Marketing para Restaurantes no Rio de Janeiro: dicas essenciais

Marketing para Restaurantes

É importante que todo empreendedor do segmento alimentício domine algumas técnicas de marketing para restaurantes. Isso é especialmente verdade no Rio de Janeiro, um estado que tem um contexto muito específico.

O estado do Rio de Janeiro é o segundo melhor para empreender de acordo com um índice do Sebrae. Além disso, ele conta com um público muito diferente pois, além da sua população nativa, ainda tem uma série de turistas internacionais e nacionais espalhados pelos seus pontos turísticos.

E aí, como trabalhar o marketing para restaurantes nesse contexto específico?

Vejamos a seguir com as nossas dicas!

O que você vai ver neste post?

Crie um site oficial e tenha informações úteis nele

Se você quer trabalhar com o marketing digital para restaurantes, precisa ter uma plataforma central que seja completamente sua. É importante ter presença nas redes sociais, claro, e falaremos sobre isso em breve. No entanto, é essencial ter um espaço que seja somente seu, sem ficar vulnerável às mudanças de regras das plataformas.

Invista na criação de um site profissional e atraia potenciais consumidores pelo Google.

O mais recomendado é ter um site oficial para o seu restaurante, com as informações mais importantes sobre o negócio, como:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • telefone atualizado;
  • redes sociais;
  • WhatsApp (especialmente se você fizer delivery via app);
  • fotos atualizadas.

Além dessas informações, é essencial oferecer o cardápio do seu restaurante no site.

Alguns estabelecimentos ficam receosos de colocar o preço online por causa das possíveis mudanças ao longo dos meses, mas pelo menos os pratos vendidos devem estar disponíveis na sua página.

Cadastre seu restaurante no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google para facilitar a ligação entre clientes e empresas, especialmente aquelas de comercialização local, como os restaurantes.

Por exemplo, se você digitar algo como “Pizzaria Barra da Tijuca” ou “lanchonete perto de mim” no Google, você verá primeiro um mapa com as principais opções de empresa que você procurou.

Além disso, se você selecionar um dos restaurantes que aparecem na pesquisa, você poderá ver uma janela com todas as informações básicas sobre ele, incluindo quais horários costuma estar mais cheio.

Esse é o Google Meu Negócio e seu restaurante precisa ter um perfil completamente preenchido e atualizado por lá.

O cadastro no Google Meu Negócio é grátis!

Além disso, é vital ter participação ativa no recurso, respondendo comentários e dúvidas dos clientes, estimulando avaliações e muito mais.

Google Meu Negócio usado em Marketing para restaurantes
Marketing para Restaurantes: Google Meu Negócio

Cadastre-se em sites de listas e avaliações de restaurantes

O Marketing Boca-a-Boca é extremamente poderoso em praticamente qualquer segmento. No entanto, ele é absolutamente vital quando falamos de restaurantes. Afinal, quantas vezes você já não tentou um delivery de pizza ou foi a algum estabelecimento porque um amigo ou familiar recomendou?

Pensando nisso, existem muitos sites de listas e avaliações de restaurantes, como o Tripadvisor ou o The Fork. Cadastre o seu estabelecimento neles para estimular avaliações positivas e usar essa prova social como força para ter mais clientes.

Use as redes sociais para trabalhar o seu marketing para restaurantes

As redes sociais são plataformas muito importantes para a publicidade de qualquer segmento, inclusive para o marketing para restaurantes. Parte disso é por causa da sua audiência: só o Facebook tem 127 milhões de usuários no Brasil, sem falar no Instagram, Twitter e outros.

Já outra parte do motivo de ser interessante usar as mídias sociais é que elas são extremamente visuais e muito boas para despertar a fome nos usuários. Para isso, entretanto, é vital ser bem ativo nelas.

Além de fazer postagens em horários estratégicos (perto das refeições e quando seu público interage mais), é importante estimular a participação dos seguidores com CTAs (algo como “Marque o amigo que vai pagar um desses pratos para você!””) e ao responder comentários.

Para completar, use as redes sociais para divulgar promoções, mudanças de cardápio, eventos no seu restaurante e muito mais.

Marketing nas redes sociais para restaurantes

Use redes de localização e avaliação para o marketing para restaurantes

Para um restaurante, é importante estar presente em redes de avaliação e localização que usam a geolocalização como referência. Estamos falando de aplicativos como o GPS, o Google Maps, Waze e muitos outros. Eles são úteis pois colocam o seu restaurante no destino do seu potencial cliente, já que esses serviços costumam fazer recomendações aos clientes.

Por exemplo, serviços de Inteligência Artificial usam o diretório dos aplicativos de localização e avaliação para sugerir aos usuários onde comer. Para encontrar as melhores opções, eles usam a proximidade do usuário com os potenciais restaurantes. Por isso, é importante estar no máximo de cadastros possíveis.

Tenha um programa de fidelidades para os seus clientes

Um dos principais conceitos do marketing para restaurantes é que um cliente satisfeito é um consumidor recorrente. Basta olhar para a sua própria vida: você provavelmente tem uma pizzaria favorita ou um bar especial que gosta de visitar.

Isso mostra que você é um cliente que foi fidelizado por alguma coisa naquele estabelecimento, seja a qualidade do serviço, seja a localização ou qualquer outro elemento.

Portanto, é importante estimular que esse processo ocorra mais vezes, sem depender tanto da “sorte” nisso. Um bom programa de fidelidades pode fazer o trabalho, oferecendo vantagens aos clientes que repetirem visitas ao seu espaço.

No entanto, é essencial estudar quais as vantagens são mais importantes para o seu consumidor. Um restaurante de alto nível, por exemplo, não terá muito sucesso oferecendo descontos ao público pois isso poderá desvalorizar a experiência. Talvez uma garrafa de vinho seja um prêmio melhor, por exemplo.

Trabalhe o marketing para restaurantes com influenciadores

A cidade do Rio de Janeiro é uma das com maior população de “famosos” no Brasil. Além dos jogadores de futebol dos 4 grandes times do estado (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), a cidade ainda recebe atores e atrizes de novela, roteiristas, cineastas, cantores e muito mais.

Dessa forma, trabalhar com o marketing de influenciadores é uma excelente estratégia para conseguir mais clientes no seu negócio. Afinal, há muitos influenciadores de todos os tipos e audiências na região.

Para trabalhar bem com esse segmento, faça uma análise de engajamento no perfil do influenciador em questão e trace uma estratégia com base nisso. Fazendo esse tipo de trabalho, ficará mais fácil encontrar influenciadores que sejam adequados ao perfil de público que você quer ter e aumentar suas vendas.

Use o delivery de maneira inteligente no Rio de Janeiro

Um aplicativo de delivery, como o Rappi Rio de Janeiro, é uma boa opção para quem quer trabalhar com restaurantes. No entanto, é importante usá-lo de maneira estratégica.

Lembre-se de que nem todos os lugares são acessíveis para os aplicativos de delivery e tenha em mente qual a melhor forma de organizar os pedidos recebidos.

Além disso, faça estratégias de marketing segmentadas para os diversos públicos que encontrar. Por exemplo, tenha uma estratégia para quem mora na cidade em que seu restaurante está e que pode ser fidelizado. Mas tenha também uma estratégia para quem é turista.

E por falar nisso…

Monte uma campanha para pegar os turistas na região

Existem muitas cidades do Rio de Janeiro que são excelentes para turismo, como a própria capital fluminense, Arraial do Cabo, Angra dos Reis e outros.

Portanto, é interessante montar estratégias de marketing para restaurantes para converter esses turistas em clientes do seu estabelecimento. Caso você não esteja bem posicionado perto das praias ou pontos turísticos isso pode ser difícil, mas existem maneiras de resolver o problema.

A primeira delas é montar uma estratégia de redes sociais voltada para turistas. Basicamente, você deverá traçar ações que vão pegar um público de fora, tanto brasileiros, quanto estrangeiros, e fazer com que eles queiram visitar o Rio de Janeiro e ir no seu estabelecimento como se fosse um ponto turístico.

Para conseguir isso, use as redes sociais com promoções focadas em quem é de fora da cidade. Além disso, invista também em parcerias com influenciadores que tenham um público de fora do Rio de Janeiro.

Tudo isso ajuda a garantir que os turistas vão querer  ir ao seu restaurante quando estiverem no Rio, seja qual for a sua cidade.

Trabalhe com a segmentação de anúncios de forma inteligente

Quando for fazer anúncios nas redes sociais, trabalhe com eles de forma inteligente e estratégica. O primeiro ponto a ter em mente na segmentação é focar nas regiões para quais mirar o conteúdo publicitário.

É claro que o básico, de focar o anúncio para a sua cidade, você já sabe. Mas você costuma excluir certas áreas dos anúncios? Isso é importante para estabelecer suas chances de sucesso.

Por exemplo, suponha que você esteja na capital. Lá, há bairros como o Leblon, em que há um público com maior poder aquisitivo. No entanto, também existem regiões mais humildes. Um restaurante de alto nível não terá muito a ganhar se o seu anúncio for exibido para um público que não tem as condições financeiras de fazer um pedido ou reservar uma mesa.

Por isso, além de estabelecer para qual cidade você mostrará os anúncios, lembre-se de excluir bairros ou regiões geográficas para não gastar exibição de material publicitário com quem não será um cliente.

Além da questão da renda, existem outros elementos a considerar. Por exemplo, é sabido que certas ruas do Rio de Janeiro ficam com um trânsito muito significativo em certos horários. Portanto, é importante filtrar seus anúncios para não mostrar a campanha para quem mora do outro lado da cidade naqueles horários, pois será difícil para o entregador do delivery atravessar a região a tempo de fazer a entrega.

Essas são algumas das mais importantes dicas de marketing para restaurantes do Rio de Janeiro. Colocando esse conhecimento em prática, ficará mais fácil de conseguir novos clientes, fidelizar antigos e aumentar o seu faturamento.

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