Consultoria em Marketing Digital: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

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Consultoria de Marketing Digital

Consultoria de Marketing Digital – Vale a pena investir em uma consultoria de marketing? 

Não importa o tamanho da sua empresa. A sua presença na internet é um ponto chave na hora de se posicionar no mercado e atrair mais clientes para o seu negócio.

Contudo, muitas pessoas têm dificuldades em trabalhar com marketing digital. Elas não sabem por onde começar ou não dominam as técnicas e ferramentas disponíveis. Para a maioria delas, também falta tempo para conseguirem promover os seus negócios na internet de forma consistente.

Se você não está conseguindo se dedicar ao marketing digital da sua empresa, eu tenho um recado para você:

Você provavelmente está deixando dinheiro na mesa para os seus concorrentes!

Consultoria de Marketing Digital
Não se esconda! Conte com uma consultoria de marketing digital para aproveitar da melhor forma as oportunidades que a internet oferece para você crescer o seu negócio.

O público ideal de qualquer tipo de negócio está conectado à internet, fazendo com que ela se torne um canal fundamental para as estratégias comerciais das empresas.

Para a maioria das start ups, pequenas e médias empresas, investir em marketing online por conta própria é uma tarefa complexa. Alguns motivos comuns para essa dificuldade são:

  • Falta de profissionais especializados em marketing online
  • Falta de tempo ou de profissionais dedicados ao marketing da empresa
  • Dificuldade em planejar as estratégias, direcionando seu público-alvo específico ao seu funil de vendas
  • Dificuldade em controlar o retorno sobre os investimentos em marketing digital.

Contratar uma consultoria de marketing digital pode ser uma excelente alternativa para essas empresas.

Este artigo vai te ajudar a conhecer melhor sobre o serviço de consultoria de marketing para internet, para você decidir se agora é a hora ou não de você investir nisso.

Você vai ver:

  • O que é uma consultoria de Marketing Digital?
  • O que faz uma consultoria em Marketing Digital?
  • Qual é a diferença entre uma consultoria e uma agência de marketing online?
  • Quais são as vantagens de se contratar uma consultoria?
  • Qual é o melhor momento para se contratar uma assessoria de marketing digital?
  • Afina, vale a pena contratar uma consultoria de marketing de internet?

O Que é Consultoria de Marketing Digital?

É um serviço prestado por especialistas em Marketing Digital. Nessa relação, os consultores analisam os objetivos e necessidades comerciais dos clientes e propõem um plano de ações para as empresas alcançarem as suas metas, fazendo uso de diferentes recursos digitais.

O Que Faz uma Consultoria em Marketing Digital?

Assim como em outras consultorias tradicionais, o principal objetivo de uma consultoria de marketing digital é auxiliar o cliente a atingir as suas metas, através de um plano de ações na internet.

Evolução de Resultados com a Consultoria de Marketing Online

Por exemplo, algumas metas poderiam ser:

  • Aumentar as vendas pelo site
  • Aumentar a captação de leads
  • Melhorar as taxas de conversão
  • Atrair mais visitas para o blog
  • Prevenir a saída de clientes (churn)
  • Melhorar o índice de satisfação dos clientes
  • Reduzir os gastos com publicidade online
  • Obter mais engajamento nas redes sociais
  • Aumentar o tícket médio das compras online

Para alcançar esses objetivos, a consultoria de marketing digital segue uma metodologia.

Como é Uma Consultoria de Marketing Digital na Prática?

No primeiro momento, a função do consultor é conhecer a empresa e entender os seus objetivos com o marketing online.

Em seguida, são analisadas todas as questões que envolvem a presença do cliente na internet.  Entre outros pontos, são analisados os sites, os blogs, os perfis nas redes sociais, as lojas virtuais e os emails enviados aos clientes, por exemplo.

Ao analisar a presença online, o consultor identifica os principais obstáculos que podem impedir ou dificultar a marca de alcançar os objetivos desejados.

Para cada falha encontrada na consultoria, é apontada uma solução.

Após a análise, a consultoria entrega um plano estratégico que inclui o detalhamento das ações que a empresa deve implementar nas diversas áreas do marketing digital.

Esse planejamento estratégico inclui:

  • Definição dos objetivos macro e necessidades imediatas da empresa;
  • Diagnóstico dos problemas;
  • Definição de estratégias e plano de ações;
  • Definição de métricas e indicadores que deverão ser monitorados.

Neste planejamento o consultor de marketing online orienta seus clientes sobre as diferentes opções de ações que podem ser realizadas para a empresa atingir as suas metas. Para cada ação proposta, eles apresentam as suas implicações, os custos envolvidos e as estimativas de resultados.

