Palavra-Chave: como pesquisar as melhores palavras-chave para o seu site

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Como encontrar a melhor palavra-chave para o seu blog

É senso comum em marketing digital que escolher as palavras-chaves certas para o seu conteúdo é meio caminho andando para impulsionar o número de visitas no seu blog. A pesquisa por palavras-chaves ideais para o seu negócio podem lhe ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu site com técnicas de SEO  (Search Engine Optimization) e a otimizar suas campanha no Google Adwords.

Identificar a palavra-chave certa é fundamental tanto para atrair mais visitas orgânicas, quanto atrair visitantes mais qualificados e propensos a se interessar pelo seu negócio.

Portanto, você precisa ler este texto se:

  • você está em busca de palavras-chaves para criar o melhor domínio para o seu novo site;
  • você está querendo melhorar o posicionamento da sua página no Google para receber mais visitas;
  • você está querendo aumentar as conversões de suas campanhas do Google Adwords.

Neste texto você vai entender porque as Keywords (“palavras-chave” em inglês) são tão importantes para o seu negócio e como você pode encontrar as melhores palavras-chaves para suas páginas usando ferramentas grátis.

O que é palavra-chave

Palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa.

Elas são a forma como um usuário expõe a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas para os seus problemas.

Esta informação é preciosa para os buscadores e para os profissionais de marketing digital.

Para os buscadores porque precisam listar as páginas mais relevantes para as dúvidas do usuário.

E para os profissionais de marketing digital porque eles utilizam as palavras-chave em técnicas de SEO para tornarem os seu blogs mais relevantes para a pesquisa do usuário.

Uma palavra-chave é a palavra principal ou conjunto de termos que descreve o assunto do seu texto.

Na verdade ela pode ser uma palavra única ou um conjunto de palavras.

Exemplos: Festa, Festa Infantil, Fotógrafo de Festa Infantil.

A palavra-chave deve ser algo que caracterize o texto de uma forma bem clara.

Uma boa dica para entender melhor é pensar como se fosse escrever uma hashtag para marcar o texto, por exemplo: #MarketingDigital ou #TécnicasDeSEO.

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Por que é tão importante escolher a palavra-chave certa para o seu blog?

Quando você faz uma busca, o objetivo do Google é retornar para você na primeira tentativa a resposta ou informação que você estava procurando.

Se alguém pesquisar por “Rio de Janeiro”, pode estar procurando saber sobre a “História do Estado do Rio de Janeiro” ou sobre “os melhores pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro”.

Como então que os buscadores podem apresentar os melhores resultados para esta pessoa?

Os buscadores levam em consideração diversos fatores das páginas para decidirem quais páginas são mais relevantes para os usuários.

Os resultados mais relevantes são apresentados nas primeiras colocações da lista de resultados.

Um dos fatores de maior peso para um buscador diferenciar a relevância entre as diferentes páginas disponíveis na internet é a presença das palavras-chave na página.

Como funcionam as buscas do Google?

Quando você está pesquisando no Google, você não está realmente pesquisando os sites na internet.

Você está pesquisando em índices de páginas nos servidores do Google.

Como a indexação de livros de uma biblioteca, o Google armazena uma série de informações sobre as páginas da internet.

São essas informações que ele consulta, para apresentar os resultados das buscas em tempo recorde.

Se, por exemplo, você pesquisar “como emagrecer rápido”, o software do Google vai procurar entre as páginas indexadas aquelas que contêm esses termos pesquisados.

Para definir quais são, entre as páginas encontradas, as mais relevantes para a sua busca, o algoritmo do Google resolve mais de 200 questões.

Entre muitas outras questões, por exemplo, ele faz as seguintes verificações:

  • Quantas vezes a palavra pesquisada aparece nessa página?
  • As palavras estão no título da página?
  • As palavras estão na URL (endereço da página no Browser)?
  • As páginas possuem sinônimos dessas palavras?

O Google então calcula o resultado de todas as verificações, para encontrar uma nota média para cada pagina.

Esta nota servirá para ordenar os resultados da busca.

E pronto, ele apresenta em tela os resultados da sua pesquisa.

Preciso ressaltar que existem diversos outros fatores que são verificados pelo Google ao avaliar a relevância e ordenação das páginas que são apresentadas nos resultados de buscas.

Mas é fato comprovado que as palavras-chaves são fatores decisivos.

Se bem utilizadas nas suas páginas, as palavras-chaves podem efetivamente melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de buscas do Google.

Quer saber mais sobre como funciona a busca do Google? Assista o vídeo abaixo:

SEO: Palavras-Chave no centro da sua estratégia

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) é um conjunto de técnicas de marketing digital que visa melhorar o posicionamento das páginas nos resultados de buscas do Google.

Ao começar a estudar sobre ela, você verá que há um universo a ser explorado!

Em relação às palavras-chave, existem as seguintes recomendações de melhores práticas:

  1. URL – URL é o endereço da sua página na internet. Você pode usar a sua palavra-chave tanto no seu domínio do seu site, quanto no endereço da sua página.Exemplo: “https://marketingobjetivo.com.br/palavra-chave-como-pesquisar-as-melhores-palavras-chave-para-o-seu-blog” usa duas palavras-chaves importantes para o negócio deste site: “marketing” (palavra-chave geral sobre o conteúdo do site) e “palavra-chave” (uma keyword mais específica sobre o conteúdo dessa página).
  2. Tag Title – A tag <title> é o que define o título da sua página.É o conteúdo dela que é exibido no alto da guia do seu browser. É muito importante que o título da sua página possua a palavra-chave do texto.

    Na verdade, quanto antes a palavra aparecer no título do texto melhor.

    No exemplo deste texto, com título “Palavra-chave: como pesquisar as melhores palavras-chave para o seu site”, a keyword principal é a primeira palavra.

  3.  Tag Meta-Description – Essa tag é uma pequena descrição do conteúdo da página, limitado em 320 caracteres.Quando uma página é listada no resultado de busca do Google, é o conteúdo desta tag que é apresentado com um “resumo”.

    Use as palavras-chaves na descrição de cada uma de suas paginas, de preferência no início.
    Resumo da página com palavra-chave

  4. Nos títulos e subtítulos do conteúdo – Use as palavras-chaves em tags <h1>, <h2> e <h3> no seu texto.Os títulos e subtítulos do conteúdo são textos em destaque na sua página e os buscadores entendem que são partes importantes que delimitam o assunto do texto.
  5. Corpo do texto – Sua palavra-chave deve ser usada ao longo do seu texto.O ideal é que a proporção entre a quantidade de vezes que a sua palavra-chave apareça no texto  e o total das palavras seja de 1 a 2%.

    Chamamos isso de densidade da palavra-chave.

    Se o seu conteúdo tiver 600 palavras, procure incluir a sua palavra-chave no texto entre 6 e 12 vezes.

    Um ponto importante é a ressaltar é que em vez forçar a repetição exata das palavras-chave no texto, você pode usar variações.

    Por exemplo, se você deseja otimizar a sua página para a palavra-chave “fotógrafo de festa infantil”, pode utilizar ao longo do seu conteúdo variações como “festas infantis com fotógrafos” ou “fotografia de festa infantil”.

    Essas variações dão mais fluidez ao texto e atualmente são reconhecidas pelos principais mecanismos de busca.

    Os mecanismos de busca vão interpretar como termos que possuem o mesmo significado e você poderá ter ainda um bom ranking para as três variações.

  6. Imagens – As imagens utilizadas no conteúdo do seu blog são importantes fontes de informações para os buscadores.Nomeie os arquivos de imagens do seu site usando as palavras-chave.

    Em vez de publicar uma imagem com nome “DSC012017.jpg”, prefira publicá-la com o nome “curso_de_artesanato.jpg”.

    Além disso, ao incluir imagens nos seus posts, lembre-se de usar as palavras chaves nos atributos TITLE e ALT da imagem.

    O atributo Title representa um curto trecho de texto que define o conteúdo o da imagem.

    Este texto é exibido quando repousamos o mouse sobre a imagem.

    O conteúdo do atributo Alt é apresentado  pelo navegador ao usuário quando as imagens não são carregadas por qualquer motivo (caminho errado da imagem, conexão lenta, etc).

    Os conteúdos ALT também são lidos por browsers configurados para usuários com deficiência visual.

Se você quiser conhecer outras técnicas de SEO e melhorar cada vez mais o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas do Google, leia este artigo.

Dados sobre a importância do posicionamento nos resultados de busca do Google

  • 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página do resultado de busca do Google.
  • 93% das experiências online começam pelos motores de busca.
  • Os 5 primeiros resultados no Google ganham 67% de todos os cliques em resultados de uma pesquisa.
  • O primeiro resultado de uma pesquisa recebe em média  33% de todos os cliques em resultados de uma pesquisa e o segundo recebe 18%.
  • No Brasil o Google é dono de 97% do mercado de motores de busca.

As 6 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Vamos agora examinar seis ferramentas que você pode usar para pesquisar palavras-chave que darão bons resultados para o seu negócio. Das opções listas, 5 ferramentas são grátis!

