Um blog é uma ferramenta perfeita para o marketing de conteúdo. Se você ainda não tem essa certeza, me acompanhe nesse artigo.
Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Utilizando o blog estrategicamente, a sua empresa será capaz de:
Parece bom demais?
Pois bem, neste artigo eu vou te mostrar de forma prática como aumentar as vendas da sua empresa com blog.
O que você vai ver neste post?
A melhor forma de você aproveitar o blog para negócios é tendo ciência das etapas da jornada de compra do cliente e desenvolvendo conteúdos específicos para ela:
Neste exemplo simples podemos visualizar como o blog pode influenciar uma pessoa na sua escolha de parceiro ideal para fazer negócios. Até aqui, a agência de marketing conseguiu:
Quando o dono da loja resolver investir em Marketing, de quem você acha que o dono irá preferir contratar os serviços que a sua loja precisa? Da agência que o conduziu durante toda a sua jornada ou de outras agências?
Na hora de decidir a sua compra, o dono da loja terá confiança na agência que o ensinou sobre como resolver o seu problema e enxergará a agência como uma autoridade em marketing digital. Além de ter mais “claro” em sua mente o reconhecimento da marca da agência.
O dono da loja pode até acabar contratando de outras agências por motivos diversos, porém a agência que o educou terá uma boa vantagem inicial sobre as suas concorrentes.
Em outro artigo, eu descrevi a importância de se construir a autoridade para facilitar as vendas. Vale MUITO a pena a leitura. Alerta de Spoiler: tendemos a escolher aquilo que lembramos com mais facilidade.
Repare também que o dono da loja esteve o tempo todo no “controle” do processo, decidindo quais conteúdos consumir. Ninguém o “forçou” a ler os conteúdos oferecidos para ele. Por isso, o marketing de conteúdo serve muito bem ao que é conhecido como Inbound Marketing ou Marketing de Atração.
A partir da análise de engajamento com os conteúdos oferecidos para os leads, podemos identificar quais estão mais qualificados para se tornarem clientes.
Novamente simplificando com exemplos, podemos dizer que leads que consomem mais conteúdos e que clicam mais nas newsletters geralmente estão mais “interessados” pela empresa, do que aqueles que estão interagindo com menor frequência.
É preciso identificar os leads mais aquecidos e direcioná-los para as ações comerciais. Por exemplo, é super indicado que um consultor de negócios da sua empresa ligue para os leads que estão mais engajados.
Hoje em dia existem diversas ferramentas para ajudar a identificar toda a navegação do lead e os conteúdos consumidos por ele. Desta forma, o consultor de negócios pode conhecer as principais dores e interesses do lead e se preparar para fazer uma abordagem personalizada, apresentando a melhor oferta para ele.
Neste artigo nós vimos como um dono de uma loja de produtos naturais chegou ao site de uma agência de marketing, atraído pelo conteúdo do seu interesse. Vimos como ele percorreu por diferentes conteúdos, percorrendo as fases da jornada de compra. E, por último, mostramos como essas informações ajudam uma equipe de vendas a identificar os leads mais aquecidos, para que os esforços comerciais da empresa sejam mais assertivos.
Imagine o poder de um blog com diversos conteúdos relevantes para o seu público ideal. Quantas pessoas ele poderia atrair? Quantos leads ele poderia gerar? Quantas oportunidades quentes ele poderia trazer para a sua empresa?
Um blog é um ativo, que atrai clientes de forma automática para o seu negócio e que, com o passar do tempo, tende a performar cada vez melhor, a medida em que vai sendo alimentado com novos artigos.
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