Marketing Digital Para Pequenas Empresas: Por Onde Começar?

Compartilhe

Dicas de Marketing na Internet Para Pequenas Empresas

Desenvolver uma boa estratégia de marketing online é fundamental para alavancar o negócio de pequenas empresas e startups. Se a sua empresa não está conseguindo atrair clientes pela internet como você gostaria, não se preocupe.  Neste artigo eu vou responder a questão: “Afinal, por onde começar o marketing digital para pequenas empresas?“.

Primeiro, é preciso que você entenda como a internet pode ajudar o seu negócio.

É simples: é na internet que as pessoas estão buscando informações sobre os serviços e produtos que a sua empresa oferece. É nela também que elas pesquisam sobre a sua marca, sobre os seus concorrentes, bem como o nível de satisfação dos outros clientes.

Essas pesquisas podem ser ótimas oportunidades para aumentar o seu faturamento, se você trabalhar bem a presença do seu negócio no mundo digital.

Agora, vamos colocar a mão na massa e conhecer os 4 passos para estruturar a sua estratégia de marketing digital bem planejada.

1 – Começando no marketing Digital: Defina o ICP

ICP significa Ideal Customer Profile. Em Português, Perfil de Cliente Ideal.

Em resumo, o cliente ideal é a pessoa com quem você gostaria de falar na hora de vender, porque ele tem o perfil de quem realmente precisa comprar de você.  É quem realmente entende a sua proposta de valor, é engajado com a marca e tem seus problemas resolvidos com bons resultados.

O ICP é a descrição de uma empresa, se o seu negócio for B2B, ou de uma pessoa, se for B2C.

Definir o ICP da sua empresa é fundamental para:

  • Identificar as principais dores e necessidades dos seus potenciais clientes, que a sua empresa pode solucionar.
  • Orientar a sua estratégia de criação de conteúdo para atrair um público específico. A produção de conteúdos direcionada a um determinado público te permite abordar temas específicos para ele. Quando você orienta a sua comunicação para  abordar assuntos pertinentes e relevantes para um público específico, você gera mais identificação entre o seu público e a sua marca, bem como começa a se posicionar como uma autoridade na sua área de atuação.
  • Orientar a estratégia de divulgação da sua marca. Por exemplo, se o seu cliente ideal é formado por empresas de tecnologia, talvez seja mais proveitoso você divulgar a sua empresa no LinkedIn, do que no Pinterest, por exemplo.
  • Orientar a sua prospecção de novos clientes. Em vez de “atirar para todos os lados”, você vai conseguir focar nos perfis de clientes que trazem os melhores resultados para a sua empresa.

Como Definir o ICP da sua Empresa?

  • Escolha 5 clientes que você mais gosta de negociar. Priorize os que trazem mais receitas e que são mais fácil para você vender.
  • Descreva as características dos clientes selecionados.
  • Levante o principal problema que você auxilia esses clientes a solucionar.
  • Descreva o que esses clientes mais valorizam em sua empresa, produto ou serviço.

2 – Tenha um Domínio Próprio

Tudo começa pelo seu domínio…

Domínio é o endereço principal da sua empresa na internet.

Por exemplo, o domínio deste site é marketingobjetivo.com.br

É importante que registre o seu próprio domínio no Registro.br ou na Godaddy, devido aos seguintes motivos:

Ao registrar o domínio com o nome da sua empresa, você impede que os seus concorrentes registrem o mesmo domínio. Tenho certeza de que você não gostaria que um cliente acessasse um website com o nome da sua empresa e visse uma página descrevendo os produtos e serviços do seu concorrente…

Com um domínio próprio, o site da sua empresa poderá ser acessado por um endereço exclusivo. Um site com o endereço “www.suaempresa.com.br” passa uma imagem melhor para os seus clientes, do que “suaempresa.wordpress.com”, concorda?

Com o domínio da sua empresa, você poderá ter um email com a sua marca, como “[email protected]”.  Um endereço  neste formato passa muito mais credibilidade do que “[email protected]”, não acha?

Garantir o domínio da sua empresa é fácil e pode trazer muitos benefícios desde o começo da estratégia de marketing.

Neste outro artigo detalhei passo-a-passo como registrar um domínio para o seu site.

3 – Tenha Um Site Profissional

Sites para Pequenas Empresas e Startups

Depois de registrar um domínio, você precisa construir a presença da sua empresa na internet.

O seu negócio precisa de um site. Mas não de um qualquer…

O site é a maior representação da sua “empresa” na internet. Por isso, você precisa ter um website de qualidade.

Um site profissional tem as seguintes características:

  • Tem design atraente e de fácil compreensão pelo usuário
  • Apresenta a empresa e descreve seus produtos e serviços
  • Permite uma navegação rápida e suas páginas carregam em pouco tempo no navegador
  • É responsivo, ou seja, seu layout se adapta para oferecer uma boa experiência para os usuários em telas de celulares
  • Oferece formas para os seus potenciais clientes entrarem em contato (formulários de contato, números de telefone, links para os perfis nas redes sociais)

Se o seu website é o primeiro contato que um cliente pode ter com a sua marca, você deve investir na criação de um site profissional. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.

Escrevi outro artigo que explica como criar um site profissional, mesmo sem conhecimentos técnicos.

4 – Presença nas Redes Sociais

Redes Sociais Para Pequenas Empresas e Startups

Não adianta nada ter um site, se as pessoas não sabem que ele existe.

É fundamental que ele “seja descoberto” pelos seus potenciais clientes.

Daí surge a questão: onde é mais fácil encontrar essas pessoas? Nas redes sociais…

Um estudo realizado pela Hootsuite revelou que o brasileiro gasta mais de 3 horas por dia nas redes sociais.

Como garantir uma boa presença online nas redes sociais para a sua empresa?

Páginas nas Redes Sociais

Crie páginas para o seu negócio, seja fanpages no Facebook ou Company Pages no Linkedin. Algumas orientações que devem ser consideradas para a criação de páginas são:

  • Cadastre as páginas com o nome da sua empresa. Quando o nome não estiver disponível, tente registrar com variações sobre o nome da sua empresa (Ex: Nome-Oficial, Nome-RJ, etc)
  • Utilize a logo da sua empresa para representar o seu negócio nas redes sociais.
  • Preencha TODAS as informações sobre o seu negócio em todos os campos disponíveis durante o cadastro.
  • Nos campos de descrição da sua empresa, seus produtos e serviços, escreva textos incluindo palavras-chave relevantes sobre o seu negócio. Isso ajudará o algoritmo da rede social a entender melhor o seu negócio e apresentar a sua página para quem tem interesses relacionados ele.

Turbinando a Página da Sua Empresa

Redes Sociais Para Atrair Mais Clientes

Quando for publicar posts na página da sua empresa, diversifique seus conteúdos. Não foque apenas em vender seus produtos e serviços.

Lembre-se que as pessoas não estão buscando comprar nada nas redes sociais. Por este motivo, alterne os seus posts entre 20% de posts “vendedores” (promoções, descrições dos produtos e serviços, etc) e 80% de conteúdo geral relacionado a sua área de atuação (novidades sobre o setor, eventos, etc).

Use o seu perfil pessoal para compartilhar as publicações da página da sua empresa.

Publique frequentemente. Os algoritmos das redes sociais, de uma maneira geral, aumentam o alcance das publicações das páginas que publicam posts com mais frequência. Desta forma, quanto mais você escrever conteúdos de qualidade, mais pessoas verão as publicações da sua página.

Responda a todas as pessoas que interagirem com as publicações da sua empresa. Quando você responde os comentários e agradece os compartilhamentos, você acaba por encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo. Inclusive, nestes relacionamentos poderá ocorrer os primeiros contatos entre você e alguns dos seus futuros clientes…

Divulgue links para o seu site. Os links das redes sociais para as suas páginas ajudam a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de buscas do Google.

Quanto mais informações você compartilhar sobre o seu negócio, sobre o seu produto e sobre a sua empresa, mais confiantes os seus potenciais clientes estarão para tomar uma decisão positiva em relação ao seu negócio.

Os Próximos Passos

Estratégias de Marketing Online Para Pequenas e Médias Empresas

Os 4 passos acima são os primeiros para você começar uma estratégia de marketing online bem estruturada e conseguir mais clientes pela internet.

Resolvendo somente esses passos, você estará permitindo que os seus potenciais clientes:

  • Encontrem o seu negócio na internet
  • Se identifiquem com a sua marca, se relacionem e sejam envolvidos por ela
  • Saibam mais sobre os seus produtos e serviços
  • Encontrem com facilidade formas de entrar em contato com a sua empresa

Bom demais, não é?

Mas não para por aí!

Depois, com estratégias de marketing digital mais avançadas, o seu negócio pode obter muito mais benefícios, multiplicando o seu faturamento.

O importante agora é COMEÇAR! Então, reserve um tempo e coloque em prática os ensinamentos deste artigo o mais rápido possível!

Contribuindo com o Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Se você tiver dúvidas sobre algum tópico deste texto ou precisar de ajuda com as estratégias de marketing online da sua empresa, deixe um comentário no campo abaixo ou entre em contato conosco.

Somos uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas , entendemos os desafios dos empreendedores e nossa missão é ajudá-los a crescer aproveitando as oportunidades na internet.

Resumo
Marketing Digital Para Pequenas Empresas: Por Onde Começar?
Artigo
Marketing Digital Para Pequenas Empresas: Por Onde Começar?
Descrição
Saiba quais são os 4 passos obrigatórios para começar a atrair novos clientes pela internet. Sua estratégia de marketing digital não vai funcionar sem eles!
Autor
Editor
Marketing Objetivo
Logo do Editor
Marketing Digital Para Pequenas Empresas: Por Onde Começar?
4.8 (95.71%) 14 votes

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *