Guia completo para registro de domínio do seu site

Compartilhe

Guia sobre registro de domínios de sites

O que é o domínio de um site? Domínio grátis vale a pena? Como registrar um domínio? Qual é o melhor domínio para o seu negócio? Essas e outras questões são abordadas neste guia completo sobre registro de domínio. Ao final deste artigo você finalmente poderá dar o primeiro passo para criar o seu site de sucesso: registrar o seu domínio.

O Que é o Domínio de Um Site?

 O domínio é o endereço amigável do seu site.

O domínio deve ser o primeiro passo a ser definido na estrutura de um site, afinal é através dele que as pessoas irão encontrá-lo na internet.

Vou explicar em termos um pouco mais técnicos a função essencial do domínio.

Todos os sites disponíveis na internet estão hospedados em servidores e recebem uma numeração de IP (Internet Protocol).

Cada site tem um IP exclusivo, composto por até de 12 dígitos.

Mas você não precisa acessar cada site digitando uma sequência enorme de números, certo?

Isso porque na internet existem os servidores DNS (Domain Name System), que são responsáveis por relacionar os números dos IPs aos endereços amigáveis dos sites.

Assim, quando você digita https://marketingobjetivo.com.br no seu navegador, os servidores DNS sabem para qual endereço IP eles devem conectar para exibir este site.

Resumindo: para ter um site disponível na internet, basicamente você precisa registrar um domínio e direcionar este endereço para o servidor aonde o seu site estará hospedado.

Se quiser saber um pouco mais sobre essa parte técnica, eu indico a leitura do post “O que é IP?” no site TechTudo.

Esse conteúdo pode ajudar um amigo seu? Compartilhe o “Guia completo para registro de domínio” no Facebook.

Qual é o melhor domínio para o seu negócio?

Características de bons domínios

Os bons domínios devem ser:

  1. Curtos
  2. Fáceis de serem soletrados;
  3. Sem uso de traços, símbolos, números e caracteres especiais;
  4. Preferencialmente sem repetição de letras entre as palavras;
  5. Sem ideias apelativas, sem termos de baixo calão etc.

A ideia principal é que o seu domínio seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo.

E ainda de acordo com este objetivo, as escolhas dos endereços dos sites geralmente seguem um dos padrões abaixo:

  • Nome – Uma pessoa jurídica pode definir o seu nome fantasia como o endereço do seu site. Por exemplo, a empresa Coca-Cola detém o domínio www.cocacola.com.br.

    Da mesma forma, uma pessoa física pode escolher o seu nome para ser o endereço do seu site. Em muitos casos a profissão ou especialização da pessoa física pode constar também no domínio.

  • Tipo de negócio ou Assunto – Muitos domínios são definidos em função dos assuntos principais dos conteúdos que os sites irão publicar.

    Por exemplo, www.portaldeartesanato.com.br é um site dedicado ao assunto… Artesanato!

Os dois padrões acima não estabelecem uma regra fixa para a definição do endereço do seu site.

Você pode usar a criatividade na definição do seu domínio, porém devem ser registrados com os objetivos de representarem o seu negócio e de serem facilmente encontrados pelo seu público-alvo.

Palavras-Chave no domínio melhoram o posicionamento do seu site no Google

Por fornecer uma breve descrição do site e do seu conteúdo, utilizar palavras-chave no domínio é uma técnica que auxilia muito para um bom posicionamento do seu site nas páginas de resultados de pesquisas por palavras-chave no Google.

O domínio é um pilar fundamental para o sucesso futuro do seu negócio na internet, pois pode ser a diferença entre receber muitas ou poucas visitas no seu site.

E quanto mais visitas, maiores as chances de o seu site impactar mais pessoas ou converter mais vendas.

Como registrar um domínio

Registro de domínio grátis vale a pena?

Se você pesquisar na internet, verá que existe um monte de serviços oferecendo registros de domínios, como Godaddy, Locaweb, HostGator, entre outros.

Algumas empresas oferecem serviços de registro de domínios gratuitos.

Fuja dos domínios grátis, se você deseja criar um negócio online sério e de longo prazo.

Em geral as empresas que oferecem este tipo de serviço compensam o valor do registro do domínio em outros serviços que você será obrigado a comprar ou oferecem serviços muito limitados e de baixa qualidade.

Onde registrar o domínio?

Eu recomendo que você registre o seu domínio no Registro.BR ou na UOL Host pelos seguintes motivos:

  • Ambas são empresas reconhecidas e confiáveis. O Registro.BR inclusive é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br”.
  • Valores dos serviços de registro bastante competitivos. O Registro.BR é o serviço que oferece o registro de domínio com extensão “.com.br” com melhores preços.
  • A UOL Host permite o registro de domínios nacionais (ex:”.com.br”) e internacionais (ex:”.com”), enquanto o Registro.BR permite o registro apenas de domínios nacionais.
  • Em ambas as empresas o registro do seu domínio é feito no seu nome, e não no nome da empresa que está prestando o serviço de registro de domínio.

Na minha opinião o Registro.BR é uma excelente opção para registro de domínios.

A sua única desvantagem é o fato de não oferecer registros de domínios com extensões internacionais, como “.com” e “.net”.

Quando você adquire apenas domínios com extensão “.com.br”, você deixa uma oportunidade para que um concorrente registre o domínio com extensão “.com”.

Se isto acontecer, poderá ser muito ruim para o seu negócio, pois o concorrente passará a disputar diretamente com você num dos critérios mais importantes para o rankeamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google: a existência de palavras-chave no domínio.

Esse conteúdo pode ajudar um amigo seu? Compartilhe o “Guia completo para registro de domínio” no Facebook.

Passo-a-passo para registrar um domínio

  1. Acesse o site da UOL Host ou do RegistroBR .
  2. No campo de busca pelo domínio digite o domínio desejado sem o “www”. Exemplo: “dominio.com.br”. Lembre-se que o Registro.br aceita apenas domínios com extensões nacionais (saiba mais).

    Primeiro passo no Registro.br Primeiro passo de registro de domínio na UOL Host

  3. Se o domínio que você deseja não estiver disponível, faça novas buscas incluindo algumas variações no domínio desejado. Algumas sugestões de variações para domínios são:
    • Inserção de Adjetivos. Ex: dominio.com.br -> dominioperfeito.com.br, dominiofacil.com.br
    • Inserção de Pronomes. Ex: dominio.com.br -> seudominio.com.br, nossodominio.com.br
    • Sinônimos. Ex: minhacasa.com.br -> minharesidencia.com.br
    • Usar mais palavras-chaves do seu público-alvo. Ex: musculacao.com.br -> academiaemusculacao.com.br
    • Central de Conhecimento – Juntar o assunto do seu site com um dos termos: “Portal do…”, “Guia do…”, “Central do…”, “Tudo sobre…”, “Expert…”, “Perito…”, “Instituto do…”, “Universidade do…”, “Escola da…”  Ex: portaldamusculacao.com.br , universidadegourmet.com.br
    • Palavras de Poder – Juntar o assunto do seu site com um dos termos: Pró, Poder, Elite, Dominado, Segredo, Instinto, Único, Ultimo, Voraz, Veloz, Seu, Sua, Você; Agora, Fácil, Mágico, Já, Hoje, Original, Verdadeiro, Oficial, Melhor, Maior, Mais, Fácil, Rápido, Certo… Ex:  sucessoagora.com.br,  emagrecimentorapido.com,  Insntintodamusculacao.com.br
  4. Se o domínio estiver disponível, clique para registrá-lo.
  5. Para prosseguir, você deverá informar o seu CPF ou CNPJ e, somente na UOL Host, o seu nome ou Razão Social.