Como a Consultoria de Marketing Digital Acelera os Resultados dos Clientes?

Melhores resultados com consultoria de marketing digital

Para alcançar as metas pretendidas, os especialistas conseguem avaliar os recursos tecnológicos e diferentes tipos de marketing que devem ser utilizados nas estratégias:

  • Site da empresa
  • Perfis nas redes sociais
  • E-mails de relacionamento com clientes
  • Canais de atendimento (Chat, formulário de email, chatbot, redes sociais etc)
  • Ferramentas de automação de marketing
  • Ferramentas de monitoramento de comportamento dos clientes e analytics
  • e outros recursos
  • Inbound Marketing
  • SEO – aumentar tráfego orgânico
  • Guestposts e LinkBuilding
  • Tráfego pago
  • Marketing de conteúdo
  • Copywriting
  • Gestão de redes sociais
  • Referral Marketing
  • Remarketing
  • Branding
  • e outras estratégias

Ao combinar a experiência dos consultores com o uso de variados recursos tecnológicos e diferentes estratégias, a consultoria de marketing digital consegue oferecer resultados melhores e mais rápidos para os clientes.

Diferenças Entre Agência e Consultoria de Marketing Digital

Quando contratam uma consultoria em Marketing Digital, algumas empresas têm a expectativa de que o consultor irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo.

Porém, geralmente, não é assim que funciona.

Enquanto as consultorias de marketing online atuam em planejamentos nos níveis estratégicos e táticos, são as agências de marketing digital que trabalham diretamente na operação. As agências oferecem serviços de desenvolvimento de sites, criação de campanhas de publicidade online, gestão de mídias sociais, entre outros.

São poucas as consultorias que vão além da entrega do plano de ações.

Nós do Marketing Objetivo somos uma dessas exceções.

Temos expertise e contamos com profissionais qualificados para trabalhar com nossos clientes desde o planejamento até a entrega das ações planejadas.

Oferecemos serviços completos em marketing digital: tanto de consultoria, quanto de agência de marketing.

Quais são os Benefícios da Consultoria em Marketing Digital?

Vantagens da Consultoria em Marketing Online

Vale a pena contratar uma consultoria de Marketing Digital?

Bom, para responder essa pergunta, devemos conhecer os benefícios que este tipo de serviço pode trazer para o seu negócio.

Uma Nova Visão Sobre O Seu Marketing Digital

É sempre bom contar com a visão de alguém que não tenha envolvimento diário com a empresa.

Durante a fase de análise, o consultor pode identificar oportunidades e falhas que os gestores não haviam enxergado antes.

As percepções e sugestões que podem surgir desse trabalho representam oportunidades de inovação e renovação no marketing digital da empresa.

Análise de Concorrentes

Uma boa consultoria de marketing digital compreende a análise sobre seus principais concorrentes.

Ao analisar os concorrentes, o consultor consegue identificar os pontos positivos e negativos das estratégias de marketing dos seus competidores.

Em cima dessas informações, é possível traçar uma estratégia para melhorar alguns aspectos do marketing digital da sua empresa em relação aos seus concorrentes.

Expertise = Economia

O consultor de marketing digital já atuou com diversas empresas e está sempre acompanhando as movimentações do mercado.

Ao dominar o tema, o consultor tem uma visão ampla sobre diferentes estratégias, ferramentas e serviços que podem atender melhor os objetivos da empresa.

Por este motivo, podemos dizer que o consultor é capaz de fazer com que você economize muito tempo e dinheiro, dando aquela enxugada nos anúncios e em outros tipos de serviços online, para que você gaste apenas com o essencial.

Redução em Custos de Contratação de Especialistas

Campanhas e ações de marketing na internet são mais complexas do que as pessoas imaginam.

Em algumas empresas de marketing digital, como o Marketing Objetivo, você poderá contar com profissionais capacitados para criação, design, tecnologia da informação, produção de conteúdo e o que mais for necessário para cada campanha.

Uma equipe multidisciplinar externa reduz custos de contratação, que podem ser realocados para novos investimentos.

Retorno Sobre Investimento Garantido

O que faz com que uma consultoria de marketing digital consiga manter os seus próprios clientes?

O retorno que ela proporciona para eles!

Colocando de outra forma: o retorno obtido pelo cliente com o serviço de consultoria tem que ser maior do que o investimento que ele fez.

Neste cenário, o cliente fica satisfeito e a consultoria mantém o seu contrato ativo com a empresa.

