Como criar um blog do zero? Neste guia você vai aprender todos os passos necessários para você saber como criar um blog de nível profissional, mesmo que não saiba nada sobre hospedagem, domínios e programação.
Muitos sites usam a estrutura de blogs. Então, se você quer saber como criar um site, este artigo também é recomendado para você.
O blog é a casa do produtor de conteúdo na internet. No blog todo conteúdo que você produz está publicado sob um domínio seu, num banco de dados seu, dentro de uma hospedagem administrada por você.
No seu blog quem tem o controle é você! Você pode publicar o conteúdo que quiser, postar em diferentes formatos (artigos, vídeos, podcasts etc), incluir enquetes, adicionar botões de compartilhamento e muito mais!
Ele serve para atrair visitantes, capturar seus emails para relacionamento e gerar vendas para o seu negócio.
Criar um blog do zero deve ser prioridade para qualquer pessoa ou empresa que queira começar a ganhar dinheiro na internet. Ele será a plataforma ideal para você atrair potenciais clientes e apresentar melhor o seu negócio.
O que você vai ver neste post?
O domínio é o endereço do seu site. Por exemplo, o domínio deste site é https://llut.info .
Neste artigo eu escrevi sobre como você pode escolher e comprar o melhor domínio para o seu site.
Registre o domínio do seu blog e siga para o próximo passo.
A hospedagem é uma máquina ou um conjunto de máquinas aonde você coloca os arquivos que irão compor o seu site. Quando o visitante digitar o seu domínio, ele será direcionado para o servidor de hospedagem.
Você deverá escolher uma empresa de hospedagem para o seu blog. Boas empresas de hospedagem cuidam da parte técnica e te entregam interfaces amigáveis de administração do site, bem fáceis de usar. Além disso, se você tiver qualquer tipo de dúvidas ou problemas, poderá contar com suporte ao usuário disponível 24 horas por dia.
Sugestões para a escolha da sua hospedagem:
Um serviço de hospedagem com ótimo suporte e bem fácil de se trabalhar é oferecido pela HostGator. Em nossos projetos, indicamos essa empresa para muitos clientes.
Contrate a sua empresa de hospedagem. Você receberá os dados de acesso ao seu plano de hospedagem e painel de administração do site. Guarde essas informações e siga para o próximo passo.
Hoje em dia existem diversas ferramentas que podem lhe ajudar a desenvolver um blog profissional, sem necessidade de conhecimentos técnicos. Essas ferramentas são conhecidas como CMS (Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdo). Elas permitem que você crie posts, faça upload de imagens, altere o visual do seu blog e muito mais.
Alguns exemplos de CMS são: WIX, Blogger, Joomla, Drupal e WordPress.
O WordPress é o CMS mais usado no mundo. Estima-se que ele tem em torno de 53% do marketshare de CMS! Eu recomendo que você escolha o WordPress como CMS do seu Blog pelos seguintes motivos:
Acesse o painel de administração do seu site e faça a instalação do WordPress na sua hospedagem.
Veja abaixo como fazer a instalação através do “Quick Install”:
Após instalar o seu WordPress, você poderá acessar o seu domínio e ver as primeiras telas do blog no navegador. Elas ainda não estarão personalizadas, serão apenas telas do WordPress.
Para administrar o seu Blog, você deverá acessar pelo navegador o endereço de instalação do WordPress seguido de “/wp-admin”. Exemplo: site.com.br/wp-admin . Use o seu login e senha de administrador, cadastrados durante a instalação, para acessar a interface de administração do WordPress.
Uma tela muito parecida com esta abaixo vai ser apresentada quando você entrar no seu blog pela primeira vez.
Esta tela é composta por algumas funcionalidades e caixas informativas. Você pode administrar esses Widgets clicando em “Opções de tela” (Screen Options) e depois marcando ou desmarcando as opções que deseja exibir nesta tela inicial.
No menu esquerdo estão as opções de administração do seu WordPress. Vamos dar uma visão geral sobre elas:
É possível que sua instalação tenha algum botão não listado no menu de administração ou dentro do menu de Configurações. É normal que temas e plugins criem áreas com suas próprias configurações e funcionalidades.
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Talvez você queira alterar o idioma do seu WordPress para Português, se ele tiver sido instalado em Inglês. Para isso, siga os passos:
Entenda aqui o que é seo e veja aqui as principais tendências em SEO.
Você deve fazer uma configuração básica no WordPress para adequar o seu blog a um critério importante de ranqueamento do Google. O padrão de instalação do WordPress faz com que cada página de post que você crie tenha um endereço com o seguinte formato: “http://seusite.com.br/?p=123”
Esse tipo de URL não quer dizer nada para o Google. Porém, se o endereço do mesmo post fosse “http://seusite.com.br/assunto-do-meu-post”, o Google poderia ser capaz de ler a sua URL e entender sobre qual assunto se trata aquela página.
A existência de palavras-chave no endereço da página é um fator importante para o ranqueamento dela nos resultados de buscas do Google.
Para fazer a alteração do tipo de endereço que os seus posts e páginas terão no WordPress, siga os passos:
É muito comum que as pessoas queiram adicionar diversas funcionalidades para os seus blogs. Porém, é bom lembrar que quanto mais funções e códigos seu blog tiver, mais tempo ele demora para carregar. Isto prejudica a experiência do usuário e, em consequência, seu ranqueamento nos resultados de busca do Google.
Neste artigo vou listar 6 plugins que recomendo você instalar no seu Blog:
1. Akismet
O plugin Akismet impede que comentários de spam sejam postados no seu blog. Com ele você não precisará vasculhar seus posts e deletar cada comentário manualmente.
2. WordPress by Yoast OU Rank Math
Esses dois plugins vêm com todas as funcionalidades que você precisa para melhorar o uso do SEO em seu blog, incluindo análise da página, ferramentas técnicas de SEO, meta descrição, otimização RSS, sitemaps e muito mais.
Mas atenção: você não deve instalar os dois, pois irá gerar conflito entre eles. Escolha apenas uma das opções, com base nas avaliações dos usuários no WordPress. Você pode checar as avaliações na tela de detalhes dos plugins.
3. Easy Social Icon
Todo blog precisa divulgar seu conteúdo nas redes sociais para que atinja novos leitores e ganhe cada vez mais visibilidade. Esse plugin lhe permite mostrar os ícones de suas redes sociais de maneira integrada ao seu layout.
4. Contact Form 7
Basicamente, esse plugin te oferece um dos mais funcionais, simples e fáceis formulários de contato para seu blog. O Contact Form 7 trabalha junto do Akismet, então nenhum spammer será capaz de abusar do seu formulário de contato.
5. Broken Link Checker
Esse é um plugin essencial para todo blog: ele checa todos os posts que você criou e procura por links quebrados e imagens faltando. Com isso, fica muito mais fácil prevenir estes problemas e evitar penalizações do Google em seu ranqueamento.
6 – reCAPTCHA
O reCAPTCHA é uma tecnologia do Google, de uso gratuito, que usa algoritmos sofisticados para saber se a interação em um formulário vem de um ser humano ou de um robô, e mostra um teste de acordo.
Para os seus usuários vai ser apresentado apenas um botão escrito “eu não sou um robô”, em vez de precisar apresentar aquelas letras e números tortos para serem decifrados!
Para fazer a instalação de um plugin, siga os passos:
O design do seu blog é o primeiro aspecto que o seu visitante irá avaliar.
O layout deve ser atraente e passar logo de início para o seu público a sensação de credibilidade e de que ele encontrará o conteúdo que precisa no seu site.
Como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica. Se o seu visitante não for atraído pelo seu design, poderá entender que o seu site não é bom e poderá abandoná-lo.
