Consultoria em Marketing Digital: Vale a Pena Contratar?

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Consultoria de Marketing Digital

Seja qual for o tamanho da sua empresa, a sua presença na internet é um ponto chave na hora de se posicionar no mercado e atrair mais clientes. Contudo, muitas pessoas têm dificuldades em trabalhar com marketing digital. Elas não sabem por onde começar ou não dominam as técnicas e ferramentas disponíveis. Para  a maioria delas, o que falta mesmo é tempo para conseguirem promover os seus negócios online…

Se você não está conseguindo se dedicar ao marketing digital da sua empresa, eu tenho um recado para você:

Você provavelmente está deixando dinheiro na mesa para os seus concorrentes!

O público ideal de qualquer tipo de negócio está conectado à internet, fazendo com que ela se torne um canal fundamental para as estratégias comerciais das empresas.

Para a maioria das start ups, pequenas e médias empresas, investir em marketing online por conta própria é uma tarefa complexa. Contratar uma consultoria de marketing digital pode ser uma excelente alternativa, para esses casos.

Este artigo vai te ajudar a conhecer melhor sobre o serviço de consultoria de marketing para internet, para você decidir se agora é a hora ou não de você investir nisso.

Você vai ver:

  • O que faz uma consultoria em Marketing Digital?
  • Qual é a diferença entre uma consultoria e uma agência de marketing online?
  • Quais são as vantagens de se contratar uma consultoria?
  • Qual é o melhor momento para se contratar uma assessoria de marketing digital?
  • Afina, vale a pena contratar uma consultoria de marketing de internet?

O Que Faz uma Consultoria em Marketing Digital?

Evolução de Resultados com a Consultoria de Marketing Online

Assim como em outras consultorias tradicionais, o principal objetivo de uma consultoria de marketing digital é auxiliar o cliente a atingir as suas metas, através de um plano de ações na internet.

Por exemplo, algumas metas poderiam ser:

  • Aumentar as vendas pelo site
  • Aumentar a captação de leads
  • Melhorar as taxas de conversão
  • Atrair mais visitas para o blog
  • Prevenir a saída de clientes (churn)
  • Melhorar o índice de satisfação dos clientes
  • Reduzir os gastos com publicidade online
  • Obter mais engajamento nas redes sociais
  • Aumentar o tícket médio das compras online

Para alcançar esses objetivos, a consultoria de marketing digital segue uma metodologia.

Consultoria de Marketing Digital na Prática

No primeiro momento, a função do consultor é conhecer a empresa e entender os seus objetivos com o marketing online.

Em seguida, são analisadas todas as questões que envolvem a presença do cliente na internet.  Entre outros pontos, são analisados os sites, os blogs, os perfis nas redes sociais, as lojas virtuais e os emails enviados aos clientes, por exemplo.

Ao analisar a presença online, o consultor identifica os principais obstáculos que podem impedir ou dificultar a marca de alcançar os objetivos desejados.

Para cada falha encontrada na consultoria, é apontada uma solução.

Após a análise, a consultoria entrega um plano estratégico que inclui o detalhamento das ações que a empresa deve implementar nas diversas áreas do marketing digital.

Esse planejamento estratégico inclui:

  • Definição dos objetivos macro e necessidades imediatas da empresa;
  • Diagnóstico dos problemas;
  • Definição de estratégias e plano de ações;
  • Definição de métricas e indicadores que deverão ser monitorados.

Neste planejamento o consultor de marketing online orienta seus clientes sobre as diferentes opções de ações que podem ser realizadas para a empresa atingir as suas metas. Para cada ação proposta, eles apresentam as suas implicações, os custos envolvidos e as estimativas de resultados.

Diferenças Entre Agência e Consultoria de Marketing Digital

Quando contratam uma consultoria em Marketing Digital, algumas empresas têm a expectativa de que o consultor irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo.

Porém, geralmente, não é assim que funciona.

Enquanto as consultorias de marketing online atuam em planejamentos nos níveis estratégicos e táticos, são as agências de marketing digital que trabalham diretamente na operação. As agências oferecem serviços de desenvolvimento de sites, criação de campanhas de publicidade online, gestão de mídias sociais, entre outros.

São poucas as consultorias que vão além da entrega do plano de ações.

Nós do Marketing Objetivo somos uma dessas exceções.

Temos expertise e contamos com profissionais qualificados para trabalhar com nossos clientes desde o planejamento até a entrega das ações planejadas.

Oferecemos serviços completos em marketing digital: tanto de consultoria, quanto de agência de marketing.

Quais são os benefícios da Consultoria em Marketing Digital?

Vantagens da Consultoria em Marketing Online

Vale a pena contratar uma consultoria de Marketing Digital?

Bom, para responder essa pergunta, devemos conhecer os benefícios que este tipo de serviço pode trazer para o seu negócio.

Uma Nova Visão Sobre O Seu Marketing Digital

É sempre bom contar com a visão de alguém que não tenha envolvimento diário com a empresa.

Durante a fase de análise, o consultor pode identificar oportunidades e falhas que os gestores não haviam enxergado antes.

As percepções e sugestões que podem surgir desse trabalho representam oportunidades de inovação e renovação no marketing digital da empresa.

Análise de Concorrentes

Uma boa consultoria de marketing digital compreende a análise sobre seus principais concorrentes.

Ao analisar os concorrentes, o consultor consegue identificar os pontos positivos e negativos das estratégias de marketing dos seus competidores.

Em cima dessas informações, é possível traçar uma estratégia para melhorar alguns aspectos do marketing digital da sua empresa em relação aos seus concorrentes.

Expertise = Economia

O consultor de marketing digital já atuou com diversas empresas e está sempre acompanhando as movimentações do mercado.

Ao dominar o tema, o consultor tem uma visão ampla sobre diferentes estratégias, ferramentas e serviços que podem atender melhor os objetivos da empresa.

Por este motivo, podemos dizer que o consultor é capaz de fazer com que você economize muito tempo e dinheiro, dando aquela enxugada nos anúncios e em outros tipos de serviços online, para que você gaste apenas com o essencial.

Redução em Custos de Contratação de Especialistas

Campanhas e ações de marketing na internet são mais complexas do que as pessoas imaginam.

Em algumas empresas de marketing digital, como o Marketing Objetivo, você poderá contar com profissionais capacitados para criação, design, tecnologia da informação, produção de conteúdo e o que mais for necessário para cada campanha.

Uma equipe multidisciplinar externa reduz custos de contratação, que podem ser realocados para novos investimentos.

Retorno Sobre Investimento Garantido

O que faz com que uma consultoria de marketing digital consiga manter os seus próprios clientes?

O retorno que ela proporciona para eles!

Colocando de outra forma: o retorno obtido pelo cliente com o serviço de consultoria tem que ser maior do que o investimento que ele fez.

Neste cenário, o cliente fica satisfeito e a consultoria mantém o seu contrato ativo com a empresa.

Sabendo disso, as consultorias estão sempre buscando alternativas para melhorar os resultados de marketing digital dos seus clientes, melhorando o retorno de seus investimentos.

Liberdade Para Focar no Core Business

Ao contratar os serviços de uma empresa de marketing digital, os gestores podem direcionar a sua atenção ao que mais é importante para o negócio: qualidade dos produtos e serviços, bem como nos processos.

Toda a parte estratégica e o desenvolvimento das ações de marketing definidas ficam por conta dos profissionais especializados, indicados pela consultoria.

Quando Contratar Uma Consultoria de Marketing Online?

Contratar Consultoria de Marketing Digital

Existem vários motivos pelos quais as empresas começam a considerar a contratação de consultorias de marketing digital. Já vimos algumas mais acima:

  • Aumentar as vendas
  • Reduzir custos de marketing digital
  • Capturar mais leads
  • etc

Mas, não basta ter propósitos definidos. Para contratar uma consultoria em marketing online, as empresas também precisam estar preparadas.

Orçamento – a empresa precisa dedicar um orçamento para pagar o serviço de consultoria e as ferramentas e serviços que serão utilizadas nas ações de marketing.

Disponibilidade – a realização do trabalho de consultoria depende  do envolvimento de profissionais e gestores da empresa cliente. São eles que detêm o conhecimento sobre o negócio. Sem a sua dedicação a consultoria poderá não apresentar os resultados esperados.

O melhor momento para a contratação de uma consultoria é quando a empresa tem objetivos claros que deseja alcançar, bem como possui orçamento separado para as ações de marketing digital e disponibilidade para atender os consultores.

Vale a pena Contratar Uma Consultoria de Marketing Online?

Como em qualquer outro investimento, você precisa enxergar se o retorno que irá obter com a consultoria de marketing online será maior do que o seu investimento.

O melhor caminho para ter essa visão é conversando com um consultor de marketing.

Entre em contato com a consultoria e marque uma conversa. Fale sobre os problemas do seu negócio online e  apresente os seus objetivos.

Diante do exposto, o consultor poderá lhe enviar uma proposta, contendo a descrição e o valor dos serviços que poderá prestar para a sua empresa.

DICA-TOP: Se na conversa inicial você tiver informado o orçamento disponível para investir em marketing online, mais fácil será para o consultor adequar a sua proposta ao valor disponível.

Seguindo essa indicação, você terá a oportunidade de conhecer melhor o consultor de marketing digital, saber como ele poderá te ajudar, quais resultados podem ser obtidos em curto, médio e longo prazos, bem como os valores que ele pretende cobrar.

Com tantas informações, você sentirá mais segurança em definir se vale ou não a pena contratar a consultoria de marketing online.

Se você gostou desta sugestão, vá em frente! Entre em contato com o Marketing Objetivo.

Marque uma conversa conosco e veja como podemos ajudar você a melhorar os resultados do seu negócio.

Consultoria em Marketing Digital: Vale a Pena Contratar?
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4 Resultados

  1. Sâmya Nunes disse:

    Muito obrigada pelas informações

  2. Casey Cossa disse:

    gostaria de ter aulas com o sr.pode mandar me o material pelo email

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