Sabendo disso, as consultorias estão sempre buscando alternativas para melhorar os resultados de marketing digital dos seus clientes, melhorando o retorno de seus investimentos.

Liberdade Para Focar no Core Business

Ao contratar os serviços de uma empresa de marketing digital, os gestores podem direcionar a sua atenção ao que mais é importante para o negócio: qualidade dos produtos e serviços, bem como nos processos.

Toda a parte estratégica e o desenvolvimento das ações de marketing definidas ficam por conta dos profissionais especializados, indicados pela consultoria.

Quando Contratar Uma Consultoria de Marketing Online?

Contratar Consultoria de Marketing Digital

Existem vários motivos pelos quais as empresas começam a considerar a contratação de consultorias de marketing digital. Já vimos algumas mais acima:

  • Aumentar as vendas
  • Reduzir custos de marketing digital
  • Capturar mais leads
  • etc

Mas, não basta ter propósitos definidos. Para contratar uma consultoria em marketing online, as empresas também precisam estar preparadas.

Orçamento – a empresa precisa dedicar um orçamento para pagar o serviço de consultoria e as ferramentas e serviços que serão utilizadas nas ações de marketing.

Disponibilidade – a realização do trabalho de consultoria depende  do envolvimento de profissionais e gestores da empresa cliente. São eles que detêm o conhecimento sobre o negócio. Sem a sua dedicação a consultoria poderá não apresentar os resultados esperados.

O melhor momento para a contratação de uma consultoria é quando a empresa tem objetivos claros que deseja alcançar, bem como possui orçamento separado para as ações de marketing digital e disponibilidade para atender os consultores.

Quanto custa uma Consultoria de Marketing Digital?

Consultorias de marketing digital custam em média entre R$ 1.500 e R$ 10.000 por mês.

Essa é uma média do que temos cobrado e observado nossos concorrentes praticarem em consultorias para pequenas e médias empresas.

Em casos de atendimento a empresas maiores e objetivos mais complexos, os valores podem variar bastante.

Os valores cobrados pelos consultores variam em função de:

  • Complexidade e quantidade de serviços oferecidos
  • Quantidade de recursos humanos envolvidos na prestação da consultoria
  • Ferramentas necessárias para desenvolver as ações
  • Concorrência no nicho do cliente

Vale a pena Contratar Uma Consultoria de Marketing Online?

Como em qualquer outro investimento, você precisa enxergar se o retorno que irá obter com a consultoria de marketing online será maior do que o seu investimento.

O melhor caminho para ter essa visão é conversando com um consultor de marketing.

Entre em contato com a consultoria e marque uma conversa. Fale sobre os problemas do seu negócio online e  apresente os seus objetivos.

Diante do exposto, o consultor poderá lhe enviar uma proposta, contendo a descrição e o valor dos serviços que poderá prestar para a sua empresa.

DICA-TOP: Se na conversa inicial você tiver informado o orçamento disponível para investir em marketing online, mais fácil será para o consultor adequar a sua proposta ao valor disponível.

Seguindo essa indicação, você terá a oportunidade de conhecer melhor o consultor de marketing digital, saber como ele poderá te ajudar, quais resultados podem ser obtidos em curto, médio e longo prazos, bem como os valores que ele pretende cobrar.

Com tantas informações, você sentirá mais segurança em definir se vale ou não a pena contratar a consultoria de marketing online.

Se você gostou desta sugestão, vá em frente! Entre em contato com o Marketing Objetivo.

Marque uma conversa conosco e veja como podemos ajudar você a melhorar os resultados do seu negócio.


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14 comentários em “Consultoria em Marketing Digital: Tudo que você precisa saber sobre o assunto”

  1. Olá!

    Gostei muito do artigo, realmente uma consultoria de SEO pode fazer grande diferença. Sei que o retorno vale a pena, já estou conversando com meus sócios sobre isso!

    Obrigado pela orientação!

    Claudio

  2. Obrigado pelas excelentes dicas, aqui consegui entender o que um consultor de marketing digital faz de verdade, consegui tirar todas as minhas dúvidas e consegui entender qual a minha real necessidade no meu projeto.

    • Que bom Claudio. Um dos maiores benefícios da consultoria em marketing digital é exatamente esse: entregar para especialistas as funções que não são expertise do cliente, enquanto esse pode se dedicar a outros assuntos mais estratégicos. Obrigado por comentar.

    • Olá Lucas, se é a única, eu não sei… Mas com certeza o Marketing Digital é um dos caminhos para escalar os resultados do seu negócio. Se precisar, entre em contato com gente. Abs.

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