    Observação: A UOL Host poderá apresentar oferecer outros serviços durante este processo, como criação de e-mail ou  plano de hospedagem de sites.

    Você não precisa contratar nenhuma deles neste momento. Desmarque qualquer opção de serviços e clique para continuar.

  6. Caso o seu CPF ou CNPJ já tenha sido cadastrado anteriormente no site, será solicitado que você informe a sua senha para o site confirmar a sua identificação.

    Se você ainda não tiver um cadastro, o site irá te direcionar para o formulário de cadastro. Preencha os campos dos formulários com suas informações.

    • Se durante o processo de cadastro for solicitado que você preencha dados do DNS, deixe estes campos em branco, pois você irá informá-los depois que tiver contratado o serviço de hospedagem do seu site.

      Quando você contratar um serviço de hospedagem, a empresa prestadora do serviço fornecerá essas informações e você poderá atualizar os dados de DNS no registro do seu domínio.

  7.  Após realizar o cadastro no site, você precisará confirmar também o seu endereço de e-mail. Este passo é obrigatório durante o registro de domínios no Registro.BR. Já na UOL Host este passo pode ser feito ao fim do processo de registro.

    Abra o seu endereço de e-mail, abra a mensagem enviada pelo site do registro de domínio e siga as instruções.

  8. Você será direcionado para a página de pagamento. Escolha entre boleto e cartão de crédito e efetue o pagamento no site da UOL Host.

    Já no Registro.BR você deverá acessar a página de pagamento a partir de um link enviado para o seu e-mail.
    Pagamento para registro de domínio E-mail enviado pelo Registro.Br

  9. Efetue o pagamento e PRONTO, o domínio será seu. Você receberá a confirmação da sua compra em seu e-mail.

Depois que o seu domínio estiver finalmente registrado, o próximo passo para publicar o seu site será a contratação do serviço de hospedagem.

Como expliquei acima, o domínio é o endereço amigável do seu site.

Ele irá direcionar o visitante que digitar o seu domínio no navegador para um servidor aonde estará hospedado o seu site.

Quando você contratar o serviço de hospedagem, você irá informar à empresa contratada o endereço do seu domínio, que será apontado para o servidor dela.

E ela lhe informará os dados do DNS para o seu domínio.

Você deverá acessar novamente a UOL Host ou o Registro.BR para alterar as informações de DNS do seu domínio.

Veja nos vídeos abaixo como fazer.

Depois que você configurar os dados de DNS do seu domínio, levará entre 2 e 6 horas (em média) para que você possa encontrar o servidor da empresa de hospedagem ao digitar o domínio do seu site.

O seu site ainda não estará pronto, pois você ainda precisará transferir os arquivos do seu site para o servidor de hospedagem, fazer algumas configurações e etc.

Mas o seu domínio já estará registrado e funcionando corretamente ao final destes passos.

Uma sugestão que pode salvar o seu negócio

Mesmo que você ainda não saiba como seguir adiante para criar um site ou ainda não esteja planejando ter um site na internet, eu sugiro que pelo menos você registre logo os domínios que achar interessante para o seu negócio.

Além do custo ser baixo (entre R$30 e R$50 por ano), você garante que os seus domínios já estarão reservados para quando você quiser ou puder investir na publicação do seu site.

Como criar um blog ou um site

Você registrou um domínio e agora precisa apontá-lo para o seu blog ou site.

O blog já está pronto? Se não, veja neste artigo como criar um blog do zero.

Eu espero que este artigo tenha sido útil para você.  Se precisar de alguma ajuda, terei o enorme prazer em ajudar. Entre em contato comigo através da área de comentários abaixo ou pela página de contato.

Esse conteúdo pode ajudar um amigo seu? Compartilhe o “Guia completo para registro de domínio” no Facebook.

Guia completo para registro de domínio do seu site
5 (100%) 1 vote

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *