7 Estratégias de marketing de mídia social

Estratégias de marketing de mídia social

Conheça as 7 estratégias de marketing de mídia social que vão ajudar a impulsionar os resultados de seus perfis profissionais, melhorando o branding de sua marca, atraindo o público-alvo e aumentando a conversão de vendas.

Mais de 52% da população mundial usa redes sociais diariamente, passando a maior parte de seu tempo conectado à internet, portanto, essa enorme audiência global que usa esses canais representa um vasto mercado de oportunidades para qualquer empresa, não importa seu tamanho. Uma oportunidade de criar as estratégias de marketing que permitirão que o alcance do seu negócio se estenda ao mundo digital.

No entanto, para que seus esforços de marketing de mídia social sejam recompensados, a primeira coisa que você precisa é uma estratégia bem elaborada e eficiente, a fim de conseguir otimizar os perfis sociais de sua empresa para obter resultados bem sucedidos.

Aqui estão os conceitos básicos que você deve levar em consideração ao planejar suas estratégias de marketing de mídia social.

O que você vai ver neste post?

Como funcionam as estratégias de marketing de mídia social

Posicionamento em redes sociais

Para começar a planejar sua estratégia de marketing de mídia social, primeiro você precisa se perguntar quais são seus objetivos. Quaisquer que sejam as especificações dos seus objetivos, você deve ter em mente que é importante ter um elemento diferenciador para se colocar como referência na mente dos seus consumidores.

Se você não tiver objetivos específicos, será muito difícil medir seu sucesso e ROI em seus relatórios. Faça a si mesmo perguntas como:

  • Desejo gerar conhecimento sobre minha marca e aumentar sua percepção?
  • Desejo administrar a reputação do meu negócio
  • Desejo aumentar a minha autoridade no meu segmento de mercado?
  • Meu objetivo é aumentar as vendas?
  • Dar atendimento ao cliente?
  • Aumentar o tráfego para meu site?
  • Aumentar o número de seguidores?
  • Tornar minha marca conhecida na cidade?
  • Fazer pesquisas de mercado para saber mais sobre meu público?
  • Ser um líder em meu nicho?

Uma vez definidos os seus objetivos, estes serão um guia para saber que tipo de conteúdo deve disponibilizar ao seu público, em que formato e quais as melhores práticas para a sua marca no investimento em publicidade.

O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para simplificar e otimizar essa parte, já que a plataforma oferece uma variedade de opções personalizáveis ​​de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, digamos que o objetivo de uma de suas campanhas seja o reconhecimento da marca como fotografo de gestante. Esses tipos de anúncios apresentam a oportunidade perfeita para mostrar a cultura dos bastidores de sua empresa e a equipe que torna isso possível.

No entanto, se sua meta é aumentar o tráfego para seu site, os anúncios de sua campanha serão muito diferentes e terão elementos como um CTA. Criar o conteúdo é o seu trabalho, mas por meio de opções avançadas de segmentação e acompanhamento do desempenho de seus anúncios, o Facebook garante que seu anúncio tenha o melhor desempenho possível, alcance as pessoas certas e se torne memorável em movimento.

Avaliação de Estratégias de marketing de mídia social

Estratégias de segmentação em redes sociais

Como mencionamos acima, para que suas estratégias de marketing atendam aos objetivos, você precisa garantir que seu conteúdo atinja o público certo. É aqui que entram as estratégias de segmentação, uma ferramenta vital para que seu conteúdo alcance as pessoas que podem estar mais interessadas em seus serviços ou produtos.

Nas ferramentas de publicidade oferecidas pelas redes sociais, você pode definir a idade de seu público, localização geográfica, interesses em comum, entre outros, a fim de definir para qual público seu perfil ou anúncio é mais indicado.

Persona do Comprador

O primeiro passo é conhecer seu público, e criar uma buyer persona é uma ótima tática para fazer isso. A buyer persona é um personagem semi-fictício que representa seu cliente ideal.

Para criar esse protótipo de cliente e construir um perfil, você precisa conduzir uma análise de público para descobrir padrões nas informações demográficas e nos interesses de seus clientes.

Use ferramentas de análise de mídia social para extrair os dados necessários para criar esses perfis. Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, entre outras, oferecem gratuitamente relatórios com informações valiosas sobre as pessoas que interagem com sua marca online, mesmo que ainda não sejam seus clientes.

Pensar na buyer persona como um cliente real ajudará você a tomar decisões, quando se trata de criar o conteúdo certo para os consumidores certos.

Por exemplo, Netflix uma empresa global que atende a um público de faixa etária muito ampla. Em sua plataforma, é possível encontrar conteúdos direcionados a todos os tipos de nichos, desde desenhos animados para crianças, documentários sobre o planeta terra, dramas e novelas internacionais premiados, entre muitos, muitos outros.

No entanto, seu conteúdo nas redes sociais, principalmente no Instagram, tem um foco claro no público jovem. Coincidência? Embora não saibamos os segredos de marketing deste gigante do streaming, esta provavelmente não é uma decisão aleatória e é muito possível que seja o resultado de uma pesquisa de mercado onde eles extraíram os dados demográficos e os interesses de seus seguidores no Instagram e perceberam a faixa etária e padrões de comportamento de seus seguidores.

Assim como outras empresas gigantes, por exemplo, o site Amazon é seguro e um dos mais indicados para compras online, isso devido às estratégias de marketing e todo trabalho de pesquisa para atingir essa confiança e se estabelecer como o maior em seu setor.

Mas não são apenas as médias e grandes empresas que conseguem o sucesso com estratégias de marketing digital, uma vez que, pequenos negócios também possuem grande potencial desde que apliquem as estratégias de maneira adequada. 

O Facebook Insights é uma ótima ferramenta de segmentação para maximizar seu esforço publicitário (e orçamento). Graças aos seus recursos de segmentação, você pode atingir diferentes tipos de público de acordo com sua idade, sexo, localização, idioma, conexões com a Internet e interesses. O Facebook oferece três tipos de públicos-alvo:

  • Público-alvo principal: graças aos algoritmos e dados coletados pelo Facebook, com esta função você pode atingir os públicos que têm maior potencial para comprar seus produtos.
  • Públicos-alvo personalizados: segmente seus anúncios para pessoas que você já conhece ou com as quais interagiu, usando as informações que você já tem disponíveis.
  • Públicos semelhantes: Novos públicos combinando públicos personalizados com anúncios direcionados do Facebook.

A nova era do marketing

Todo profissional de marketing estará familiarizado com a estratégia do mix comercial (marketing mix) e com as quatro variáveis ​​que o compõem, os famosos “4 P’s do Marketing” : produto, preço, ponto de venda e promoção. Mas esses conceitos ainda são aplicáveis ​​a uma estratégia de marketing de mídia social? Claro! Basta adaptá-los ao mundo online.

Quer se trate de um item físico, um serviço ou uma experiência, o produto é uma parte fundamental de sua campanha. Antes da era digital, os clientes confiavam na experiência sensorial para determinar a qualidade e a viabilidade do produto.

Atualmente, o seu produto em si é o seu conteúdo e o formato em que você decide apresentá-lo. Por isso, a qualidade do seu conteúdo é vital e um grande desafio. Porém, também é uma grande oportunidade, já que dentro das redes sociais existe uma variedade incrível de formatos para apresentar seu produto e destacar todas as suas características. Este ponto é explorado em profundidade no último “P”: promoção.

Outro elemento que mudou consideravelmente graças à conectividade com a internet é que os clientes podem acessar imediatamente as opiniões e avaliações do seu produto e, assim, informar sua opinião de compra. Uma ferramenta que pode ajudá-lo a se manter informado em tempo real sobre as opiniões e sentimentos que sua marca ou um produto específico está gerando é a escuta social.

A escuta social é a prática de monitorar todas as suas redes sociais para descobrir todas as menções à sua marca, aos seus produtos e aos seus concorrentes. Com a escuta social, você pode garantir que seu produto sempre mantenha uma boa imagem e participe das conversas que acontecem ao seu redor.

7 Estratégias de marketing de mídia social que você não pode perder

1) Apresente seu conteúdo em novos formatos

Todos nós sabemos que imagens e vídeos geram mais engajamento do que uma postagem de texto. Além disso, sabemos que as Histórias estão conquistando usuários nas redes sociais.

Agora é hora de dar um passo adiante, sair da sua zona de conforto e utilizar novos tipos de mídia como Vídeos 360º, Live fotos, Realidade Virtual e IGTV. A HBO é uma das empresas que usou alguns desses novos formatos imersivos a seu favor, como fizeram em suas diferentes campanhas para a série de TV Game of Thrones.

Um dos grandes atrativos da era digital é a possibilidade de aproveitar a seu favor os avanços tecnológicos.

2) Use públicos-alvo semelhantes em suas estratégias de marketing

Públicos semelhantes no Facebook, por exemplo, baseiam-se em públicos-alvo diferentes, dependendo da meta que você deseja alcançar. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, o Facebook será guiado com os clientes que mais visitaram o seu site.

Para extrair informações valiosas dessa prática, você precisa testar com diferentes públicos e medir seu desempenho. Qual funciona melhor para você? Descubra como construir um público similar com o gerenciador de anúncios do Facebook.

3) Teste A / B para otimizar seu conteúdo e estratégias de marketing

O teste A / B é uma ferramenta de pesquisa supervaliosa para testar pequenas variações no conteúdo da sua publicidade para determinar qual é a mais eficaz para o seu público-alvo. Por exemplo: você está prestes a lançar um novo produto ou serviço, como exemplo, empresa de investimento que atua como planejador financeiro, e se pega planejando a campanha.

No entanto, você não tem certeza se um anúncio em vídeo ou foto é o melhor para seu público, ou você tem duas cópias para acompanhar sua imagem e não sabe qual usar. Um teste A / B permite que você teste os dois tipos diferentes de anúncios e avalie os resultados em diferentes variáveis ​​para descobrir em qual formato ele incentiva mais interações com seus clientes.

4) Verifique o desempenho de sua estratégia de marketing

Agora é a hora de criar seu relatório mensal: como você verifica se suas estratégias de marketing estão dando resultado? Essas duas ferramentas serão de grande ajuda:

O pixel do Facebook é um pedaço de código que você pode instalar em seu site para rastrear as ações que os usuários realizaram em sua página depois de visualizar um anúncio no Facebook.

Graças aos cookies que rastreiam as interações com seus clientes, o pixel do Facebook ajuda a garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas com maior probabilidade de realizar a ação que você deseja.

A grande vantagem disso é que ele permite que você melhore a taxa de conversão de seus anúncios (ou seja, saiba se seus anúncios estão realmente levando o cliente a realizar uma ação) e obtenha um melhor retorno do investimento. Este código também funciona para otimizar seus anúncios e construir públicos.

7 Estratégias de marketing de mídia social

5) Mantenha-se criativo e atualizado

O mundo do marketing digital e das mídias sociais é um espaço em constante evolução, por isso é fundamental estar à frente de tudo o que está acontecendo neste microcosmo.

Além disso, é importante que você continue seus estudos. Pesquise por cursos para gerenciador de comunidades online, a fim de encontrar opções para estimular sua criatividade, melhorar sua edição de conteúdo e se tornar um especialista em anúncios e branding no Facebook.

6) Promova o seu conteúdo em todas as suas plataformas

Uma das estratégias de marketing mais fáceis de implementar é a promoção cruzada. Imagine que você está tentando expandir seu canal no YouTube, mas não está tendo muito sucesso no momento e decide postar um link para seu vídeo no Facebook.

Publicar esse link é a primeira etapa de sua promoção cruzada. De qualquer forma, há muito mais a fazer e algumas práticas que você deve seguir para melhorar o desempenho dessa estratégia.

A promoção cruzada depende de dois elementos, conteúdo “herói” e conteúdo de suporte. Conteúdo Hero é aquele tipo de conteúdo no qual você investiu mais tempo e é o conteúdo onde você deseja que sua estratégia de marketing foque seus resultados. Conteúdo de suporte são as postagens que promoverão seu conteúdo heroico em outras plataformas.

Voltando ao exemplo do YouTube, seu conteúdo principal seria seu vídeo e seu conteúdo de suporte seriam as histórias do Instagram, postagens do Facebook, etc., que apoiarão a promoção do seu vídeo.

Crie postagens específicas para cada plataforma social para promover seu conteúdo heroico.

A promoção cruzada não significa postar a mesma mensagem em todas as plataformas, esperando que ela direcione o tráfego para o conteúdo do seu herói. Trata-se de adaptar a mensagem para que ela contribua com a conversação dessa rede. Veja essas postagens de donut da mídia como exemplo.

7) Otimize seu conteúdo em cada plataforma

Se você deseja que seu conteúdo tenha um alcance maior, deverá otimizá-lo utilizando as melhores práticas da plataforma social onde deseja publicá-lo. Por exemplo, quero dizer que se você publicar um vídeo no YouTube certifique-se de adicionar as tags mais relevantes ao seu conteúdo, use no máximo 70 caracteres em seu título para chamar a atenção de seus seguidores (este é o limite máximo visível nas pesquisas telefones celulares), etc.

Cada rede social possui regras de otimização e “melhores práticas”. Eu coloquei as práticas entre aspas porque se você não as seguir, seu alcance orgânico será afetado; então, não são tanto recomendações, mas requisitos.

Outro exemplo disso é a regra dos 20% do Facebook, com a qual imagens cobertas por texto em 20% de sua área total ou mais serão afetadas negativamente pelo algoritmo do Facebook, sua distribuição orgânica será reduzida e não poderão ser promovidas.

Apesar de ser uma possibilidade muito atrativa aplicar as estratégias de mídia social sozinho, o ideal seria contatar um consultor de marketing digital de mídias sociais ou agência especializada, para ajudá-lo a traçar estratégias mais adequadas para sua empresa de acordo com os seus objetivos.

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