Conseguir posicionar páginas nos primeiros lugares do Google está cada vez mais difícil, não é mesmo? A concorrência aumenta ano após ano. Sabendo quais são as técnicas de SEO que estão ganhando mais importância para o Google em 2020, você pode ter uma grande vantagem sobre os seus concorrentes.
Com essas informações você poderá adequar as suas páginas para conquistar posições preciosas no Google e, por outro lado, poderá também defender melhor as posições já conquistadas.
Conheça neste artigo, de forma clara e objetiva, as 10 principais tendências em SEO para 2020 e saia na frente dos seus concorrentes!
O que você vai ver neste post?
Dois caras que eu respeito demais quando o assunto é Search Engine Optimization se pronunciaram sobre as tendências em SEO para 2020. Estou me referindo a Neil Patel e Brian Dean.
Quando esses dois falam sobre SEO, é bom prestar atenção. Suas previsões sempre são baseadas em muitos estudos e pesquisas sobre o assunto e, por isso, costumam acertar em cheio.
Neste artigo eu reuni as suas previsões, para você saber a melhor forma de otimizar o SEO em 2020.
No final de 2015 o Google anunciou que o RankBrain, recém implantado, havia se tornado o terceiro fator mais importante para ranqueamento das páginas nos resultados de busca. Veja este vídeo no minuto 1:37.
E como o Google costuma refinar os seus algoritmos, Brian Dean afirma que o RankBrain terá um peso ainda maior nos resultados de pesquisas do Google em 2020.
O que é o RankBrain?
O RankBrain é um sistema de inteligência artificial que ajuda o Google a ordenar as páginas nos resultados de buscas.
Esse algoritmo mede como os usuários interagem com as páginas listadas nos resultados das pesquisas e, de acordo com o comportamento deles, melhora ou piora o “ranqueamento” da página.
Por exemplo, imagine que você pesquisou por “Café Gelado” no Google.
E, em vez de clicar no primeiro resultado, você clicou no terceiro resultado listado.
E quando acessou a página, encontrou um conteúdo excelente, que te prendeu do início ao fim.
O RankBrain percebe esse seu comportamento (você não está sozinho, kkk) e dará a essa página uma ajuda no seu ranking nas próximas pesquisas.
Por outro lado, vamos dizer que nessa mesma pesquisa você tivesse clicado no primeiro resultado, sem nem olhar as demais páginas listadas.
Mas o conteúdo da página #1 é muito ruim e você resolve abandoná-la após alguns segundos. Em seguida você clica no terceiro resultado da busca e permanece na página consumindo o seu conteúdo por um bom tempo.
O RankBrain também identifica esse tipo de comportamento.
Se muitas pessoas tiverem o mesmo comportamento destes exemplos, o Google irá melhorar cada vez mais o ranking dessa página que todos preferiram ler.
As páginas que atraem e conseguem reter os usuários serão cada vez mais bem classificadas em 2018, enquanto aquelas que não atraem ou não conseguem retê-los perderão cada vez mais as suas posições.
Para usar o RankBrain a seu favor, você deve focar em:
Vamos falar sobre esses dois focos.
O Google presta MUITA atenção ao tempo de permanência dos usuários nas páginas.
Recentemente o chefe do Google Brain no Canadá afirmou que o Tempo de Permanência é um sinal para o RankBrain.
Segundo ele, o algoritmo monitora quando uma pessoa clica num link e permanece na página e quando ela volta.
Um estudo realizado pela Search Metrics também confirmou que o tempo de permanência médio das páginas listadas nos top 10 resultados é de 3 minutos e 10 segundos.
Se você parar para pensar, o fato do tempo de permanência influenciar no ranking da página faz total sentido.
Se as pessoas gastam mais tempo numa página, é porque o conteúdo dela deve ser muito bom para o assunto pesquisado.
Como o objetivo do Google é facilitar as buscas das pessoas, ele irá melhorar o posicionamento dessa página nos resultados da pesquisa, para que ela possa ser encontrada com mais facilidade.
Para ter um bom tempo de permanência na sua página, você precisa manter o interesse do visitante pelo seu conteúdo.
Veja essas dicas:
Texto Leve – As pessoas gostam de páginas com textos “leves”.
As pessoas fogem dos sites com “testamentos”.
Isso significa na prática que os seus parágrafos não devem ter mais do que 4 ou 5 linhas. E também que as suas frases não devem ter mais do que 30 palavras.