Existem diversas opções de temas disponíveis na internet. Alguns grátis, outros pagos. Os melhores sites para você buscar o tema para o seu blog são o Theme Forest, Mojo, Elegant Themes e a Galeria do WordPress.
Para facilitar, quando você for escolher entre tantas templates para o seu blog, faça os filtros abaixo:
Por último, avalie preço e gosto pessoal.
Para instalar um tema, siga os passos:
Mesmo havendo um tema ativo, você sempre poderá fazer novos test drives “ao vivo” com os outros temas, sem prejudicar a experiência do visitante do seu blog.
Escolha um tema legal e siga com ele, adicionando seus toques pessoais, como cores, logos e fontes. Se não se sentir confortável com ele durante os primeiros dias, teste novamente outros temas.
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Não existe blog sem conteúdo. Vamos ver então em como os conteúdos são adicionados ao seu blog.
Ao clicar em “Posts” > “Adicionar post”, você vai ver esta tela:
O primeiro campo de cima é para colocar o título do post.
Escreva um título atraente e que diga exatamente o que o seu post irá entregar de conteúdo. Ah, e crie um título que contenha a palavra-chave do seu texto.
O campo do meio é para o conteúdo principal. As ferramentas de edição são muito parecidas com as que você está acostumado em qualquer editor de texto, como o Microsoft Word, por exemplo.
Você vai reparar que não há botão para escolher a fonte, cor e tamanho! A configuração de fontes é feita automaticamente pelo tema.
Junto com as ferramentas de edição do texto está um outro recurso importante:
Esta é uma caixa de seleção de “Headers” (“cabeçalhos” em Português).
Os cabeçalhos são marcadores que dizem ao navegador a hierarquia do texto a ser mostrado. As principais seções do seu post devem ser configuradas como Cabeçalho 2. Se houver subtópicos, eles devem ser marcados como Cabeçalho 3, Cabeçalho 4 e assim por diante.
Os buscadores usam esta marcação para saber como o seu texto está estruturado e usam esta informação (entre outras) para definir o ranking de busca.
Não se deve usar o cabeçalho 1 em um post, pois o título do seu texto receberá este cabeçalho automaticamente quando for publicado. E se houver dois cabeçalhos 1 no seu post, o Google terá dificuldades em definir qual dos dois é o mais importante. Isso poderá atrapalhar o ranqueamento da sua página no resultado de buscas do Google.
Neste artigo os títulos “1 – Escolha o domínio do seu blog” e “2 – Hospedagem“, entre outros, estão marcados como Cabeçalho 2. Já o subtópico “Como instalar um plugin no WordPress” está marcado como Cabeçalho 3.
Veja neste outra artigo com criar artigos perfeitos para blog, com dicas incríveis para atrair muitas visitas para o seu site.
Sempre escolha uma imagem destacada para o seu post. Elas são usadas pela maior parte dos temas para construir a miniatura que ilustra o post na página inicial do seu blog e nas páginas de categorias.
Alguns temas suportam diversos formatos de posts, adaptando o layout para dar mais destaque à determinados elementos em cada um deles. Experimente os diferentes formatos de posts para dar variedade ao conteúdo do seu blog.
Categorias ajudam o seu conteúdo a ser encontrado! Escolha uma estrutura simples de categorias para o seu blog, com no máximo 4 ou 5 diferentes.
Relacione apenas uma categoria por post!
Não recomendo o uso de tags, apesar de ajudarem o conteúdo a ser encontrado também. As tags servem bem às pessoas, mas não necessariamente aos motores de buscas. Por uma perspectiva de SEO, as tags podem ser prejudiciais, porque atrapalham a arquitetura de informação do blog.
Criar um blog é apenas uma parte da estratégia de conteúdo para acelerar vendas.
Uma estratégia completa requer:
Se você precisa de ajuda para gerar resultados com o seu blog, entre em contato aqui. Tenho vasta experiência em ajudar empresas e empreendedores individuais a aumentar seus resultados usando o blog como parte da estratégia.
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