A divulgação de uma marca na internet é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Isso é óbvio. Porém, a maioria das empresas ainda não trabalham isso da melhor forma possível.
Uma estratégia de fortalecimento da presença online não implica apenas em criar posts para as redes sociais e publicar artigos no blog da empresa.
A elaboração de uma estratégia de presença digital efetiva vai muito além disso.
Diversas ferramentas e canais na internet podem ser utilizados para construir a sua presença digital, que você e a maioria dos seus concorrentes ainda não conhecem.
Neste artigo, você vai saber como construir uma boa presença online com dicas práticas e conhecer as melhores ferramentas para fortalecer a sua marca na internet.
Mas antes, eu quer reforçar na prática os benefícios de se ter uma presença online marcante.
O que você vai ver neste post?
Presença online se refere à forma como a sua marca é exposta na internet e percebida pelos usuários que tem contato com ela. Uma estratégia de fortalecimento da presença online de marca tem os objetivos de:
No final das contas, ter uma boa presença online ajuda a aumentar a confiança na marca e gerar mais vendas.
Veja quais são os principais benefícios trazidos por uma forte presença online.
Branding – o fortalecimento da presença online da sua marca é uma forma bastante eficaz para solidificar o posicionamento e a identidade dela. Quanto mais a sua marca for exposta, mais forte será o reconhecimento do seu estilo, seus valores, tom da sua comunicação, e todas as características e atitudes que fazem a sua marca ser única.
Autoridade da Marca – As pessoas preferem comprar de pessoas e marcas com autoridade. No artigo sobre construção de autoridade, nós mostramos como essa imagem influencia na decisão dos clientes e consumidores.
Maior Exposição – O fortalecimento de presença online está diretamente relacionado à exposição da sua marca. É preciso aumentar a exposição da marca para ter uma boa presença digital. Com a maior exposição, mais pessoas do seu público-alvo poderão encontrá-la e se tornar clientes.
Top of Mind – Temos uma tendência a achar que aquilo que lembramos com mais facilidade é melhor. Por isso, Coca-Cola e MacDonald´s, que são marcas já mundialmente famosas, continuam investindo pesado em publicidade. O trabalho de reforçar a presença digital tem como um dos seus resultados tornar a sua marca mais conhecida e mais lembrada pelos potenciais clientes.
Maior Competitividade – Quanto mais forte for a presença online da sua marca, mais competitiva ela será. Marcas mais fortes passam a sensação de mais segurança, conforto e qualidade para os potenciais clientes. Fortaleça a sua presença e tenha vantagem sobre marcas com menor força.
Mais Vendas – Todos os fatores acima combinados ajudam a aumentar as suas vendas. Marcas com identidades reconhecidas, com autoridade nos seus nichos, que investem em exposição, são marcas mais lembradas e preferidas na hora em que o potencial cliente precisa decidir uma compra.
Conheça agora as melhores táticas e hacks para aumentar a visibilidade online da sua empresa.
Você precisa monitorar algumas informações estratégias sobre o seu mercado:
Essas informações servirão como um norte para as suas táticas de marketing.
Se os clientes estão falando bem da sua marca, aumente os investimentos nas ações que estão dando certo. Se estão falando mal, defina as ações para corrigir os problemas. Monitore essas informações, e não fique no “escuro” sem saber se a sua marca está “indo bem ou mal”.
Da mesma forma, monitore o que os clientes dos concorrentes estão falando sobre eles. Você poderá ter insights sobre os pontos positivos e negativos dos seus concorrentes, na visão dos clientes.
E, também, acompanhe as notícias e novidades relacionadas aos concorrentes. É importante descobrir o que a concorrência está fazendo no seu nicho.
Confira algumas ferramentas para acompanhar as novidades do seu nicho e fortalecer a sua presença online:
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É difícil ter uma presença online marcante, com um site pouco atraente, pouco informativo e funcional para a sua empresa.
Se você está empenhado em melhorar a presença digital e construir autoridade para a sua marca, você deve considerar a criação de um site profissional para o seu negócio.
Além do layout atraente, da organização da estrutura do site e do conteúdo, um website profissional acelera o fortalecimento da presença digital da marca porque:
Nos próximos tópicos, você verá a importância desses itens listados para a construção da sua presença digital.
Cuide bem da sua presença online.
Conheça o serviço de criação de sites do Marketing Objetivo.
Uma das maneiras da sua marca ser encontrada na internet é por meio da pesquisa online.
Confira dicas para melhorar a presença online da sua empresa nas pesquisas do Google:
Para melhorar a presença online, você deve reivindicar o seu nome e sua marca na internet.
Isso facilitará o SEO e o marketing de mídia social como um todo.
Reserve um tempo para criar perfis, descrições e conteúdos valiosos com links para o site da sua empresa e publique nos perfis do seu negócio nas redes sociais.
Veja uma maneira simples de começar a construir autoridade na internet, marcando presença nas mídias sociais:
Enviar e-mails para a sua audiência é uma ótima forma para fortalecer a sua presença digital entre os leads e clientes do seu negócio.
Utilize automação de envio de e-mails para conectar-se com frequência com a sua base de leads e clientes e melhore a sua presença online no piloto automático.
Saiba como começar:
Siga esses passos e desenvolva uma máquina de construção automática da presença digital do seu negócio entre leads e clientes.
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Uma das maneiras mais econômicas e fáceis de melhorar a presença online é recebendo avaliações. Solicite que os seus clientes e parceiros de negócio avaliem a sua empresa, seus produtos e serviços.
Peça feedbacks nas redes sociais, envie pedidos de avaliações por e-mail ou até mesmo solicite àqueles clientes que você tem contato pessoalmente para que avaliem o seu negócio.
Os principais sites para receber avaliações públicas são o Yelp, Facebook e o Google Meu Negócio. Já o LinkedIn é excelente para B2B.
Avaliações positivas funcionam como prova social da qualidade da sua empresa. Consequentemente, mais pessoas se sentem encorajadas em comprar e em recomendá-la para outras pessoas. Elas fortalecem a sua presença.
Responda todas as avaliações que a empresa receber, sejam elas positivas ou negativas. Tais respostas servem como estímulo para mais pessoas terem a iniciativa de avaliar a sua empresa (efeito manada).
Depois de configurar todos os pontos acima, é hora de intensificar o seu jogo e interagir com seus seguidores, conexões e amigos.
Aqui está um bom plano de mídia social, para melhorar a presença online da sua empresa. Escolha um período do seu dia e execute essas tarefas diariamente.
Existem diversas outras táticas para fortalecer a presença online de uma marca, como tráfego pago, remarketing, vídeos no Youtube e outras. Não teríamos espaço em apenas um artigo para descrever todas.
Porém, o conteúdo deste artigo é bom o suficiente para você começar a colher bons resultados em curto prazo. Vale ressaltar que a construção de uma presença online forte não acontecerá da noite para o dia, mas se você trabalhar nessas 7 etapas, estará no caminho certo.
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