Texto “Escaneável” – Divida o seu texto em blocos menores, divididos por subtítulos. Nos parágrafos, coloque em negrito palavras ou frases-chave.
Use imagens para representar ou exemplificar partes do seu texto.
Assim, quando o visitante passar o olho no texto, antes de decidir se irá ler todo o conteúdo ou não, você terá mais chances de prender a sua atenção.
Vídeos – Use vídeos no seu blog. Falarei sobre vídeos mais adiante.
O engenheiro do Google Paul Haahr causou um alvoroço no mundo do SEO quando em uma conferência ele apresentou o seguinte slide:
Tradução:
Interpretando Experimentos ao Vivo
. Duas Páginas P1 e P2 atendem as necessidades do usuário
. Para a P1, a resposta está na página.
. Para a P2, a resposta está na página e no snippet
. O Algoritmo A apresenta P1 antes do P2 -> Usuário Clica na P1 -> “Bom”
. O Algoritmo B apresenta P2 antes do P1 -> Sem Cliques -> “Ruim”. Nós achamos realmente que A é melhor do que B?
O que este slide quer dizer é:
O RankBrain às vezes aumenta o ranking das páginas para testes. E se a página tiver um CTR (taxa de cliques) acima da média, o RankBrain usa isso como um sinal para que a página talvez possa melhorar de posição permanentemente.
Não deveria ser uma surpresa o fato de que a taxa de cliques é importante para o posicionamento das páginas nos resultados de busca.
O objetivo do Google é apresentar os resultados mais relevantes e de maior qualidade para as pesquisas realizadas.
Por isso, se ninguém clicar em uma determinada página no resultado de uma pesquisa, por que Google deveria mantê-la listada na primeira página?
Por outro lado, se as pessoas começarem a clicar com frequência na página #9 de uma pesquisa, porque o Google deveria mantê-la nessa posição e não melhorar o seu ranking?
Clique e veja neste infográfico (em inglês) 11 hacks para você aumentar o CTR no Google.
Se você quer mandar bem no SEO em 2020, você vai precisar se tornar num Jedi do CTR. Por quê?
Claro, tem o RankBrain que acabamos de falar, mas não é só isso.
Tem tudo isso atrapalhando o seu CTR:
Também tem isso.
E isso.
Um estudo constatou que as primeiras posições das páginas de resultados estão recebendo 37% menos cliques do que recebiam em 2015.
E é fácil saber o porquê.
A sua página está concorrendo cada vez mais com caixas de respostas, notícias e anúncios.
Tudo isso aparece antes da lista de páginas do resultado orgânico e chamam mais a atenção do usuário pelos seus formatos diferenciados .
Para se destacar nos resultados de pesquisa, a sua página deve gritar: CLIQUE EM MIM! Caso contrário ela será ignorada.
Nos velhos tempos, o Google analisava a sua página para ver quantas vezes você usou uma palavra-chave específica. Ele se concentrava 100% no conteúdo da sua página.
O rastreamento do Google visitava a sua página para verificar se a sua palavra-chave aparecia em:
Na verdade o Google ainda olha para isso. Mas hoje ele é muito mais esperto do que antes.
Agora em vez de apenas analisar conteúdo, o Google e concentram no contexto.
O que isso quer dizer?
Lembre-se: o objetivo do Google é mostrar ao usuário o MELHOR resultado em sua pesquisa. E o melhor resultado não é uma página lotada de palavras-chave…
O Google entende que as melhores páginas cobrem um tópico inteiro em profundidade.
Quando encontra um conteúdo aprofundado, Google entende que o usuário que fez a pesquisa irá obter todas as informações que ele precisa em um só lugar.
Um estudo recente feito pelo Brian Dean sobre fatores de classificação no Google identificou que o conteúdo profundo tende a ter os melhores resultados no Google.
O Google está valorizando cada vez mais os conteúdos abrangentes e completos.
O Google entende que este tipo de conteúdo cobre tudo que o usuário do Google precisa saber sobre o tópico pesquisado.
Isso faz com que o conteúdo seja um dos principais caminhos para você obter os melhores resultados de SEO em 2020.
Comece publicando um conteúdo com pelo menos 2.000 palavras. É importante não “enrolar” no texto, mas sim abordar diversos pontos sobre o assunto e detalhá-los.
Dessa forma, você irá cobrir tudo o que um pesquisador do Google precisa saber sobre o seu assunto.
Um outro estudo da Backlinko sobre fatores de classificação descobriu que os conteúdos mais longos ultrapassaram os artigos curtos no Google:
Depois de criar o seu texto enorme com mais de 2000 palavras, acrescente as LSI Keywords.
LSI é a sigla para “Latent Semantic Indexing”, ou Indexação semântica latente em português.
As LSI Keywords são palavras relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo.
É através delas que o Google entende o significa do que está escrito no texto.
Nos primórdios do Google, o algoritmo verificava apenas as palavras-chave das páginas, sem levar em conta a semântica e o contexto em que estavam inseridas.
Nesta época, era possível conseguir excelentes posições no Google com repetições exageradas de palavras-chave no conteúdo das páginas.
Dessa forma os resultados não eram tão precisos.
O algoritmo foi aperfeiçoado e acabou com spam de palavras-chave.
É através do campo semântico que os buscadores identificam se, por exemplo, a palavra “manga” em um texto se refere a uma fruta ou à manga de um casaco.
O algoritmo consegue verificar as demais palavras do texto palavras e analisar se são relacionadas à fruta ou ao vestuário, para trazer resultados precisos para o usuário.
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As palavras-chave LSI são palavras e frases fortemente associadas ao tema da sua página.
Por exemplo, digamos que você acabou de publicar um artigo sobre Dieta Paleolítica.
As LSI Keywords seriam termos como:
E quando o Google detecta as LSI Keywords na sua página, ele pensa: “Impressionante! Esta página obviamente abrange esse assunto de forma completa”.
Primeiro, use o velho Google. Apenas pesquise pela palavra-chave principal do seu conteúdo no Google e veja no final da página de resultados as pesquisas relacionadas.
Por exemplo, para “Comida Vegana”, as palavras-chave em negrito são LSI:
E também você pode usar outras ferramentas, como o Keyword Planner e o UberSuggest, para encontrar outras palavras semânticas.
Basta usar as ferramentas como ensinei nesses outros artigos e identificar as palavras que aparecem relacionadas à palavra-chave principal.
Leia um ótimo artigo sobre como fazer artigos magnéticos, que atraem muitas visitas e ajudam a reter os leitores até o final do conteúdo.
Organizações que fizeram investimentos consistentes e sólidos em marketing de conteúdo nos últimos anos estão agora obtendo excelentes resultados.
De acordo com os relatórios de tendências e benchmarks de 2017 do Content Marketing Institute, mais de 60% dos profissionais de Marketing B2B relataram que suas estratégias de marketing de conteúdo estão mais eficientes do que no ano anterior.
Comparando os dados ano a ano, 34% dos profissionais de marketing achavam que seu marketing de conteúdo era efetivo em 2016, versus apenas 30% em 2015.
Uma série de fatores que contribuíram para esse sucesso, incluindo conteúdo de melhor qualidade, desenvolvimento de estratégias, mais tempo gasto em marketing de conteúdo e melhor segmentação na distribuição de conteúdo.
Porém, algumas mudanças estão ocorrendo e o que funcionou até agora pode não ser tão eficiente em 2020.
As empresas que fizeram mais sucesso com marketing de conteúdo não estão mais afogando a sua audiência com muito texto.
Elas agora estão diversificando as mídias e melhorando processos de divulgação.
Focar exclusivamente em produção de texto não é mais o bastante.
A partir de agora você precisa criar uma estratégia mais ampla.
O seu conteúdo precisa ser desenvolvido em diferentes formatos.
Todos esses formatos precisam ser divulgados. Depois, o resultado desses esforços de criação e divulgação precisam ser analisados, para serem melhorados cada vez mais.
Se você olhar os dados do estudo, verá que as empresas que estão diversificando suas táticas de marketing de conteúdo. Em média estão usando 8 tipos de mídias e canais.
Em 2016 o Google anunciou que irá considerar a versão mobile do seu site como a versão real.
A versão mobile irá influenciar inclusive quem fizer as pesquisas a partir de desktops.
Essa mudança faz sentido, uma vez que 60% das pesquisas no Google são feitas a partir de dispositivos móveis.
E os acessos via mobile só tendem a crescer.
Mesmo que o índice Mobile-first do Google ainda não esteja disponível e que ainda não se possa afirmar que ele é um tendência em SEO para 2020, ele estará chegando a qualquer momento.
É por isso que o Brian Dean recomenda que você se prepare desde já.
Você pode usar também essa ferramenta do Google para testar a velocidade de carregamento das suas páginas em mobile.
o Google confirmou publicamente que a partir de Julho de 2020 o tempo de carregamento mobile passa a ser considerado como fator de ranqueamento.
De acordo com a Cisco, os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego online até 2021.
80%!!!!!!
E isso ainda pode não satisfazer a demanda mundial.
Apesar de hoje já existir muito mais vídeos do que nunca, a Hubspot revelou que 43% das pessoas querem assistir ainda mais vídeos.
Se você não está criando conteúdo em vídeo, você ficará para trás.
O Youtube já é a segunda maior ferramenta de busca do mundo.
E vem crescendo a cada ano.
Segundo o Huffington Post, as pessoas estão gastando 60% a mais de tempo no Youtube em 2017 do que em 2016.
Então, se você quer mais tráfego em 2020, crie e otimize conteúdo especificamente para o Youtube.
Ele é um site de buscas muito grande e, por isso, não pode ser deixado de lado.
Além disso, o próprio Google tem apresentado cada vez mais vídeos do Youtube entre os primeiros resultados das suas pesquisas.
Seguem algumas dicas para você bombar seu SEO em 2020 com o Youtube:
Em 2014, o Google tentou persuadir os webmasters a mudarem os sites de HTTP para HTTPS, tornando o protocolo seguro num sinal de classificação mais forte como motivação. Desde então, os sites criptografados ganharam um aumento nos rankings, em relação aos demais “sem segurança”.
Porém as mudanças ficaram abaixo do esperado e agora novamente o Google está forçando a questão. Em vez de incentivar os sites com HTTPS, o Google poderá começar a penalizar os sites com HTTP.
Isso já pode ser visto no Google Chrome. Quando você acessa um site “não seguro”, na barra de endereço aparece um “i”, em vez do cadeadinho de segurança que você vê nos sites seguros (e no Marketing Objetivo).
O HTTPS é o padrão atual para sites seguros. Qualquer webmaster que hesite em migrar para o HTTPS estará perdendo posições diariamente, sem mencionar que também poderá estar comprometendo a confiança de seus usuários.
O Chrome sinalizando os sites HTTP como não seguros é apenas um passo em uma lista de mudanças que virão para proteger melhor a privacidade e a segurança das informações confidenciais das pessoas.
Saiba neste artigo todos os passos necessários para migrar o seu site de HTTP para HTTPS.
Não é novidade que o carregamento das páginas vem impactando nas posições dos sites no Google.
Porém, se preocupar com a velocidade de carregamento pode ajudar muito seu SEO em 2020 por dois motivos:
Você pode avaliar a velocidade das suas páginas e as dicas para otimizá-las no Page Insights do Google. Basta inserir a URL da sua página no campo e clicar em “Analisar”.
No Page Insights os resultados são considerados “Bons” a partir da nota 85.
Você verá a nota da velocidade da sua página tanto para o carregamento em desktop, quanto em mobile. E, se a sua nota não for 100, o Google apontará quais são os itens que podem ser otimizados na sua página.
Existem ótimos plugins de wordpress grátis e pagos para você acelerar o carregamento do seu site ou blog:
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Se você ainda usa temas grátis no seu WordPress, saiba que ele provavelmente não está otimizado para SEO.
Quando você migra o seu blog para um tema pago, você em pouco tempo consegue perceber a diferença nas posições das suas páginas no Google.
Sim, a velocidade mais rápida de carregamento é premiada pelo buscador.
As otimizações nos temas pagos ocorrem em várias funcionalidades: os temas costumam ter códigos mais enxutos, não requerem tantos plugins (menos requisições ao sistema), estão otimizados para mobile e para apresentação de conteúdo “acima da dobra” e costumam ser mais inteligentes no carregamento de imagens e arquivos pesados.
Todas essas otimizações resultam em um carregamento mais rápido das páginas e uma redução no “Bounce Rate” (pessoas que abandonam o seu site).
E é aí que você consegue conquistar posições no Google. Volte na parte do RankBrain, se tiver dúvidas : )
Há pouco temo eu comprei o tema Socially Viral para otimizar o SEO de alguns outros projetos meus.
Minha intenção foi principalmente acelerar o carregamentos das páginas.
Você encontra esse tema e outros em My Theme Shop.
O HTTPs deixa o seu site mais lento, caso ele não seja transferido para o HTTP2.
O HTTP2 é uma forma de ter a página carregada mais rapidamente por conta de um protocolo diferenciado, que é mais seguro, tem carregamento paralelo e transmite uma sensação de maior velocidade na abertura do site.
Se você ainda vai migrar o seu blog ou site para o HTTPs, já mude para o HTTP 2.0 para garantir mais velocidade.
