Facebook Ads : Passo-a-Passo Básico

Facebook AdsO Facebook Ads é um grande aliado para você começar a ganhar dinheiro de verdade com programas de afiliados. Mas, claro, para conseguir qualquer retorno é necessário começar do jeito certo.

É comum ter dúvidas sobre como fazer publicidade no Facebook Ads.

O processo exige muito mais do que apenas ter uma conta na rede social, e isso pode soar confuso para quem está começando no marketing digital agora.

Se você quer descobrir como fazer publicidade no Facebook Ads e passar a ganhar dinheiro com os programas de afiliados, continue lendo este artigo.

Aqui você vai descobrir não apenas a parte técnica do processo de como usar o Facebook Ads, mas também a teoria necessária para fazer tudo funcionar.

Técnicas e dicas importantes de bom uso, tudo isso você verá logo mais a frente!

O que você vai ver neste post?

O que é necessário para começar a fazer publicidade no Facebook?

O seu primeiro passo é entender como começar a fazer publicidade no Facebook Ads.

Como foi dito antes, é necessário mais do que apenas ter um perfil pessoal na rede social e ter uma Fanpage também não é o bastante.

Porém, esses dois itens são cruciais, principalmente se você quer que a publicidade gerada seja ainda mais eficiente.

Se você já tem um perfil no Facebook e quer começar a apostar em marketing digital na rede social, deve ter mais duas coisas: um Gerenciador de Negócios e uma Conta de Anunciante.

O que são?

Basicamente, faces da mesma moeda.

Você tem acesso ao gerenciador de negócios e à conta de anunciante em um mesmo site, que é o business.facebook.com.

Está pronto para entender melhor essa plataforma?

Nos próximos tópicos, você vai aprender a criar um Gerenciador de Negócios e uma Conta de Anunciante.

Antes disso, eu gostaria de lhe pedir um favor.

Se o Facebook tiver atualizado as páginas e e os passo-a-passos deste artigo não estiverem de acordo com a versão atual das funcionalidades descritas, por favor, me avise através dos comentários.

Assim eu poderei te responder e corrigir o conteúdo deste artigo, ok?

O segredo de como criar um Gerenciador de negócios do Facebook Ads

Antes de mais nada certifique-se de ter um perfil ativo na rede social.

Pode ser o seu perfil pessoal, mas, caso decida criar outro, é importante que você o utilize por pelo menos 2 ou 3 meses antes de se tornar anunciante.

Por quê?

Um perfil recém-criado, sem amizades, será bloqueado na hora de gerar publicidade, já que o Facebook identificará ele como um perfil falso.

Publique alguns posts durante o período em que você “esquenta” o perfil, e forme algumas amizades.

Pode ser com pessoas que você conhece e até com o seu perfil pessoal também.

O importante é que você movimente e preencha a conta com os dados mais importantes, como um nome e sobrenome, foto de perfil e capa.

Após este período, você pode acessar o Business.facebook.com e começar a usar o Gerenciador de Negócios. Logo na primeira página da ferramenta você terá acesso à criação da conta.

Criar Perfil Comercial
Criando o seu perfil comercial

Você pode usar o mesmo e-mail que já usa na conta pessoal do Facebook ou usar o e-mail de sua empresa para a criação do Gerenciador.

Além do e-mail, você também deve usar um nome válido.

Não é permitido um nome muito curto nem com apenas uma palavra.

Como criar contas de anunciante

Após a criação do seu Gerenciador de Negócios, está na hora de fazer a conta que você usará para gerar a publicidade no Facebook Ads.

Só demora alguns segundos para fazê-la.

Você pode ter até 5 contas de anunciante por Gerenciador.

O próprio Facebook Ads permite que você tenha 2 gerenciadores associados a um único perfil na rede social.

Então, você consegue usar até 10 contas de anunciantes diferentes.

Por enquanto, você pode trabalhar apenas com 2 ou 3 contas de anunciantes, apenas para começar a testar o potencial dos anúncios que vai fazer.

Configurações do Gerenciador de Negócios

Para criá-las, você precisa acessar as Configurações do Gerenciador de Negócios, a partir do link no topo da página. Depois, o Facebook Ads vai perguntar à você qual o seu objetivo com os anúncios na plataforma.

O recomendado, e também mais eficiente, é o uso de anúncios para Conversões. Selecione esta opção e você poderá começar a criar as contas de anunciantes.

Objetivo Conversões

O processo é rápido: preencha o país da conta, no caso, o Brasil, e modifique o Fuso Horário para o de São Paulo.

O processo deve ser o mesmo ao criar as outras contas de anunciantes.

