Eu aposto que você já passou por isso…
Você escreve um super artigo para o seu blog, daqueles que te enchem de orgulho.
Super satisfeito com a versão final do seu conteúdo, você enfim clica no botão “Publicar”.
Porém, nos dias seguintes o seu artigo não recebe comentários, não é compartilhado, nem recebe tantas visitas assim…
Sua excitação inicial vai dando lugar a uma grande frustração, não é mesmo?
Eu também já passei por isso diversas vezes, até que chegou um dia em que cansei de escrever artigos que me traziam poucos resultados.
Comecei a pesquisar e estudar muito sobre como fazer um artigo perfeito para sites.
Sabe o que eu aprendi?
Para aumentar as visitas do site e reter os leitores no seu post, não basta ter “inspiração” ou “dom” para escrever bem.
Você precisa seguir algumas técnicas também.
Sim, existem técnicas que podem te ajudar a multiplicar as visitas e o tempo de permanência dos leitores no seu blog.
Neste artigo eu vou revelar as melhores técnicas que eu descobri.
O que você vai ver neste post?
Você vai aprender como fazer um artigo perfeito, seguindo esses 11 passos:
Vamos começar?
Quem diz se um artigo é bom ou não é o leitor.
Na visão do leitor, um artigo perfeito é aquele que:
O Google já revelou um checklist para conteúdos de qualidade. Ele apresenta quais são as questões que um conteúdo deve atender para ser considerado um conteúdo de qualidade. Confira o Checklist do Google Para Conteúdos de Qualidade
Você vai aprender como fazer um artigo perfeito.
E quando começar a colocar isso em prática, perceberá as seguintes consequências:
Percebeu como fazer artigos perfeitos pode trazer inúmeras vantagens para o seu site?
Então, vamos começar logo a pôr a mão na massa!
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O seu blog é voltado para um nicho de mercado específico.
Portanto, a primeira coisa que você precisa entender é que os seus posts devem ser direcionados para o público do seu nicho de mercado.
Por exemplo: se o seu blog é voltado para o nicho de Saúde e Bem Estar, provavelmente você teria resultados pífios, se publicasse conteúdos sobre Finanças ou Tecnologia.
Primeiro, você precisa definir um perfil para o leitor do seu blog.
Esse perfil é conhecido como Avatar ou Persona.
A definição de um Avatar é importante para você saber como fazer um artigo relevante para ele.
Use as perguntas abaixo para criar uma Persona para o seu blog.
Para responder essas perguntas, pesquise na internet:
Ao responder as perguntas anteriores, você provavelmente já vai começar a identificar alguns dos assuntos mais interessantes para o seu Avatar.
Desenvolva uma lista de temas que você acredita serem mais interessantes para o seu Avatar.
Liste todas as ideias que vierem à sua cabeça.
Não se preocupe, por enquanto, em tentar adivinhar se os assuntos são pouco ou muito relevantes para o seu Avatar.
Os temas listados serão “verificados” daqui a pouco.
Dica: pesquise sobre os assuntos dos artigos em sites concorrentes ao seu, para conhecer outros temas de interesse do seu Avatar.
Quando você quer saber sobre um determinado assunto, aonde você procura sobre ele?
No Google!
Por isso, par saber se os assuntos da sua lista são realmente interessantes para o seu Avatar, você precisa saber a quantidade de consultas mensais no Google sobre cada um deles.
Uma quantidade alta de pesquisas sobre um tema confirmará que o assunto é de interesse do seu Avatar.
Para saber a quantidade de pesquisas mensais sobre os temas da lista, você pode recorrer a alguns sites grátis para encontrar palavras-chave mais pesquisadas no Google.
Eu vou apresentar como você deve utilizar o UberSuggest, porque é uma das ferramentas grátis mais completas e é uma das que eu mais utilizo.
E para facilitar o entendimento dessa parte, eu vou usar um exemplo meu.
O Marketing Objetivo tem um blog voltado para o nicho de Marketing Digital.
Entre outros assuntos, eu sei que o meu Avatar considera o tema “aumentar visitas do blog” muito relevante.
Por isso, para criar esse post que você está lendo, inicialmente eu considerei o tema “Como escrever um artigo” na minha lista de assuntos.
Para validar o interesse do meu Avatar por esse assunto, eu pesquisei por esse conjunto de palavras no UberSuggest.
Ótimo, a palavra-chave tem um volume de 3.600 pesquisas por mês no Google.
Porém, analisando mais abaixo na mesma tela, podemos perceber um ponto negativo…
O assunto “Como Escrever um Artigo” é amplo e abrange outros interesses (ex: “como escrever um artigo científico”), que não vão atrair um grande público que não faz parte do meu público-alvo.
Por isso, eu resolvi testar algo mais fechado.
Vamos pesquisar pela palavra-chave “Como escrever um artigo para blog“
Repare na imagem anterior que a expressão “Como escrever um artigo para blog” tem um volume de apenas 30 vezes por mês.
Esse volume é muito baixo. Para mim, não compensa o tempo que vou me dedicar para escrever sobre esse conteúdo.
Na minha lista de palavras-chave tinham outras opções:
Como escrever para blogs: volume baixo de pesquisas. Não me interessou.
Como escrever artigos para blogs: volume baixo de pesquisas. Não me interessou.
Eu não estava obtendo sucesso. Precisava de outras ideias.
Uma outra forma de se encontrar palavras-chave relevantes para um assunto é através das sugestões que o próprio buscador do Google oferece.
Quando você pesquisa por um assunto no Google, no final das páginas de resultados são listadas outras pesquisas populares relacionadas ao tema.
Quando pesquisei pelas palavra-chave “como escrever um artigo” e “como escrever um artigo para blog”, eu acabei encontrando uma nova possibilidade, que eu nem havia imaginado.
A consulta acima me deu uma ideia para testar o verbo “fazer”. “Como Fazer um Artigo Para blog” eu ainda não havia pesquisado.
Volume baixo de pesquisas novamente…
E se eu testasse a expressão mais ampla “Como Fazer Um Artigo”?
Que excelente surpresa!
Existe um volume mensal de 8.100 pesquisas sobre “Como Fazer Um Artigo”. E ainda, o Ubersuggest informa que o SEO Difficulty (dificuldade de um bom artigo chegar nas primeiras posições do Google para aquela pesquisa) é de apenas 12/100.
Embora a expressão “Como Fazer Um Artigo” atraia interesses de pessoas que não fazem parte do meu público-alvo, o volume de pesquisas, a facilidade para rankear no Google e os outros interesses relacionados ao tema fazem dessa palavra-chave uma ótima opção para o meu conteúdo.
Como eu acabei de dizer, quanto mais amplos são os termos pesquisados, maior será o volume de pesquisas e mais diversificado será o interesse do público.
Por outro lado, quanto mais específica for a expressão pesquisada, menor será o volume de buscas mensais e mais específico será o interesse do público.
“Escrever textos”, por exemplo, é uma palavra-chave muito mais ampla do que “Escrever textos para blog”.
A procura por “escrever textos” pode incluir várias intenções distintas:
As palavras-chave amplas são pesquisadas por pessoas com diferentes intenções de pesquisas e são conhecidas como palavras-chave Head Tail.
Palavras-chave Head Tail geralmente recebem alto volume de pesquisas mensais e são muito disputadas por sites com grande autoridade.
Geralmente é mais difícil de se conseguir boas posições nos resultados de pesquisa do Google usando essas palavras-chave, porque a concorrência é muito maior e mais podero$a.
Por outro lado, palavras-chave como “escrever textos infantis” ou “como escrever um artigo” são mais específicas e demonstram intenções mais claras sobre os assuntos pesquisados.
São conhecidas como palavras-chave Long Tail.
Elas recebem um volume menor de pesquisas no Google, justamente por serem mais específicas.
São palavras-chave menos disputadas e isso tende a facilitar a conquista de boas posições nos resultados de pesquisas do Google.
Então, para fazer um artigo magnético, na maioria das vezes dê preferência às palavras-chave Long Tail.
Antes de bater o martelo sobre a escolha de um tema, eu ainda faço uma última verificação.
Para isso, eu uso o Google Trends.
Leia o artigo em que eu apresento o Google Trends.
Nessa ótima ferramenta do Google você pode conferir o histórico de consultas por um ou mais assuntos simultaneamente.
O resultado da sua consulta apresenta se o volume de buscas mensais por um assunto tende a aumentar, diminuir ou manter-se estável.
Na imagem anterior, por exemplo, vemos uma clara tendência de aumento de interesse pelo assunto “Comida Vegana” nos últimos 5 anos.
E como isso pode te ajudar na prática?
Imagine que você encontrou 2 assuntos com mesmo volume de pesquisas no Planejador de Palavras-Chave.
Porém, o primeiro assunto apresenta tendência de crescimento de pesquisas no Google, enquanto o outro apresenta tendência de queda.
Se levarmos em consideração que o artigo permanecerá publicado no seu site no futuro, qual dos dois assuntos você escolheria?
Tchan, tchan, tchan, tchaaaannnn…
Um dos grandes segredos sobre como fazer um artigo magnético é criar conteúdos melhores do que os seus concorrentes.
Por isso, você vai aprender “espionar” o conteúdo deles e aproveitar o que eles têm de melhor!
Crie um arquivo de texto ou uma planilha para documentar as principais informações que você vai descobrir nas suas “espionagens” a partir deste ponto.
Você colherá tantos dados dos artigos dos seus concorrentes que, se não documentá-los num arquivo, você acabará esquecendo muitas informações e não aproveitará ao máximo o seu esforço.
Acesse o Google em uma aba anônima do seu navegador e digite a palavra-chave do seu artigo.
Depois abra os 10 primeiros resultados da pesquisa.
Em alguns casos o Google pode listar algumas páginas que não concorrem diretamente com o seu tema.
Ignore esses resultados e considere apenas os 10 primeiros resultados da pesquisa que são seus concorrentes diretos.
Faça a sua primeira análise já na página de resultado da pesquisa no Google.
Anote as seguintes informações no seu documento:
A apresentação do seu artigo na página de resultados do Google é importantíssima.
É a partir dela que os usuários irão decidir se devem ou não devem clicar para ler o seu conteúdo.
Além disso, quanto mais pessoas clicam sobre a apresentação da sua página (e permanecem no seu site), mais o Google entende que o seu artigo é relevante para a palavra-chave pesquisada.
Isso é ótimo, sabe por quê?
Porque se o Google entende que a sua página é relevante para um assunto, ele melhora cada vez mais a posição do seu site nos resultados de pesquisas por aquele tema.
A imagem abaixo apresenta páginas concorrentes para a minha palavra-chave “Como Fazer um Artigo”.
Na minha análise eu percebi que:
Procure identificar padrões nas apresentações dos artigos concorrentes.
Anote algumas ideias que surgirem na sua cabeça durante a análise.
Essas informações serão usadas depois, quando você for criar a apresentação do seu artigo.
Uma outra ferramenta que você deve usar para espionar seus concorrentes é a Moz Bar.
Instale esse plugin no seu navegador e crie um conta na Moz.
Seu navegador e as páginas de buscas no Google passarão a ter essa aparência:
Você poderá desabilitar a Moz Bar, clicando no “botãozinho” azul no canto direito do seu navegador.
Uma vez desligada, basta clicar no botão para habilitar novamente a ferramenta.
Agora, com a sua Moz Bar ativa, acesse as páginas dos artigos concorrentes.
Na ferramenta da Moz, clique sobre o ícone de “Page Analysis”.
Você terá acesso ao título e a todos os subtítulos (tags H1 e H2) dos artigos concorrentes.
Analise os subtítulos dos concorrentes:
Os subtítulos ajudam os leitores e o Google a “escanearem” o texto e identificarem os assuntos abordados no artigo.
Você deverá analisar também os textos em negrito (Bold/Strong) e os Alt Text das imagens.
Essas tags são importantes porque:
Encontre padrões e busque inspirações para usar esses recursos melhor do que seus concorrentes.
Outbound Links são links que direcionam o leitor de um artigo (origem) para páginas de outros sites relacionados ao mesmo tema (destino).
Um estudo sobre SEO realizado em 2016 comprovou que os Outbound Links podem melhorar a posição do artigo de origem.
Outbound links são importantes para ajudar o Google a entender melhor qual é o assunto da sua página de origem.
Verifique para quais referências externas os artigos dos seus concorrentes estão linkando.
Use a ferramenta Outbound Links Checker Tool da Search Engine Genie.
Essa ferramenta apresenta todos os links externos da página, incluindo links que não estão necessariamente no conteúdo do artigo – como os links nos menus, comentários, etc.
Filtre manualmente apenas os links dos artigos e anote no seu documento.
Qual o objetivo dessa análise?
Ao identificar os outbound links dos conteúdos concorrentes, você:
Quando for escrever o seu artigo, sempre procure linkar a sua página para pelo menos 3 fontes externas, relevantes e de qualidade.
Para o Google, o tamanho do seu artigo importa!
Algumas pesquisas mostram que as primeiras páginas listadas nos resultados de busca do Google são as que apresentam os conteúdos mais completos e, consequentemente, mais extensos.
A Hubspot publicou uma avaliação sobre a quantidade de palavras dos seus próprios conteúdos em 2015.
Artigos com mais de 2500 palavras recebem mais backlinks:
Artigos com mais de 2500 palavras são mais compartilhados nas redes sociais:
Artigos entre 2250 e 2500 palavras recebem a maior quantidade de tráfego orgânico.
Os conteúdos com mais de 2500 palavras aparecem na segunda posição:
Escrever artigos abrangentes e completos é uma das tendências em SEO para 2018 .
Para contar a quantidade de caracteres dos artigos concorrentes, copie todo o texto (incluindo o título) de cada página por vez.
Em seguida cole o conteúdo no campo “Counter Words and Characters” do site Word Counter 360.
Anote no seu documento a quantidade total de palavras de cada um dos artigos concorrentes.
No seu artigo procure superar a quantidade de palavras de todos (ou da maioria) dos textos concorrentes, sem perder qualidade de conteúdo.
Não encha linguiça! Se você fizer isso, o leitor perceberá e abandonará o seu artigo.
Acesse esse site para calcular densidade das palavras-chave dos artigos.
Copie todo o texto (incluindo o título do artigo) de cada concorrente por vez, cole no campo do formulário e clique sobre o botão “Calcular Densidade”.
Anote no seu documento todas as palavras-chave relevantes para o assunto do seu artigo.
Registre também os valores das colunas “Ocorrências” e a “Densidade”.
Você terá uma visão clara das principais palavras-chave semânticas que eles usam e poderá optar por explorá-las também no seu artigo.
Palavras-Chave semânticas são palavras relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo.
O Google usa essa proximidade semântica para entender do que se trata o conteúdo e não trazer resultados errados para o usuário.
Por exemplo, para o assunto “Como Fazer Um Artigo Para Blogs”, algumas palavras semânticas são:
Identifique as principais palavras-chave secundárias dos concorrentes e utilize-as no seu conteúdo.
Enquanto estiver avaliando os artigos concorrentes, anote tudo que você considerar como pontos positivos e negativos.
Esses pontos são subjetivos, mas assim como chamaram a sua atenção positiva ou negativamente, eles poderão ter os mesmos efeitos sobre outras pessoas.
Ao final dessa primeira etapa de avaliação dos artigos concorrentes, você deverá revisar e processar as informações coletadas.
Identifique neste passo todos os pontos necessários para você fazer um artigo melhor do que os outros.
Responda as perguntas acima e tente acrescentar novas ideias para melhorar o seu conteúdo
Organize neste passo as suas ideias, pois você irá usar essas informações durante a criação e revisão do seu conteúdo.
A partir deste ponto o seu artigo vai começar a tomar forma.
Você irá estruturar e organizar o seu conteúdo.
Neste passo você deve se preocupar em organizar apenas as partes “macro” do texto.
Defina o título, subtítulos (em vários níveis), ideias de imagens para cada área e pautas de conteúdo para cada seção.
Eu costumo montar essa estrutura diretamente no WordPress, usando as ferramentas de formatação que ele oferece (Título, Parágrafos, Listas, etc).
Ao planejar a estrutura do seu texto desta forma, você será capaz de:
Assim que a estrutura do seu texto estiver concluída, você irá escrever o seu artigo com muito mais facilidade e eficiência.
Vamos começar a “preencher” a estrutura do artigo?
Compartilhe o post “Como Fazer Um Artigo Perfeito Para Blog” no Facebook.
O título do seu artigo é a principal porta de entrada dos visitantes para o seu site.
Ele é o maior responsável por despertar o interesse dos usuários pelo seu artigo.
Quando você pesquisa por um assunto, o que o Google destaca nos resultados? O título!
Existem algumas técnicas comprovadas para se criar títulos impactantes e atrair mais pessoas para o seu Blog.
O título deve ser o único texto envolto pela tag <H1> no seu artigo.
Se você usa o WordPress, ele automaticamente já insere seu título em uma tag H1. Neste caso, lembre-se de não usar a formatação de “Título 1” para nenhum outro texto no seu artigo.
1 – O título deve conter a palavra-chave do artigo.
2 – O título deve transparecer claramente o assunto do artigo.
Se o usuário clicar para ler o seu artigo e perceber que o conteúdo não era exatamente o que ele esperava, ele sairá da sua página em menos de 5 segundos. Isso é péssimo para SEO.
3 – O título deve ter o tamanho máximo de 60 caracteres, incluindo os espaços.
Essa é a quantidade “mais segura” de caracteres para o título do seu artigo não ser “cortado” nos resultados de pesquisas do Google.
4 – Chame a atenção do leitor para o seu título. Use uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do leitor. Algumas palavras poderosas são:
Você, A Verdade Sobre, Os Erros Que Você Comete ao (fazer algo), X Passos para (fazer algo), Gratuito, Sem Esforço, Dinheiro, Economizar, Fácil, Amor, Resultados, Aprovado, Comprovado, Garantido, Como (fazer algo), Conselho Para (fazer algo), Importante, Progresso, Sensacional, Incrível, Inesquecível, Essencial, Revolucionário, Milagre, Mágica, Rápido, Prático, Oferta, Desejado, Desafio,Comparar, Desconto.
5- Desperte o interesse do usuário mencionando o principal benefício que o seu artigo oferece.
Uma boa técnica é transmitir a ideia de que o principal benefício do artigo é algo único.
Algumas palavras poderosas são:
Exclusivo, O Melhor, O Maior, O Mais Completo, Guia Definitivo.
6 – Você pode provocar o desejo do usuário ler o seu artigo através da combinação entre benefícios e um senso de urgência.
Algumas palavras poderosas são:
Novo, Descoberta, Agora, Anuncia, Apresenta, Chegou, Lançado, Recém Chegou, Última Chance, Urgente, Saia na Frente.
Esse artigo do Neil Patel ensina várias outras técnicas para você aprender a escrever títulos impactantes.
Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Estamos em uma era de conteúdo cada vez mais visual.
Por isso, insira uma imagem abaixo do título do seu artigo.
Essa será a imagem principal do seu artigo, aquela que servirá para aumentar o interesse do leitor pelo seu conteúdo.
Escolha uma imagem que:
Você só tem alguns segundos para provar que o seu artigo vale a pena, antes que o leitor abandone a sua página.
Brian Dean, do Backlinko, ensina um método muito eficiente para reter os seus leitores no seu blog.
Ele batizou o método de APP.
APP é a junção das inicias de “Agree”, Promise”, “Preview”.
Essa é a sua aparência:
Vou detalhar cada um desses elementos.
Primeiro, o Concordar (Agree).
Comece a sua introdução com uma ideia ou conceito que o seu leitor irá concordar.
Isso mostra para ele que você entende do problema dele.
Por exemplo, no artigo sobre tendências em SEO para 2018, você encontra logo no começo:
Me diz:
Quem que trabalha com Marketing Digital não vai concordar com essas afirmações?
Quer Outro exemplo?
Este artigo que você está lendo ensina como fazer um artigo magnético.
Você só continuou lendo esse texto, porque certamente já passou pela experiência de se frustrar com os resultados de um artigo.
E lá no começo eu explorei isso.
Vamos para o próximo passo: a Promessa (promise)
Essa é a parte em que você apresenta uma promessa de que nem tudo está perdido!
Repare que no exemplo anterior eu prometo que, conhecendo antecipadamente algumas tendências em SEO, o leitor poderá ter vantagens competitivas na disputa pelas melhores posições no Google.
Por último, a Apresentação (Preview).
Informe claramente o que o leitor irá encontrar no seu artigo.
Pronto!
Agora você tem uma introdução que retém seus leitores no site…
…e uma página que o Google vai querer apresentar para mais pessoas nos resultados de buscas.
Chegou a hora de você usar todas as informações que você acumulou no planejamento, para preencher o corpo do seu artigo.
Antes de listar as dicas para escrever um conteúdo memorável, eu preciso falar sobre subtítulos.
Você sabe como os subtítulos podem ajudar a atrair e reter leitores no seu artigo?
Depois do <H1>, as tags <H2> e <H3> são algumas das tags mais importantes para ajudar o Google a “entender” quais são os assuntos abordados no seu artigo.
Por isso, crie alguns subtítulos usando a palavra-chave do artigo.
Use também as palavras do campo semântico, que você anotou no documento de “espionagem”.
Quando você acessa um artigo pela primeira vez, o que você faz?
Começa a ler todo o texto ou dá uma passadinha de olho antes?
Se você é uma pessoa “comum”, você rola o artigo, para analisar as imagens, os subtítulos, algumas palavras em negrito e outros elementos com mais destaque.
A partir dessa análise, você decide se investe ou não mais tempo em ler o artigo.
Por isso, invista um bom tempo em escrever subtítulos que também despertem o interesse dos seus leitores.
Anteriormente você anotou os subtítulos dos artigos concorrentes.
Agora é a hora de você analisá-lo e ver quais são os mais atraentes.
Não analise apenas os assuntos que eles abordam, mas também a formas como foram construídos.
Após cada subtítulo <h2>, use uma imagem.
O uso de imagens com subtítulos funciona muito bem para definir transições entre determinadas partes do seu texto.
A imagem ajuda a reforçar o assunto do subtítulo.
Além disso, a imagem serve para “arejar” o seu texto e deixá-lo menos cansativo.
As imagens renovam o interesse do leitor pelo seu conteúdo e ajudam a mantê-lo na página até o final do artigo.
Saindo dos subtítulos, vamos ao corpo do texto em si.
Seguem algumas dicas preciosas para você fazer um artigo perfeito:
Assim como o conteúdo, a formatação do seu artigo é extremamente importante.
Para fechar o seu artigo com chave de ouro, você precisa escrever uma conclusão memorável.
Uma boa conclusão deve:
Algumas táticas que funcionam muito bem na conclusão são:
Quer ler um artigo completo sobre como escrever bem uma conclusão? Clique aqui.
Lembra que lá no começo da “espionagem” nós analisamos a apresentação dos concorrentes no Google?
A Meta Description é o texto das páginas listadas nos resultados de busca, que o Google exibe logo abaixo dos títulos.
O conteúdo da Meta Description não influencia diretamente no posicionamento das páginas no Google.
Por isso, você não precisa se preocupar em repetir as palavras-chave na descrição, por exemplo.
No entanto, uma descrição bem redigida e atrativa contribui para o aumento da taxa de cliques do artigo (CTR – clickThrough Rate) e esta sim é um dos fatores utilizados pelo Google para aumentar o posicionamento de uma página.
Junto com a URL e com o título da sua página, a Meta Description é um elemento decisivo para incentivar o leitor a clicar sobre o link da sua página no Google.
Então, se você quer atrair mais visitas para o seu blog, seguem as dicas mais valiosas para aproveitar ao máximo a Meta Description da página do seu artigo:
Quando você tiver concluído todos os passos acima, o seu dedo estará “coçando” para clicar sobre o botão “publicar Post” do blog.
Não clique ainda não!
Assim como fazer um artigo exige dedicação, você deve dar especial atenção para a sua finalização .
Eu não conheço ninguém que saiba como fazer um artigo considerado “perfeito”, sem revisá-lo algumas vezes antes da sua publicação.
Seguem algumas orientações valiosas para você fazer uma revisão minuciosa e bem feita:
Agora que você aprendeu como fazer um artigo perfeito, você deve colocar essas orientações em prática quando for escrever seus próximos conteúdos.
Aproveite o aprendizado para revisar os artigos já publicados no seu blog.
Ajustando o seu processo criativo de acordo com as orientações deste artigo, você estará pegando um grande atalho para alcançar os objetivos do seu blog.
E não se esqueça: depois de publicar os seu artigos, você deve divulgá-los.
Nenhum artigo poderá ser considerado perfeito, se ninguém puder apreciá-lo.
Aproveite e compartilhe este artigo no Facebook, se você achou que ele pode ajudar outras pessoas.
Avise o Google e outros buscadores sobre a sua nova publicação.
No site Ping-o-Matic! insira o título e a URL do seu site no campo “Blog Name” e “Blog Home Page” respectivamente. Marque todos os campos em “Services do Ping” e clique sobre o botão “Send Pings”.
Além de avisar os buscadores, você deve divulgar também o novo artigo nas redes sociais e enviar notificações para a sua lista de emails.
Cuide bem da sua estratégia de conteúdos, pois os seus artigos são os recursos mais importantes para você aumentar as visitas orgânicas do seu site.
Espero que tenha gostado deste artigo. Se gostou, deixe um recado nos comentários.
Agradeço por ter me acompanhado até aqui!
Para escrever bons artigos para blogs, siga os 11 passos:
1 – Defina o Público-Alvo do seu Artigo;
2 – Escolha assuntos que são muito procurados;
3 – Avalie os artigos concorrentes;
4 – Organize as ideias;
5 – Modele a estrutura do seu texto;
6 – Escreva um título que atraia cliques;
7 – Faça uma introdução que incentive a leitura do resto do texto;
8 – Torne a leitura do corpo do seu texto mais agradável;
9 – Feche o seu conteúdo com uma ótima conclusão;
10 – Faça a revisão do seu texto em voz alta;
11 – Distribua e promova o seu conteúdo.
Veja como executar esses 11 passos para escrever artigos com maestria.
Para encontrar os assuntos relacionados ao seu negócio, que sejam de maior interesse do seu público-alvo, você deve avaliar as quantidades de pesquisas realizadas no Google sobre as palavras-chave. Quanto maior for a quantidade de pesquisas por uma palavra-chave, maior o interesse sobre ela. Veja como identificar os assuntos de maior interesse para o seu público-alvo e como escrever artigos perfeitos sobre esses temas.
1 – Ganho de melhores posições nos resultados de pesquisas no Google;
2 – Mais compartilhamento dos seus conteúdos e, consequentemente, mais pessoas impactadas por ele;
3 – Conteúdos de qualidade recebem links de outros sites e blogs;
4 – Aumento da quantidade de comentários no seu site e interação com o seu público-alvo;
5 – Aumento da taxa de retenção dos usuários no site, uma métrica importante para o Google;
6 – Fortalecimento da sua autoridade no seu nicho de mercado, aumentando as suas conversões de vendas.
Saiba mais sobre como escrever artigos perfeitos neste link.
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