Saiba mais sobre o HTTP2 neste artigo. E neste também (em inglês).
Veja nesta ferramenta se o seu site já está com HTTP2 habilitado.
Talvez a pesquisa por voz ainda não seja a bola da vez, ninguém tem como saber, mas é FATO que a pesquisa por voz vem crescendo exponencialmente.
Olha só esses dados:
Por isso, é bom começar a preparar suas páginas para atender melhor esse tipo de pesquisa.
Embora a pesquisa por voz ainda seja um negócio muito novo, existem algumas coisas que já sabemos sobre como ela funciona… e, por isso, já podemos otimizar nossas páginas para isso!
Primeiro, o seu conteúdo precisa estar na primeira página – meio óbvio, mas vale ressaltar. Para o seu site ser o “resultado” na pesquisa por voz, ele precisa aparecer na primeira página da pesquisa por texto.
Segundo, ajuda muito se o seu site for apresentado em Featured Snippet. Segundo Brian Dean, os resultados das pesquisas por voz (especialmente do Siri e Google Home) costumam ser os conteúdos dos Snippets.
Por último, a maior parte das pesquisas por voz são do tipo perguntas: Como eu faço…, Quando será…, Por que…
Para esses casos o Google geralmente escolhe uma página que contém tanto a pergunta, quanto a resposta.
Quando no meu celular eu fiz a seguinte pergunta por voz “Qual é a melhor dieta?”, o Google respondeu:
“Com a Dieta Atkins, cheia de proteína e nenhum carboidrato, foram-se mais dois quilos. Aqui, devido à ausência de calorias para serem queimadas, a moral baixou. Mas a pior delas, na opinião do repórter, foi a dieta dos alimentos crus, que passou comendo basicamente frutas, saladas, sementes e nozes.“
Resposta esquisita, né?
Mas olha os padrões sendo apresentado nessa resposta acima:
Mesmo tendo apresentado uma lista do que será tendência de SEO em 2020, a tática principal para você ganhar posições no Google ainda deve se basear em conteúdo e links.
Sem um conteúdo incrível, você nunca obterá links.
E sem links, você não vai parar na primeira página.
E se você não estiver na primeira página do Google, o RankBrain, Voice Search e o algoritmo do Mobile First não farão real diferença para você.
Eles só vão começar a servir para alguma coisa, quando você rankear para algum assunto.
E de fato, recentemente o Google revelou que conteúdo e links são os dois fatores mais importantes para o seu sistema de ranking.
Em terceiro lugar, como escrevi mais acima, vem o RankBrain.
A Backlinko fez um teste com 1 milhão de resultados de pesquisas do Google e encontraram uma correlação entre as posições das páginas no Google e a quantidade de links que apontavam para elas.
Graças ao Pinterest e Instagram, as imagens estão ganhando cada vez mais importância em estratégias de SEO.
Especialmente as imagens que podem ser utilizadas e incorporadas por outros sites.
Tire vantagem disso em 2020, criando imagens que possa ser utilizadas por outros sites.
Quando eles incorporam a sua imagem nas páginas deles, eles criam backlinks para o seu blog.
E, nada melhor do que backlinks para melhorar a posição das suas páginas no Google…
Veja neste outro artigo algumas táticas e ferramentas para você conseguir mais backlinks para o seu site.
Os comentários no seu blog ajudam no ranking das suas páginas? A resposta parece ser “sim!”.
Em 2016 o Google disse que os comentários no blog podem ajudar ” muito ” com rankings.
E em 2017 o Google disse que “comentários são melhores no site local como sinais de engajamento para o SEO, do que se nas redes socais “.
Em outras palavras, o Google quer ver que você tem uma comunidade ativa em seu blog.
E é provável que prestem ainda mais atenção a este sinal de classificação em 2020.
Oferecer conteúdos relevantes, em formatos diversificado e buscar diversos meios de promovê-los é a estratégia “primária” de todas tendências em SEO em 2020.
Para ter sucesso e conquistar posições preciosas nas SERP do Google, cada vez mais estão sendo exigidas diferentes talentos e habilidades:
A maior parte dos meus esforços para 2020 estão sendo direcionados para “Diversificação de canais e formatos de conteúdo” e “Ajustes para Mobile”.
Eu gostaria de saber de você. Quais são as suas principais estratégias?
Em qual tática você está investindo mais para melhorar o seu SEO em 2020?
Deixe aí embaixo um comentário!
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