Seu primeiro anúncio: o que você precisa saber

Você já ouviu dizer que o Facebook Ads ou as publicidades no Facebook não funcionam?

Provavelmente o erro não está na plataforma, que mostra-se cada vez mais efetiva, e sim no modo como você produz os anúncios!

Agora, você vai entender como funciona a estrutura do anúncio e a importância de escolhê-lo bem para o sucesso de sua campanha.

Tipos de anúncios do Facebook Ads

Não existe apenas um tipo de anúncio no Facebook.

Se você frequenta a rede social, já deve ter percebido isso. Há tanto aqueles que aparecem no feed de notícias, como também os que aparecem na lateral do site, próximo à área de contatos.

Esse posicionamento do anúncio do Facebook Ads quem decide é você – o criador da publicidade.

E uma coisa que muitos não sabem é que esse posicionamento pode influenciar muito no resultado final da campanha.

Os tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads:

1 – Feed de notícias móvel – Aparece apenas no feed de notícias do App do Facebook em smartphones.

Feed em dispositivos móveis

2 – Feed de notícias Desktop – Aparece apenas no feed de notícias do computador/notebook.

Feed em desktop

3 – Coluna da direita – Aparece no espaço entre o feed e a sua lista de contatos.

Coluna à direita

4 – Instagram – Escolhendo essa opção, a sua publicidade aparecerá apenas no feed do Instagram, entre uma foto e outra.

Feed no Instagram

De um modo geral, a sua decisão deve depender do tipo de conteúdo que você quer promover.

Mais à frente neste artigo você vai entender melhor como escolher o tipo de anúncio mais eficiente para o tipo de conversão que você quer gerar – compra de um curso, gerar leads e etc.

O que é o pixel de conversão

Ao acessar o Gerenciador, você vai perceber que há a opção de gerar um Pixel do Facebook.

Muita gente acaba gerando sem entender muito bem o que é o Pixel e como ele pode ajudar na hora de fazer a campanha.

Ele aparece logo após você acessar uma conta de anunciante e começar a preencher qual o seu público e orçamento usado no anúncio.

Criar Pixel de Conversão

Agora, qual a utilidade do Pixel do Facebook?

Com ele é gerado um código que você deve usar nas páginas do seu site, logo após a conclusão da venda ou de alguma ação desejada.

Desta forma, ele consegue identificar se o seu objetivo foi atingido ou não, bem como gera outras informações úteis para você ajustar a sua campanha.

Um exemplo é colocar o Pixel na página de Obrigado logo após a venda de um produto.

Esse pixel passa para você todas as informações sobre número de vendas, e transforma isso em um gráfico.

O legal do Pixel do Facebook é que você consegue entender quais campanhas foram mais eficientes, e quais aquelas que precisam de otimização.

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Como segmentar o público

A outra parte do seu anúncio diz respeito ao público.

Muitos se perguntam como segmentar do modo certo e a verdade é que não há mistério.

O que é necessário preencher nessa parte do anúncio:

  • A localização – você pode colocar apenas “Brasil” nessa parte, mas se conseguir segmentar por estado ou cidade seu anúncio será mais eficiente;
  • O gênero – Aqui, é o gênero do público-alvo do produto e anúncio;
  • A idade – Esse ponto também é muito importante, e colocar a idade errada pode botar seu anúncio no Facebook Ads para perder.
  • Interesses – O que o seu público-alvo gosta que se relaciona o seu produto.

Segmentação de público no Facebook Ads
Tudo depende do seu produto de afiliados ou do tipo de produto que quer vender.

Ele foi pensado para que público?

Podemos pensar em curso de brigadeiros gourmet para servir de exemplo.

Nesse caso, é muito provável que o produto tenha sido pensado para mulheres que possuem filhos e querem trabalhar de casa.

Segmente o seu anúncio para atingir o público-alvo para o seu produto usando as opções de segmentação que forem mais apropriadas.

Dica de mestre:

Olhando a imagem de exemplo acima, você vai perceber que há a indicação do número de pessoas que abrangem o seu anúncio.

O ideal é que esse número seja o menor e mais específico possível!

Se você não tem um anúncio direcionado especificamente para seu público-alvo, você vai jogar seu dinheiro fora.

Por isso, procure preencher os dados pensando em atingir um público menor, mas muito específico.

No caso do exemplo do curso de brigadeiro, poderíamos adicionar na parte de Interesses termos específicos relacionados ao produto, como “Gastronomia”, “Gourmet”, e outros. Isso ajuda a delimitar mais seu público.

Como ganhar dinheiro com programa de afiliados usando o Facebook Ads

Ainda que você tenha todo o conhecimento técnico da plataforma do Facebook Ads, é possível que não consiga um bom retorno. Por que?

A verdade é que muita gente quer aprender a fazer publicidade para o Facebook Ads, mas fica no básico e não entende como ela funciona de verdade.

Existem alguns pontos centrais que você precisa entender e aplicar em seus anúncios.

E você poderá vê-los com mais cuidado nos próximos tópicos.

Tenha uma meta

Um dos primeiros grandes erros de quem quer ganhar dinheiro usando o Facebook Ads é a completa falta de foco.

Jogar dinheiro em anúncios sem ter uma meta é uma das maneiras mais rápidas de perder investimento!

Uma coisa que você precisa entender é que investir R$ 10 mil em um ou dois anúncios no Facebook Ads não vai fazer suas vendas bombarem.

Não é assim que o Facebook funciona, e essa mesma quantia poderia ser investida com muito mais cuidado.

O ideal é que você deixe de lado as quantias grandes e invista nos anúncios aos poucos.

Tem R$ 10 mil separado para publicidade?

Ótimo. Pegue uma pequena quantia desse valor, como R$ 500, e trabalhe em um único anúncio.

Você precisa ter uma meta.

Quanto espera conseguir de leads ou de venda com esses R$ 500? 200 leads? 300? Essa meta quem define é você, mas é bom ter algum bom senso.

No fim, fazendo um cálculo simples você vai ter uma noção de quanto precisará gastar por cada lead gerado.

Por exemplo, digamos que você queira conseguir 250 leads com esses R$ 500.

Cada lead seu vai sair por R$ 2, e você precisa usar esse número como referência.

Orçamento de anúncio no Facebook Ads

As dicas para ter sucesso nesse processo:

  1. Insira o dinheiro separado para a campanha aos poucos. No primeiro dia, por exemplo, invista R$ 20. Se você ver que está dando muito resultado, pode começar a inserir mais dinheiro até bater sua meta;
  2. Se ao colocar os R$ 20 no anúncio do Facebook Ads você não viu nenhum resultado, é porque seu anúncio foi feito errado. Ou seja, você precisa melhorar o conteúdo dele, ou cuidar melhor da imagem de apresentação;
  3. Pare de investir imediatamente no anúncio que não está dando retorno. Se ele não deu nenhum resultado em 2 dias, vai dar muito menos em 5 ou 10 dias;
  4. Faça mais de um anúncio no Facebook Ads por vez. Assim, você pode comparar qual estrutura dá mais certo para sua audiência.

Retorno sobre Investimento

Ao calcular as suas metas de retorno sobre o seu investimento, você deve se preocupar também com a taxa de conversão e a sua margem sobre o produto.

Vamos supor que você queira investir R$ 500 para conseguir 250 leads.

Cada lead custará R$ 2.

E qual a sua taxa de conversão destes leads em clientes?

Quantos leads são necessários para se obter um cliente?

Se a sua taxa for de 1% (a cada 100 leads, 1 se torna cliente), com R$ 500 você conseguirá 2 clientes.

Então você precisa conhecer, ou pelo estimar, a sua taxa de conversão.

Outro ponto importante é o valor líquido que você ganha com cada venda de produto, descontando as comissões e taxas que precisam ser pagas.

Por exemplo, se a cada produto que você vende por R$ 320, você paga R$ 100 em comissões e taxas, considere apenas o valor de R$ 220 como o valor líquido de retorno.

Então, se você investir R$ 500 em anúncios e, a partir deles, estimar que irá gerar duas vendas com valor líquido de R$ 220 cada, você estará planejando uma campanha que lhe dará prejuízo.

Afinal você irá investir R$ 500 e terá apenas R$ 440 de retorno.

Quando as suas metas não lhe proporcionarem resultados positivos ou além da sua expectativa, você precisa ajustar as variáveis:

  • O que você precisa fazer para aumentar a conversão de leads em clientes? Segmentar mais o público? Melhorar o conteúdo do anúncio?
  • Você pode melhorar a sua margem de retorno líquido sobre cada venda? É possível reduzir as taxas e comissões? É possível ajustar o valor de venda do produto?

Os cálculos acima devem ser feitos ANTES de você iniciar a sua campanha, para definições de metas, e DEPOIS para analisar se você está atingindo as metas e se está tendo resultados positivos com os seus investimentos.

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Crie anúncios criativos

Criar um anúncio criativo é o modo que você tem de atingir o seu público-alvo.

Para isso, você precisa entender não apenas o tipo de público que vai atingir, mas também a forma como ele quer ser atingido.

Ou seja, como você deve falar para atingir esse público?

O que você precisa dizer para chamar a atenção dele?

A parte criativa do seu anúncio é o que realmente atingirá o seu público, e é o principal responsável pela eficiência dele.

Entender a estrutura básica do anúncio é fundamental.

O texto que está presente no texto, por exemplo, não deve ser o mesmo da descrição do produto e o cuidado com o título é fundamental.

Estrutura básica do anúncio:

  • Título – O título é o chamariz principal do anúncio, e aparece na janela onde a pessoa pode clicar e ser direcionada ao site. O principal cuidado é com o tamanho do título, que você deve ajustar já enquanto escreve e publica o anúncio;
  • Texto – O texto vem logo acima do link do anúncio, e é como uma introdução pequena. Você precisa se comunicar diretamente com o público nessa parte, alcançar as dores dele e convencê-lo de que clicar no seu anúncio pode ser o começo da solução dos problemas;
  • Descrição do produto – Essa parte não é muito grande, e aparece logo abaixo do título. Você pode descrever sucintamente o produto.

Aposte nos anúncios no formato certo

Mais cedo, vimos que existem vários formatos de anúncio, desde aquele que aparece apenas no feed do PC até o que aparece no feed do Instagram, por exemplo.

E você não pode escolher qualquer um se quer ganhar dinheiro com anúncio do Facebook Ads.

E tudo depende do que você pretende conseguir com o anúncio.

Por exemplo, quer vender um curso?

É muito mais provável que alguém compre um curso quando está acessando através do computador, e não do smartphone.

Então, nesse caso, investir em um anúncio no Feed do PC é mais eficiente.

No caso de gerar mais curtidas na sua fanpage, ou divulgar seu material, anúncios no Feed mobile ou mesmo no Feed do Instagram já é mais efetivo.

Dica de mestre:

O Facebook costuma bloquear alguns tipos de anúncios a depender do conteúdo.

Se você espera ganhar dinheiro com programas de afiliados usando anúncios, então, é bom ter cuidado ao tentar divulgar produtos que prometem emagrecer, que solucionam a calvície ou mesmo produtos sobre relacionamento e desempenho sexual.

Se você já usa a sua conta de anunciante há um tempo, talvez consiga divulgar anúncios sobre esses assuntos sem sofrer penalidades do Facebook.

Essa não é uma regra, mas pode ser que aconteça.

Uma outra dica é você atenuar o tom do seu anúncio, mostrando ao Facebook que o seu produto não é cheio de falsas promessas.

O produto de afiliados promete uma perda de peso de 15 kg em 1 mês?

Conte no seu anúncio brevemente como isso é possível, para mostrar ao Facebook Ads que esta é uma publicidade realista.

Apostando em estratégias para o sucesso: Como conseguir 1800 leads em 24h

Já pensou conseguir 1800 leads em apenas 1 dia?

Não é algo impossível, e você pode usar os anúncios do Facebook Ads para conseguir isso.

Mais acima falamos do Pixel, certo?

Ao gerar um pixel, o Facebook também mapeia o público que mais se interessa pelo seu produto, quem mais compra e onde esses compradores estão.

Isso é ótimo para você!

Além de servir como base para novas publicidades, você pode usar essa ferramenta para fazer o Facebook encontrar novos compradores.

E ela se torna ainda mais eficiente se você fizer alguns anúncios com públicos segmentados.

Nesta técnica específica, após trabalhar com anúncios para públicos extremamente segmentados, como, por exemplo, pessoas que curtem sua Fanpage, você pode usar o Pixel para encontrar outras pessoas com perfil parecido com aquele de seu público segmentado.

Nesse caso, ao criar o anúncio você solicita para o Facebook Ads não atingir o público que já curte a sua fanpage, mas sim apenas públicos fora dela.

Isso significa que seu anúncio será muito mais eficiente, já que o Facebook Ads vai encontrar pessoas novas e que provavelmente ainda não conheciam sua marca.

Conclusão

Se você quer acelerar suas vendas e geração de leads, o Facebook Ads é um grande aliado.

Crie suas contas de anunciante e trace suas metas.

Utilize o Pixel para auxiliar no monitoramento de seus anúncios e na segmentação de público de suas próximas campanhas.

Seja criativo e crie anúncios para públicos específicos, levando em consideração o formato ideal para apresentá-los.

Invista aos poucos e vá medindo seus resultados.

Faça ajustes nos seus anúncios e na segmentação para comparar os novos resultados com resultados anteriores.

Somente quando você identificar que seus resultados estão melhorando, você deverá pensar em investir mais pesado na sua estratégia de Facebook Ads.

Você está começando no Facebook Ads? Quais são as suas maiores dificuldades ou obstáculos? Compartilhe nos comentários.

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