Existem outras opções disponíveis na internet, porém ou as ferramentas não funcionam bem para análises dos sites brasileiros ou não não são gratuitas e apresentam funcionalidades mais limitadas que as opções desse texto.

1 – Planejador de Palavras Chave do Google Adwords

O Keyword Planner (ou “planejador de palavras-chave”) do próprio Google é a ferramenta ideal para você encontrar as palavras-chaves mais pesquisadas no Google.

Essa ferramenta permite que você pesquise várias palavras que você acredita serem palavras-chaves pertinentes ao seu negócio.

Ao pesquisar essas palavras, o Keyword Planner apresenta a quantidade mensal de buscas por aquela palavra no Google e sugere ideias de outras palavras-chave relacionadas.

Você pode ordenar o resultado da sua pesquisas pela coluna “Média de Pesquisas Mensais“.

A quantidade de buscas apresentada é importante para você verificar se uma palavra-chave é relevante ou não para seus clientes.

Se ninguém procura por uma palavra-chave, seu texto não receberá visitas orgânicas (aquelas que chegam a partir de buscas no Google).

Se muitas pessoas procuram por uma palavra-chave, maiores as chances de o seu site ser visitado.

Palavra chave pesquisada e média mensal de buscas

Média mensal de buscas. Você pode fazer o download da consulta.

Keyword Planner apresenta em uma coluna o Volume de Concorrência para as palavras-chave.

Concorrência é o número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra-chave em relação a todas as palavras-chave no Google.

Em outra coluna é apresentado o Lance Sugerido para cada palavra-chave.

O lance sugerido é calculado considerando os custos por clique (CPCs) que os anunciantes estão pagando pela palavra-chave para anunciar no Google Adwords.

Cuidados ao pesquisar as suas palavras-chave

É bom ter cuidado com as palavras-chave que têm muitas buscas por mês.

Normalmente isso ocorre com as palavras mais genéricas, como “Marketing” e “Curso”.

E ocorre menos com as palavras-chave mais específicas, como “Marketing para profissionais da saúde”, “Curso de artesanato no Rio de Janeiro”.

Uma palavra-chave muito genérica pode trazer visitantes que não são qualificados e pode resultar no aumento da taxa de rejeição da página.

A taxa de rejeição é o percentual de pessoas que, entre todas as pessoas que acessam a sua página, não se interessam pelo conteúdo dela, ou seja, abandonam a sua página.

Uma alta taxa de rejeição para uma Keyword é uma informação para o Google de que a sua página não tem relevância para quem pesquisa por aquela palavra-chave.

Observação Importante sobre o Keyword Planner

Para usar o Keyword Planner, primeiro você precisa se cadastrar no Google Adwords.

Em seguida, você deverá “criar” a sua primeira campanha de publicidade no Adwords.

Você poderá cadastrar uma campanha fictícia apenas para completar o seu cadastro.

Você precisará informar dados de pagamentos da sua campanha.

Não se assuste, você não precisa pagar nada para concluir o seu cadastro ou usar a ferramenta.

Escolha a opção de pagamento por boleto bancário e não efetue o pagamento do boleto.

Uma vez que o seu cadastro esteja concluído, acesse o Planejador de Palavras-Chave e faça as suas pesquisas.

Veja no vídeo abaixo como utilizar o Google Adwords

2 – Busca do Google

Você sabia que a própria busca do Google oferece informações preciosas sobre palavras-chave?

Na página de buscas do Google comece a digitar uma palavra no campo de pesquisa e, a cada letra digitada, veja as sugestões de palavras mais buscadas.

Você pode utilizar essa funcionalidade de “autocompletar” do Google de diferentes formas:

  1. Digite a palavra-chave e dê um “espaço” após a palavra, para ver quais outras palavras são mais popularmente pesquisadas junto com a sua palavra-chave. Você poderá verificar as palavras-chaves “long tails”, ou seja, as palavras-chaves mais específicas.
    Autocompletar na busca do Google
  2. Digite a sua palavra-chave, espaço e depois apenas a letra “A”. Veja os resultados mais populares. Depois digite a sua palavra-chave, espaço e a letra “B”. Faça isso com todas as letras do alfabeto.

Para as duas técnicas acima, você deve utilizar uma aba anônima no seu navegador Chrome.

A aba anônima não utiliza o cache do navegador e assim o Google vai ignorar o padrão de buscas que você já possui e as suas pesquisas pessoais realizadas anteriormente. Saiba nesta página como usar a navegação anônima.

Outra fonte de informações importante é o resultado da pesquisa. Faça pesquisas com as palavras-chaves e no final da página de resultados veja outras pesquisas relacionadas à sua palavra-chave.

Pesquisas Correspondentes

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3 – Ubersuggest

Ubersuggest é uma ferramenta que vai sugerir diversas palavras-chave para seu texto.

Ela utiliza dados das ferramentas de busca como o Google, para encontrar várias palavras relacionadas à palavra que você pesquisou. Na verdade ele faz a mesma consulta do item 2 acima, porém de forma automática.

Com isso, ajuda muito a encontrar palavras-chave que são bem específicas para um nicho (Long Tails).

Digite a palavra-chave que você tem em mente e adicione uma letra ou número na frente dela para extrair sugestões de uma só vez.

O Ubersuggest então consulta no Google as variações da sua palavra-chave, a partir da junção da sua palavra pesquisada seguida por cada letra do alfabeto.  várias das tarefas descritas no item 2 acima automaticamente!

É uma ferramenta que deve ser usada para gerar idéias e expandir suas listas de palavras-chave. Você pode descobrir palavras-chave que você não teria pensado e que podem ser bem específicas para um nicho de mercado.

Veja o exemplo do resultado da pesquisa para a palavra-chave Marketing de Conteúdo.

Palavra-Chave Marketing de Conteúdo

Assista um vídeo rápido que explica como usar o UberSuggest:

4 – Keyword tool

A Keyword Tool funciona de forma parecida com o Ubersuggest, mas oferece recursos mais avançados.

Na versão grátis você consegue diversos exemplos de palavras-chave. Na versão paga você consegue ver o volume de buscas, o nível de concorrência e o valor sugerido para anúncios.

Veja os resultados ao pesquisar por palavra-chave:

Resultados na Keyword Tool

5 – Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta para você analisar se a palavra-chave que você está procurando para o seu texto está com uma tendência de aumento de buscas ou não.

Ela verifica o histórico de buscas da palavra e mostra um gráfico com histórico e projeção de buscas.

Veja o exemplo da palavra-chave Inbound Marketing

Palavra Chave Inbound Marketing no Google Trends

Assista abaixo um vídeo que apresenta bem as funcionalidades do Google trends:

6 – SEMRush

Se você pretende subir a um nível muito mais avançado de buscas por palavras-chave, com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, eu recomendo usar o SEMRush. Essa é uma ferramenta paga, porém a mais poderosa entre todas as listadas neste conteúdo.

Com o SEMRush é possível não só pesquisar palavras-chave, mas também:

  • Saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas.
  • Identificar quem são seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você).
  • Saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um dos seus concorrentes
    saber quais palavras-chave os seus concorrentes compram no Google AdWords e o quanto investem por mês.
  • Saber qual o volume de tráfego que seus concorrentes obtêm de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

Veja o exemplo de quando jogamos a palavra-chave marketing de conteúdo.

Análise de Palavra-Chave no SEMRush

Assista um webinar, realizado pelo especialista Rafael Rez Oliveira, sobre o SEMRush, em que ele apresenta todo o potencial dessa ferramenta:

Aplicações Para As Palavras-Chave

As palavras-chave são importantes qualquer negócio que considere a importância do tráfego orgânico para o seu negócio na Internet.
Saber como encontrar as palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público-alvo pode te ajudar em várias estratégias, como fazer um artigo melhor do que os seus concorrentes, como encontrar um nicho de mercado lucrativo, ou mesmo como registrar o melhor domínio para o seu site.
Para cada ação que você planejar para o seu negócio com o objetivo de atrair potenciais clientes, pense nas palavras-chave que o seu público-alvo poderá utilizar para encontrar as suas páginas.

Conclusão

Ter palavras-chave bem distribuídas no conteúdo do seu site significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado.

O retorno que você pode ter ao realizar um bom planejamento de palavras-chave são mais visitas para seu site, afinal são as primeiras posições nos resultados das buscas que recebem mais cliques dos usuários.

A consequência do aumento de tráfego é o aumento de faturamento. Vale lembrar que todo o retorno do marketing digital começa com as visitas no site. São os visitantes do seu site que podem se tornar leads e depois clientes.

Cuide bem das suas palavras-chave!


Ficou com dúvidas?

Eu espero que este artigo tenha sido útil para você.  Se precisar de alguma ajuda, terei o enorme prazer em ajudar. Entre em contato comigo através da área de comentários abaixo ou pela página de contato.

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2 Resultados

  1. Leticia disse:

    Uma aula! Obrigada, Gustavo!

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