matera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *